Os vistos de turista para os Estados Unidos, que nos últimos anos ganharam novos processos de otimização para diminuir o tempo de espera, podem ganhar mais uma barreira e voltar ao tempo em que era preciso esperar meses para marcar ou receber o visto. O presidente dos Estados Unidos assinou na sexta-feira uma ordem executiva que vai afetar as entradas nos Estados Unidos e os processos para renovação de visto. O que está sendo amplamente discutido na mídia é a parte que está banindo a entrada de pessoas com cidadania de 7 países: Iraque, Síria, Iran, Líbia, Somalia, Sudão and Yemen. No entanto, pouco está sendo falado sobre os novos procedimentos que tem como objetivo suspender o “Visa Interview Waiver Program”.
>>>Passo a passo para tirar visto para os Estados Unidos
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Os mais afetados pelas mudanças serão as pessoas que já tem visto e vão precisar renovar esse visto, já que nos últimos anos quem qualificava, não precisava passar pelo processo de entrevistas se já tivessem um visto aprovado anteriormente pelo período total. Isso deve impactar o volume de entrevistas que vão ser feitos nos consulados americanos e consequentemente no tempo de espera para marcar e receber os vistos. Quem ainda não tem visto continuará tendo que passar pelo processo de entrevistas (ainda não sabemos se menores de 15 anos ou maiores de 65 anos continuarão isentos), mas com o aumento de volume, certamente todos serão impactados pelo tempo de espera.
Aqui a íntegra do texto que suspende o Visa Interview Security:
Sec. 8. Visa Interview Security. (a) The Secretary of State shall immediately suspend the Visa Interview Waiver Program and ensure compliance with section 222 of the INA, 8 U.S.C. 1222, which requires that all individuals seeking a nonimmigrant visa undergo an in-person interview, subject to specific statutory exceptions.
No site de vistos do Departamento de Estado ainda não existem informações sobre os novos procedimentos quanto as entrevistas, apenas um aviso dizendo que os cidadãos dos sete países não devem marcar entrevista ou pagar as taxas de visto.
Atenção: isto não tem nada a ver com o Visa Waiver Program que é para quem tem passaporte de países como Itália, Portugal e etc.
Como está havendo muita controvérsia com essa ordem executiva, é possível que isso mude nos próximos dias. Vamos continuar acompanhando as informações, mas se você tem que fazer a renovação do seu visto para os Estados Unidos e qualifica para a isenção da entrevista (já tem um visto válido anterior), a minha recomendação é que você não perca tempo e comece seu processo o quanto antes.
Claudia, você tem uma ideia de como será para quem tem passaporte da Comunidade Européia? O Esta continua?
Por enquanto continua sim…
Como faço entao p renovar vc sabe?
Continua fazendo o procedimento normal de renovação, mas agora vai precisar de entrevista. Já estou sabendo de alguns lugares no país onde até idosos precisarão passar por entrevistas a partir de hoje.
Pteciso somente renovar meu passaporte!!! Venceu 2016
Já estava agendada pro próximo dia 08/02 e fui dispensada da entrevista. Consigo agendar no site?
Eu e minha filha temos visto por 10 anos valendo atualmente e temos que renovar ou passar por entrevista tb?
viajo com minha filha pra nova york dia 9 de fevereiro. tenho um visto que só termina daqui 4 anos e ela acabou de tirar !!! as passagens e estadia de um mês já estão pagas. To em pânico, angela
[…] pela imigração nos Estados Unidos sempre gera ansiedade e a ordem executiva assinada pelo novo presidente dos Estados Unidos, chamada de “travel ban”, gerou muita confusão, levantou dúvidas sobre os […]
Obrigado pelo artigo, me ajudou muito
[…] Passo a passo para tirar o visto para os Estados Unidos […]