Atenção para quem precisa do Certificado para viagem da vacina da febre amarela. O certificado para viagem só será emitido mediante comprovação de que foi tomada a dose padrão da vacina de febre amarela, porque em alguns estados do país por conta da urgência da vacinação da febre amarela, a mesma está sendo distribuída(e aplicada) nos postos de saúde em dose fracionada (0.1ml). A dose é menor que a dose padrão(0,5 ml), mas tem o mesmo efeito e pode ser aplicada em mais pessoas. A diferença é que ao invés de estar imune o resto da vida, essa dose tem um prazo de 8 anos.
Para os viajantes que vão para um dos países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) essa dose fracionada não “serve”. Mas calma, não entre ainda em desespero, a dose padrão será aplicada se você for a um posto de saúde com os comprovantes que tiver da sua viagem.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Por isso na hora de viajar o importante é se antecipar, até mesmo porque a vacina da febre amarela demora de dez dias a seis semanas para de fato atingir a proteção esperada, e se o prazo não for cumprido a sua entrada no país que exige a vacina pode ser impedida!
Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)
Após tomar a dose padrão da vacina contra a febre amarela, o primeiro passo é fazer o pré cadastro no site do viajante da ANVISA, depois é só ir a um dos centros autorizados para emitir o certificado e pronto, é só esperar a data da viagem e ir sem medo!
Como emitir o certificado de isenção
Idosos acima de 60 anos, crianças com menos de 9 meses, gestantes e lactantes não podem tomar a vacina. Já para pessoas com doenças como HIV, câncer e lúpus, por conta da baixa imunidade ela não é recomendada. Então para essas pessoas é só ir a um dos centros de emissão da Anvisa com um atestado que comprove a isenção da vacina, que o certificado sai na hora!
Leia também
- Checklist para quem vai viajar
- Como tirar o passaporte brasileiro
- Passo a passo para emitir o Visto para os Estados Unidos
- Visto para o Canadá: Como tirar a autorização de viagem eletrônica
Eu fui ao posto da Anvisa no aeroporto de Belém ano passado e me informaram que eles não emitem mais o certificado de isenção. Tenho doença imunodepressora e não posso tomar a vacina. Fui orientada a ter o atestado médico na língua nativa do país e em inglês, se for o caso. Pois a autoridade do país é que tomará a decisão quanto a isenção da vacina
Vou pra Austrália no segundo semestre e não sabia da questão dos tipos de doses da Febre Amarela. Ainda tenho tempo, graças a Deus! Muito obrigada pelo alerta, Stephanie. Beijão!
Na linha que diz “depois é só ir a um dos centros autorizados para emitir o certificado”, o link “centros autorizados” que deveria redirecionar para esse site não é encontrado. Peço por favor verificarem.