O Pão de Açucar no Rio de Janeiro é um dos cartões postais mais famosos da cidade e na coluna a A Boa do Rio desta semana, um jeito diferente de chegar lá: a trilha no Morro da Urca que leva ao Pão do Açúcar. Muita gente acha que pra chegar no Pão de Açucar só indo de bondinho e perde uma trilha super fácil e com um visual incrível.
Eu queria fazer essa trilha há um tempão e sempre tive um pouco de receio, achando que ia ser difícil. Em uma das minhas idas ao Brasil, as minhas amigas de São Paulo: Paty, Ellen, Rita e Fernanda foram me visitar no Rio e como elas não conheciam a cidade muito bem, aproveitei pra reunir as meninas do Rio: Adri e Paula e fizemos um programa mulherzinha diferente: A trilha do Pão de Açucar. E como pede o cenário, muitas fotos para ilustrar essa nossa aventura na Cidade Maravilhosa.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nosso ponto de encontro foi na Praia Vermelha na Urca, onde encontramos também o meu amigo Bernardo, que seria o nosso guia para a trilha.
O ideal é você ir com alguém que já foi e conhece bem as trilhas e os macetes. Mas no fim de semana é comum vários grupos se reunirem para fazer a caminhada. Então se você está na cidade a passeio e não conhece ninguém, é só seguir um deles. Não recomendo fazer a trilha desacompanhado(a). O acesso é feito pela pista Claudio Coutinho, bem ao lado da Praia Vermelha.
A pista não tem muitos obstáculos, é um sua maior parte plana, mas começa com algumas subidinhas íngremes. Mas até crianças usam a trilha, então é bem fácil e mesmo para nós, um grupo de mulheres nada acostumadas a aventuras mais radicais foi tranquilo.
A subida leva em torno de 45 minutos. Mas uma parada lá pela metade do caminho é recomendada, para apreciar essa vista maravilhosa da Praia de Botafogo, Marina da Glória e o Cristo Redentor lá no fundo.
Recomendo que o passeio seja feito pela manhã ou no meio da tarde. Especialmente em dias mais quentes é bom caprichar na hidratação e beber bastante água e essa paradinha para descansar e ver a vista é fundamental.
Pelo caminho é comum encontrar passáros, gaviões e os miquinhos, chamados de sagui, que já estão acostumados ao movimento de pessoas. Mas convém não mexer com eles.
E finalmente, depois de pouco mais de 1 km de caminhada, chegamos, inteiras aos 220 metros de altitude! A chegada é assim, embaixo da estação do bondinho. E mais que a pose para a foto a paradinha é providencial para um descanso.
E lá de cima, a vista compensa. Para vocês verem que o esforço nem é tão grande assim, ninguém chegou descabelada lá em cima. Nessa foto o meu amigo e nosso guia Bernardo, na direita, que pacientemente aguentou este grupo de mulheres pela trilha.
A caminhada é apenas uma das maneiras de se chegar ao topo do morro. É possível também fazer a trilha do Costão do Pão do Açucar, que tem uma escalada de uns 15 metros bem tranquila de fazer e outros modos mais radicais, como a escalada do paredão ou rapel. Para esses programas, recomendo procurar uma empresa especializada no assunto.
Para chegar ao segundo morro, é preciso pegar o bondinho.
Lá em cima, é hora de tirar as fotos com os cartões postais da cidade.
Para descer, é possível usar a mesma trilha, mas recomendo usar o bondinho.
A vista do teleférico é também maravilhosa e a experiência vale a pena.
E terminamos nosso passeio onde a maior parte dos turistas começa: Na entrada do teleférico do Pão de Açucar.
As meninas adoraram o passeio e é uma das nossas melhores lembranças juntas. Recomendo muitíssimo para quem vier passar uns dias na cidade ou mesmo mora na cidade e nunca fez. Não importa a sua idade ou seu preparo físico, essa é uma experiência inesquecível que não exige muito esforço e o melhor: é gratuita!
