Visitar as ilhas de Veneza quer dizer fugir um pouco da confusão do centro e mergulhar em pequenas Venezas diversas entre si, mas com uma grande beleza em comum. Mesmo com o grande fluxo de turistas, é possível encontrar em Burano, por exemplo cantinhos tranquilos, onde dá para admirar o dia a dia dos moradores da ilha.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Murano
Murano fica a 1 km de Veneza e para chegar à ilha existem dois modos
- Em frente à estação Santa Lucia, você pega o vaporetto número 3. Em 20 minutos você chega na ilha. Basta descer na parada Murano Colonna
- Na parada de vaporetto Fondamente Nove, você pode pegar a linha 4.1 e 4.2. Caso você pegue esta linha, vai ter um bônus, uma parada estratégica e rápida no meio do caminho para conhecer a Ilha de San Michele (veja mais abaixo)
Murano é famosa pela produção de vidro, uma arte tradicional secular que sobrevive apesar da invasão de peças de origem chinesa. Logo em frente à primeira parada do vaporetto você vai encontrar a Fondamenta dei Vetrai, uma espécie de rua que margeia o canal, onde estão inúmeras lojas e fábricas de vidro artesanal. Algumas delas possibilitam a entrada dos turistas. Aproveite para ver o espetáculo que é o trabalho dos mestres do vidro de Murano. Ali a gente entende o trabalho que está por detrás de cada peça.
No final da Fondamenta dei Vetrai, uma parada obrigatória é a Igreja de São Pedro Mártir, construída em 1348, destruída por um incêndio e depois reconstruída em 1510 em estilo gótico. Logo depois, você irá encontrar o Canal Grande de Murano. Atravessando a ponte e virando à esquerda visite a igreja Santa Maria dos Anjos. Voltando pelo canal, logo você encontra o Museu do Vidro, com um acervo muito interessante.
Contornando o Museu do Vidro vale muito a pena passar pelo Campo San Donato, onde está a igreja de Santa Maria e São Donato, em estilo vêneto-bizantino. A igreja abriga um dos mosaicos mais antigos de Veneza. É imperdível.
San Michele
Fica entre Veneza e Murano e é a primeira parada depois que você pegar o vaporetto em Fondamente Nove. A Ilha de San Michele é o lugar onde fica o cemitério de Veneza. Vale a pena dar uma paradinha porque fica no meio do caminho, é um lugar lindo e a entrada é gratuita. O cemitério é divido nas áreas católica, ortodoxa e evangélica. A paisagem é muito bucólica: ciprestes, claustros silenciosos e sepulturas distribuídas de modo muito organizado. Alguns nomes famosos que estão no cemitério de San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij e a mulher Vera, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound e o escritor Frederick Rolfe.
Burano
De Murano você pode seguir para Burano com a linha 12 do vaporetto. Basta dirigir-se à parada Murano Faro, onde passa o 12. Aproveite para apreciar a paisagem da janela do vaporetto. A ponta do vaporetto não é coberta, mas tem poucos lugares. Se conseguir, sente-se ao fundo para poder curtir o visual. Vale a pena.
A ilha de Burano é pequena e em uma hora dá para fazer um passeio agradável. O que mais chama atenção são as casas coloridas. Diz a história que antigamente os pescadores no período do inverno ficavam muito tempo fora de casa e a névoa que cobria a paisagem não permitia que eles vissem a ilha quando retornavam da pesca. Assim decidiram pintar cada casa de uma cor para poderem reconhecê-las de longe.
Em Burano você vai encontrar algumas lojinhas que vendem peças de um bordado chamado merletto, é a tradição artesanal da cidade, onde tem até um museu dedicado, chamado Museu do Merletto. Vale a pena experimentar os doces buraneses, os mais famosos são o Bussolai e o Esse, biscoitos tradicionais da ilha.
Se a fome bater, um restaurante que recomendo é a Trattoria da Romano. Em alguns bares você vai encontrar também o peixe e frutos do mar fritos, embalados em um cone de papel, outra tradição muito veneziana.
Tente fugir um pouco do fluxo de turistas e passeie pelas calles de Burano, você vai encontrar algumas janelas e portas abertas, como em uma cidade pacata de interior. Muito provável que veja as mulheres colocando as roupas para secar ou batendo um papo com a vizinha. É uma delícia observar o ritmo da cidade.
- Esse post foi escrito pela Isabela Discacciati do blog Italia Per Amore – clique aqui para acessar o blog e aqui para seguir no Instagram
- Leia também o outro post escrito pela Isabela: Comer bem e barato em Veneza
- Acesse nossa página especial com todo conteúdo sobre Itália
Meninas, tentar fazer tudo em um dia vai ser muito corrido? O que acham?
Com certeza é muito corrido. Leve em consideração os deslocamentos.
Se tiverem tempo na região, Lido é uma ótima opção, também bem próximo de Veneza, fiz no mesmo dia que conhecemos Murano, é maravilhoso e ainda tem uma praia ótima, limpa, tranquila, tem uma arquitetura muito diferente das demais, é uma excelente oportunidade de conhecer a diversidade da região.