Muita gente conhece a Temple Church em Londres do livro (e filme) “O Código Da Vinci”, do Dan Brown. E acho que justamente por isso ela se tornou uma atração turística muito mais frequentada nos últimos anos (desde o lançamento do livro), até porque se você não sabe da existência dela, não vai entrar sem querer. Isso porque a Temple Church fica “escondida” em uma espécie de “praça”, entre prédios de escritórios (em sua maioria de advocacia) localizados entre o Rio Tâmisa e a famosa Fleet Street.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Aliás, essa não é a única ligação entre a Temple Church e o mundo do direito. Hoje em dia ela é administrada em conjunto por duas Inns of Court: Middle Temple e Inner Temple. Essas Inns of Court são duas das quatro associações de advogados existentes na Inglaterra e País de Gales. Para um advogado poder defender (ou acusar alguém) na corte, ele precisa pertencer a uma delas. Mas enfim, isso é apenas uma curiosidade! Esse fato não vai interferir na sua visita!
A Temple Church é uma das raras igrejas redondas na Grã Bretanha, o que era algo característico nas construções feitas pela Ordem dos Templários. A parte redonda, onde inclusive estão as estátuas de quatro templários, foi terminada e consagrada no fim do século 12, mais precisamente no ano de 1185. A parte retangular foi adicionada depois, pelo Rei Henrique III. Mas a Temple Church inteira foi bombardeada durante a Segunda Guerra, e a maior parte do que vemos hoje foi recuperada e reconstruída depois.
Além de fazer parte do famoso livro de Dan Brown, a Temple Church é também bastante conhecida por seus concertos musicais a apresentação do coral (algo bem tradicional dentro da Igreja Anglicana). No site é possível ver a programação dessas apresentações, que acontecem também em determinados dias de semana na hora do almoço, para quem não tem muito tempo.
A Temple Church não tem a grandiosidade de outras igrejas, catedrais e abadias na Grã Bretanha, mas é bem interessante visitá-la por causa de sua importância histórica.
Temple Church: informações práticas
Como eu falei no início do post, a Temple Church está escondida entre prédios de escritórios. O acesso a ela pode ser feito por 3 portões: Fleet Street (altura do número 29), Tudor Street ou Middle Temple Lane. Consulte o site para os horários de funcionamento, ela costuma fechar com frequencia para eventos privados do Middle Temple e Inner Temple. A entrada custa £5 por pessoa.
Gostou dessa dica? No Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados tem muito mais! Compre seu exemplar com desconto utilizando esse link