A sensação é exatamente a que eu imaginei… estar entrando em uma pintura. Faltam os “borrados” impressionistas, tudo é muito vivo, verde e colorido, mas a impressão é que a qualquer momento eu vou me deparar com Claude Monet pintando em seus jardins. Preciso sentar em um banquinho, respirar fundo para tentar absorver toda a beleza do lugar. Custo a acreditar que estou no lugar que serviu de inspiração para alguns dos meus quadros favoritos e que finalmente, depois de muitos anos sonhando com este dia, eu consegui visitar os jardins de Monet em Giverny.
Uma gravura do quadro “Woman with Umbrella”, 1886 ( mulher com a sombrinha) que ganhei quando adolescente foi o que despertou a minha paixão pelo pintor e seus quadros impressionistas. Claude Monet, o responsável por toda essa beleza não só deixou quadros maravilhosos para o mundo, mas acho que sua maior obra arte é esse jardim que pode ser visitado em boa parte do ano.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Planejando sua visita
Para visitar os jardins de Monet em Giverny, separe um dia enquanto estiver visitando Paris. Fazer um bate e volta de Paris é bem possível a não ser que você queira emendar com outros destinos próximos como Rouen (onde Monet pintou a Catedral). Há inclusive excursões que saem de Paris e fazem o Jardim de Monet e Versailles no mesmo dia, o que não aconselho, já que não dá pra aproveitar bem nem um outro, mas é sempre uma opção para quem tem pouco tempo. Se não quiser se preocupar com trens e deslocamentos, faça uma excursão a Giverny
> Compre seu ticket aqui para Um dia Monet: Orangerie e Giverny
Giverny está localizada a 80 Km de Paris e pode -se chegar facilmente a esta vila francesa usando carro ou trem. Os jardins de Monet abrem normalmente do começo de abril ao fim de outubro. Em 2015 o local estará aberto do dia primeiro de abril a primeiro de novembro.
Se estiver de carro, é possível estender a viagem por outras cidadezinhas locais ou a caminho de outras regiões, mas para quem vai ficar somente em Paris, a melhor opção é ir de trem.
Planejamento antecipado é essencial para o sucesso da visita, pois os horários são poucos durante o dia. Compre a passagem pela internet (Eu falei aqui no blog sobre a Rail Europe – http://www.raileurope.com.br ) para evitar problemas na estação – as máquinas de self-service nem sempre estão funcionando, as filas são grandes para o atendimento.
Passo a Passo para ir de Paris a Giverny de Trem
O trem sai da Gare St Lazare em Paris e a estação para ir para Giverny é Vernon. O destino final do trem normalmente é Rouen. Os trens são os da Intercites e custam em torno de 14.30 euros cada.
Quando descer em Vernon, siga as placas que indicam o shuttle bus para Giverny. O shuttle custa 8 euros ida e volta e sai a cada 15 minutos depois da chegada do trem em Vernon.
Para quem gosta de pedalar, alugue uma bicicleta em frente a estação de Vernon. Siga as placas Musées De Giverny – Piétons Et Cyclistes. São 7 Km de pedaladas.
Quando Visitar?
A melhor época para visitar é certamente a primavera, quando os jardins estão mais floridos, mas há beleza nos jardins o ano inteiro. A minha visita foi no último dia da temporada em 2013 e apesar dos jardins não estarem totalmente floridos, ver as cores do outono foi um espetáculo inesquecível.
Um Passeio pelos Jardins
Depois de comprar o ingresso, há três áreas para serem visitadas: A Casa de Monet, com vários dos seus artefatos e os dois jardins.
O interior da casa de Claude Monet foi restaurado e abriga uma coleção de pinturas de Monet além de movéis da época. Ela não pode ser fotografada, mas do quarto de Monet pode-se fotografar da janela e ter uma visão lindíssima do jardim.
O Clos Normand fica em frente a casa e é um jardim assimétrico com muitas plantas, cores e formas.
O Jardim de águas onde está a ponte japonesa. Para chegar ao Jardim de águas é preciso atravessar um pequeno túnel, já que a propriedade fica do “outro lado da rua”.
