O Dallas Museum of Art fica no Arts District em downtown, que é uma área contínua de 19 quarteirões onde estão vários prédios históricos, de importância arquitetônica ou relacionados às artes, como o Dallas Museum of Art, o Nasher Sculpture Center e a Trammell & Margaret Crow Collection of Asian Art. Em 1984 o prédio atual do museu foi construído, projetado pelo arquiteto Edward Larrabee Barnes: um prédio moderno, super clean e minimalista, com um jardim de esculturas anexo. Não é um museu gigantesco, nós passamos entre 2-3 horas lá dentro e acho que conseguimos ver boa parte da coleção permanente. Fiquei surpresa com a coleção, não esperava que fosse tão boa!
O Museu tem três entradas, uma pela Ross Avenue, que é a da foto do título deste post, outra que dá para a estrada 366, das fotos acima e a terceira pela N Hardwood St, que tem um chafariz. Começamos a visita por uma exposição especial The Legacy of the Plumed Serpent in Ancient Mexico, que tinha um manuscrito com desenhos fantásticos mas infelizmente não podia fotografar nessa área. Alguns objetos interessantes, principalmente os tecidos e as jóias, mas as crianças estavam com fome e não estavam querendo esperar muito lá dentro. Fomos para o Atrium Café, bem em frente à essa exposição temporária, e almoçamos lá mesmo. Ao que parece a comida é bem popular, porque as quiches do dia já tinham acabado e nos contentamos pedindo os flatbreads, que estavam bem gostosos.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
De lá fomos para o terceiro andar, direto para a Wendy and Emery Reves Collection. Esse casal tinha uma coleção fantástica de quadros, esculturas e objetos decorativos como porcelana Chinesa, mobília de época européia, tapetes Orientais, prataria, trabalhos em vidro e livros raros. Após a morte do marido, Wendy Reves doou toda a mobília e coleção de arte, que estava na sua villa no sul da França (originalmente a casa foi de Coco Chanel, incluindo parte da mobília). Os cômodos foram recriados no museu, e estão expostos com as obras de arte dispostas como estavam na casa. Entre os artistas importantes na coleção do casal Reves estão Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Monet, Pissarro, Renoir, Toulouse-Lautrec e Van Gogh. Achei interessante a ideia de recriar os cômodos, mas o problema é que a gente vê muitas obras a distância, porque não pode andar até elas. Então tem quadros lindos que eu gostaria de ter visto de perto e eles estavam lá longe na parede oposta.
Descemos pro segundo andar, pra área de Arte Européia. Quadros de Monet, Pissarro, Redon, Picasso, Kandinsky, Mondrian, Matisse, Canaletto, Courbet, a lista é grande…não vi alguns dos quadros importantes que estavam na lista no site do museu, não sei se estavam temporariamente fora de exposição.
Dei um pulo no quarto andar, pra ver um pouco da Arte das Américas, vi muitos quadros interessante de artistas americanos do século 20 que não conhecia e uma parte de pequena de design que não achei tão bacana assim.
Na saída passamos no jardim de esculturas, achamos o jardim bonitinho mas não ficamos muito impressionados não. Talvez eles coloquem mais esculturas no futuro, mas achei meio vazio e as esculturas que estavam lá não me tocaram…também achei o jardim com muito concreto e com o calorão que estava, muito quente. Ficamos na parte que tinha mais árvores, longe do sol.
De qualquer forma gostei muito do museu, fiquei bem impressionada com a coleção deles, e como não é um museu imenso, você não tem aquela sensação de que tem que passar dias lá dentro pra conseguir ver alguma coisa. Aqui tem o mapa do museu em PDF.
Obrigada ao Texas Tourism que providenciou os ingressos para a nossa visita ao Dallas Museum of Art.
Clique aqui para ler tudo que já publicamos sobre Dallas.
Informações Úteis:
Dallas Museum of Art
Website Oficial: http://www.dallasmuseumofart.org/
Endereço: 1717 North Harwood Street, Dallas, TX 75201 Telefone: (214) 922-1200
Horários: Fechado as Segundas-feiras, Terças e Quartas das 11h-17h, Quintas das 11h-21h, Sextas, Sábados e Domingos das 11h-17h. Toda terceira sexta-feira do mês o museu fica aberto até meia-noite (menos durante o mês de dezembro).
Preços: Adulto paga $10 dólares, Criança até 11 anos não paga e Idosos (acima de 65) pagam $7 dólares. Entrada grátis na primeira terça-feira do mês (exceto para exposições especiais). Se você tiver um ticket DART (de transporte) recebe $1 dólar de desconto.
[…] […]
[…] passeando por downtown | LINK 4. @aprendizviajant | dallas: visitando o dallas museum of art | LINK 5. @aprendizviajant | dallas: os lindos jardins do dallas arboretum | LINK 6. @aprendizviajant | […]