Split é a maior cidade da costa da Dalmácia (onde ficam a maior parte das praias e ilhas) e apesar de eu achar que ela ainda não tem todo o seu potencial turístico reconhecido pelos brasileiros, é hoje uma das cidades mais visitadas da Croácia e perfeita para fazer de base para visitar outras cidades e ilhas nos arredores.
Fiz o roteiro em Split com a Kelly Campos que é guia de turismo www.croaciatours.com e mora em Split na Croácia desde 2008. Ela foi excelente antes, durante e depois, me ajudando com todas as informações e até me auxiliando na hora de escolher um lugar para me hospedar. Ela conhece muito bem a Croácia e me ajudou a otimizar meu roteiro desde Zagreb, passando pelo parque nacional de Plitvice, Zadar e Trogir e cuidou de traslados e todos os tours. Recomendo muitíssimo!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como chegar em Split na Croácia
Split é muito bem servida de voos de avião, ônibus e balsas e é uma das poucas cidades que é ligada a Zagreb por trem. As estradas são ótimas e o carro é uma das opções mais recomendadas para fazer a viagem entre cidades na Croácia. O trem por aqui não é como em outras cidades da Europa que vão pra tudo que é cidadezinha, mas fazem essa ótima conexão entre as duas cidades. De trem são cerca de 6 horas de Zagreb até Split e tem uma viagem mais lenta que leva quase 8 horas. As passagens de trem podem ser compradas com antecedência no site da Croatian Railways. O aeroporto de Split (SPU) fica a 24 km de Split, na cidade de Kastela, então leve em consideração essa informação na hora de marcar um voo. Leva-se quase uma hora pra chegar até ele. Há voos de várias capitais européias diretamente para Split. Roma e Milão na Itália costumam ter voos bem baratos pra lá. É possível chegar lá também de ônibus vinda de outras cidades da Croácia.
Onde ficar em Split na Croácia
A oferta de acomodação na cidade é extensa, e vai de hotéis a pousadinhas, passando por apartamentos e quartos no Airbnb. Em alta temporada ou durante um dos eventos internacionais na cidade, pode ser difícil encontrar algo disponível, então planeje-se com antecedência. O ideal é procurar algo nas proximidades da cidade velha, mas se estiver de carro, fique atento a localização, porque vários hotéis não tem estacionamento no local e nem perto dele.
O Apartment Patricia foi um dos melhores custo-benefício no quesito acomodações na Croácia. Tudo novinho, bem decorado, preço excelente e pertinho da Riva. Dava para ir andando para várias atrações. Se ele não estiver disponível, há vários outros no mesmo estilo nas redondezas.
Alguns amigos ficaram no Radisson Blu na mesma semana que eu estava lá. Ele é maravilhoso e fica perto da praia, mas ele não é pertinho da cidade não. Recomendo se possível ficar bem perto da Riva.
Veja todas as opções de hospedagem em Split no Booking.com.
Atrações em Split na Croácia
Palácio Diocleciano
A principal atração em Split é o palácio romano Diocleciano que data do século 3. A entrada é gratuita e o palácio é um dos sete patrimônios da humanidade da UNESCO na Croácia. Se você for visitar no fim de tarde, há várias opções de bares nas imediações do palácio. O Luxor é um bar que oferece almofadas para as pessoas sentarem na escadaria, enquanto curtem uma bebida e apreciam os showzinhos que acontecem diariamente.
A Riva em Split
A Riva é o passeio público/calçadão em Split. De frente para o mar, onde ficam ancorados os barcos, é onde a cidade fervilha no fim de tarde com artistas de rua, barraquinhas de artesanato, cafés, bares e restaurantes. Nas extremidades da Riva encontramos de um lado o Green Market e do outro o Republic Square com uma fonte e a igreja de St Francis. A catedral de Split oferece uma vista maravilhosa da cidade do topo da torre. O Peristyle é um pavilhão a céu aberto que te leva de volta aos tempos romanos.