E você? Já subiu ou tem vontade de subir assim?
Oi, Cláudia!
Estou no Rio de Janeiro e eu e alguns amigos queremos fazer essa trilha. Só tivemos uma dúvida: como é essa trilha quanto a segurança? É perigoso um grupo de 3 ou 4 pessoas subirem, quanto a assaltos e etc?
Seu post está ótimo e foi decisivo pra decidirmos fazer essa trilha! hehehe
Obrigada desde já,
Claudini
Oi Claudini,
muita gente faz essa trilha… inclusive tem empresas que saem de manha cedinho… eu iria num horário que tenha movimento… fim de semana tem sempre alguém subindo. É só ficar ali na entrada, espere ver um grupo e siga. Foi bem tranquilo quando fomos, mas nosso grupo era grande e tinha dois rapazes que conheciam muito bem a trilha, então nem nos preocupamos. Mas vimos muita gente pelo caminho, familias até.
Não tem perigo nenhum, já subimos com criança no colo! A pista é em érea de segurança, pois fica do lado do exército. Pode ir na boa!
Oi Cláudia,
adorei seu post, descobri seu blog a pouco tempo e tenho gostado bastante do que leio.
Estou com viagem marcada para o Rio em novembro e querendo muito fazer essa trilha e aquela da Floresta da Tijuca, o que será um pouco mais dificil de organizar creio eu, mas tô buscando informações. Enfim, nesse da Urca eu vou, mas não sei se meus amigos vão topar, neste caso você acha que dá pra ficar por lá e seguir com algum grupo que esteja subindo, é que sozinha acho bem complicado, eu não quero fechar pacote com empresa para esse passeio então…mas vou ver se convenço meus amigos a irem comigo assim fica mais tranks, só que não conhecemos ninguém que possa ser guia…
Oie, não sei como cheguei nessa página, mas adorei… e como participo de um grupo de trilhas… resolvi recomendar a vcsssssssssss… trilhas gratuitas rj – procurem a comunidade no orkut, ou escrevam para o e-mail trilhasgratuitasrj@hotmail.com.
Um grupo amigo, saudável que faz sempre a trilha do morro da urca, floresta da tijuca e outras…podem confiar… abraços
Rosana Prado
Oi Rosana,
adoraria ter mais informações, porque se tiver mais bem organizado o passeio pode ser que eu consiga convencer meus amigos a fazerem as trilhas.
Abs,
Trilhas no Rio: Pão de açúcar de um outro jeito.., http://t.co/poQvKQYn #ParabensRio
A COISA MAIS LINDA DO MUNDUUUUUUUUUUUUU
e muito lido a trinha vamos subrinha
Meninas minha turma da faculdade, está querendo fazer essa mesma Trilha, que vcs fizeram.
Quanto o guia Bernardo cobrou?
Passe o nº dele por favor ou peça o para enviar para o emu email.
Obrigada,
Luciane
Pessoal podem ir até sozinhos, pois a trilha é bem organizada e bem cuidada. Não tem perigo de assalto e não tem abismo. A única coisa é quando chegar no platô, seguir para a esquerda pois do outro lado é a parte que precisa de corda e tal.
Oi, td bem!
Adorei as dicas de trilha. Gostaria muito de fazer ,mas não connheço ninguém que já tenha experiência com isso.
Será que vc poderia me recomedar contatos de grupos que façam trilha.
Obrigada pela atenção e ficarei o aguardo de uma resposta.
Fiz e valeu a pena , foi ótimo e recomendo.Aliás estou pensando em organizar um grupo, pois várias amigas que viram as fotos estam me cobrando este passeio.
Oi, Cláudia!
Quando li fácil até pensei em arriscar. Mas este rapel já me fez mudar de planos… que medo!! 😐
Ola!! estamos indo pro Rio agora começo de outubro e adorei a ideia da trilha, depois pra pegar o bondinho como fica a questão dos ingessos?
Obrigada,