Andando pelos jardins a gente começa a entender um pouquinho os motivos que levaram Claude Monet a pintar esse cenário tantas vezes. Cada cantinho tem algo a ser descoberto, ver os reflexos das árvores e da ponte na água, as flores adornando os lagos, a luz do dia que vai mudando e alterando as cores ao nosso redor. Visitar Giverny é fazer um passeio dentro de uma obra de arte.
Informações Úteis
Endereço: 84, Rue Claude Monet Giverny
Ingresso: 9.50 Euros para adultos, 5 euros para crianças a partir de 7 anos e estudantes. Crianças menores de 7 anos não pagam.
Datas e horários: 25 de março a 1 de Novembro de 9:30 as 18:00h.
Website: http://giverny.org
Para ver mais sobre Monet em Paris visite o Museu Marmottan, L’Orangerie e o Museu D’Orsay que tem várias obras do pintor em exposição.
Este post foi publicado originalmente na Revista gratuita Aprendiz de Viajante #5. Já baixou a sua?
Não vi muitas dificuldades de comprar o bilhete na bilheteria da estação, foi até muito facil.
Lembrando tb, q no valor da passagem de trem idosos e menores de idade possuem tarifas especiais (mais baratas).
Pra mim esse passeio fica mais especial fazendo Vernon-Giverny de bicicleta! 🙂
[…] […]
Gostaria de saber se após 01 / 11 não é possivel entrar nos jardins, estarei chegando em Paris em 04/11 e pretendia incluir o jardim nos meus passeios mas não sabia que ele fechava.
O acesso aos jardins e de 01.04 a 01.11.14. E um passeio imperdível . Já visitei na primavera e no outuno. Existe uma singularidade no local em cada uma das estações . Penso que a visita ficara para uma próxima viagem.
Um dos lugares mais especiais que já vi na vida!! Fico emocionada só de lembrar! Monet é o meu pintor favorito e estar nestes jardins era um dos meus grandes sonhos!!
Em minha próxima viagem a Paris, irei com certeza visitar este lugar encantador, onde viveu meu pintor predileto. Estive na França em dezembro de 2010, infelizmente o local é fechado nessa época.
O jardim da casa de Monet tem duas pontes japonesas. Qual ele pintou ?
Obrigado
Roberto
A da foto do topo.
Obrigado pelas!
Gostaria de saber a sua opinião sobre meu planejamento.
Estou pensando em ir para os jardins de Monet em Giverny dia 26 de outubro de 2015. Você acha que vale a pena ir tão perto da data que o parque fecha (primeiro de novembro)?
Além disso, eu tenho que estar às 15h em Paris nesse dia. Você acha que seu eu pegar o ônibus que sai as 8:20 h voltar no ônibus 12:47 h, eu conseguirei estar às 15:00 em Paris e aproveitar os jardins?
Desde já agradeço a atenção,
Felipe
Felipe,
Essa data não tem problema, eu fui no último dia e foi ótimo.
E quanto ao horário eu acho que é muito apertado.
Muito bom o post!
[…] até Giverny e conhecer os Jardins de Monet. A Cláudia, do Blog Aprendiz de Viajante foi e fez um post muito legal falando da visita que ela fez a antiga casa de Monet e lugar que serviu de inspiração para tantas […]
[…] Esse é provavelmente o lugar que eu mais sonhei na vida em visitar. O jardim de Monet em Giverny. O complexo tem vários jardins e entre eles o jardim onde fica a ponte japonesa(foto). Pra nossa sorte ele fica aberto de abril até novembro e eu escrevi um post cheio de detalhes sobre ele: Visitando os Jardins de Monet em Giverny. […]
[…] Giverny Os Jardins de Monet – Os jardins são fora de Paris e nas minhas três vezes a Paris, não consegui visitar. Está no topo da minha próxima viagem a cidade! Endereço: 84, Rue Claude Monet, Giverny, França […]
[…] Esse é provavelmente o lugar que eu mais sonhei na vida em visitar. O jardim de Monet em Giverny. O complexo tem vários jardins e entre eles o jardim onde fica a ponte japonesa (foto). Pra nossa sorte ele fica aberto de abril até novembro e eu escrevi um post cheio de detalhes sobre ele: Visitando os Jardins de Monet em Giverny. […]