Outra atração popular é uma visita guiada ao estádio Poljudska Ljepotica, do time Hajduk que é o orgulho da Croácia. O tour custa 35 kunas (18 reais).
Onde Comer em Split
Na Riva há vários restaurantes e nas ruazinhas em volta também existem muitas boas opções. Entre os pratos mais populares, não saia da Croácia sem provar o Risoto Preto (Crni Risoto), cordeiro e a Pastičada que é uma massa. A Kelly me sugeriu algumas opções: Bistrô Aquarelle (Dosud ul. 2, 21000, Split) que tem a chef brasileira Paula, Restaurante Bucanero(Carrarina poljana 1, 21000, Split,) e Restaurante Nevera Tavern (Put Firula 17, 21000, Split). Entre as bebidas, prove os vinhos, Mali Plavac, Babić e Postup. O licor de nozes Orahovica suave, o mais forte é o Pelinkovac e a Rakia. As cervejas, Hajduk (leva o nome do time com a maior torcida do país), Karlovacko e Ozujsko.
As praias em Split
Split tem várias praias, mas elas não são lá essas coisas, se você comparar com outras praias das redondezas. Bacvice Beach é a que fica mais perto da cidade velha e a mais popular. É a única praia de areia e muito bem estruturada com cadeiras e guarda-sol, cafés e quiosques para prática de esportes aquáticos. Aqui se joga o popular Picigin, normalmente em grupos de 5 pessoas que tem que manter a bolinha no ar o maior tempo possível e usar apenas a palma da mão. Outras praias em Split perto de Bacvice são Ovcice, Firely, Znjan, Duilovo e Trstenik que tem uma parte apenas para hóspedes do hotel Radisson Blue. Kasjuni, Kastelet e Bene ficam perto de Marjan Hill.
Lugares para visitar a partir de Split
A fortaleza medieval de Klis fica a cerca de 15km de Split e é um ótimo passeio para fazer durante o dia. Ela fez parte das filmagens de Game of Thrones na Croácia.
Um outro passeio muito popular em Split é visitar as ilhas. Separe um dia inteiro e fique atento aos horários das excursões que mudam dependendo da época, mas saem no horário. Os passeios de dia inteiro saem apenas de manhã cedinho. Os preços variam entre 80 e 120 euros por pessoa dependendo do barco e é possível comprar tickets no dia anterior no porto. Outra opção é pegar as balsas(ferries) para explorar a região e visitar Hvar, Brac e Solta, mas fique atento aos horários de ida e volta, que são bem limitados. Eu fiz o passeio por minha conta indo até Zlatni Rat em Bol que foi um dos meus lugares favoritos!
Split é certamente um lugar que eu quero muito voltar na Croácia, para fazer outros passeios e quem sabe, até assistir um Ultra Festival, que acontece todo ano no começo de Julho na cidade!
E você? Já visitou Split na Croácia? O que mais curtiu?
Leia mais sobre a Croácia
- Planejando a viagem para a Croácia
- Roteiro de carro pela Croácia
- Croácia – Istria e Zagreb com a Bibi
- Split na Croácia
- Praia de Zlatni Rat em Bol
- Parque Nacional de Plitvice
[…] da Croácia e fica na cidade de Bol, em Brac, uma ilha que pode ser visitada a partir de Split. Ela é a razão que muita gente escolhe a ilha de Brac para visitar e fica numa reserva natural. […]
A Croácia é linda, sejam todos bem-vindos!
Oi. Gostei muito de suas dicas sobre Split
Iremos em maio/junho 2019, num roteiro que estamos elaborando. Você sugere ficar em Split e de lá, como base, visitar as ilhas? Ou dormir em cada ilha? Podemos dar 5 ou 6 dias p Split. Aguardo. Obrigada
Roseli
[…] fotos lindíssimas pra onde quer que você aponte a máquina fotográfica. Ela fica bem próxima de Split e foi a minha parada depois de Zadar. Trogir é uma ilhazinha pequena e se conecta a Croácia por […]