Como tenho falado desde que comecei a escrever essa série de posts sobre minha viagem de duas semanas pela Sicília (junho/julho 2016), o objetivo principal era relaxar e curtir o sol e o mar. Agrigento (a cidade onde fica o Valle dei Templi) a princípio não estava no meu itinerário, mas com uma rápida pesquisa eu percebi que se não passasse lá deixaria de conhecer um Patrimônio Mundial da Humanidade e um Monumento Nacional da Itália. Além do mais, a Grécia é o berço da civilização, então é sempre muito emocionante ver de perto lugares assim, que nos contam um pouco sobre a nossa própria evolução.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O Vallei dei Templi é enorme, e nós conhecemos apenas a parte onde estão as ruínas, não compramos ingresso pro museu. Visitamos em um fim de tarde de verão, estava MUITO calor e há pouca sombra no percurso entre os templos. Então, se você for nessa época, não esquece do chapéu e também de levar bastante água.
Deixamos o carro no estacionamento (3 euros) e seguimos para a entrada (pagamos 10 euros, o ingresso custa 13,50 se você quiser visitar também o museu arqueológico).
O percurso é fácil, seguindo reto você vai passar sem erro pelos templos, todos em estilo Dórico: Templo de Castor e Pólux, Templo de Zeus, Templo de Hércules, Templo da Concórdia e Templo de Juno. Eles não foram todos construídos juntos, cada um tem uma data (aproximada) diferente, sendo que o mais antigo é do século 6 AC.
Eu não tenho a intenção de dar uma descrição detalhada de cada um dos templos, mas todos são sinalizados e há informações mais detalhadas sobre suas funções específicas (para que foram construídos, quem os frequentava, data da construção, história). Mesmo se você não é muito chegado em história e não tem paciência em visitar ruínas, tenho certeza de que ficará impressionado com a grandiosidade desses templos e com o nível de conservação de alguns deles.
Eu aconselho casar uma visita ao Valle dei Templi com a Scala dei Turchi, ali pertinho.
Valle dei Templi: informações práticas
Eu fui de carro (aluguei um carro para as férias inteiras), e deixei no estacionamento. Existem dois estacionamentos, junto as duas portas de entrada, uma em cada ponta do parque. Leve 3 euros em dinheiro e pague na entrada. Se você está hospedado em Agrigento, é possível ir de ônibus, as linhas 1 e 2 passam lá (o bilhete custa 1,70 euros por pessoa)
Comprei o ingresso na hora, como falei acima. 10 euros por pessoa ou 13,50 combinado com o museu
O Vallei dei Templi abre diariamente das 9 às 19h (durante uma parte do verão eles fazem aberturas noturnas, veja mais informações no site)
Gostei, muito, dessa matéria sobre o Valle Dei Templi. Ótima descrição sobre o local e seus Templos em Ruina.
Sensacional… a sensação de que o tempo parou nesse lugar !!!!