Até bem pouco tempo Sochi era uma cidade russa praticamente desconhecida. Ela passou a receber os holofotes do mundo quando sediou os XXII Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014, e não parou mais. Nesse mesmo ano ganhou uma pista de Formula I para receber o Grande Prêmio, será palco da Copa do Mundo 2018 e a sede da concentração brasileira na Rússia.
Sochi tem localização privilegiada entre o Mar Negro e as montanhas nevadas do Cáucaso. É uma cidade litorânea de astral leve, com praias, clima ameno para os padrões do país e que está a alguns passos das melhores estações de esqui da Rússia. Um verdadeiro parque de diversões! Por isso, é um destino de férias bastante cobiçado pelos locais e que já começa a atrair gente de todos os cantos do mundo. Ganhou até o apelido de “Riviera Russa”.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Aliás, o governo russo não tem medido esforços nem feito economia para dar luz à região. O resultado, realmente, é de cair o queixo. O que era modesto vem ganhando exuberância.
Como Chegar em Sochi
O aeroporto de Sochi fica em Adler. Há voos diretos de Istanbul a Sochi pela Turkish Airlines. Também há voos diretos Moscou-Sochi de Aeroflot (1600 km), além de voos da KLM, British Airlines, LATAM.
Para entender Sochi
Para facilitar a compreensão sobre a cidade vale dividi-la em três partes: o centro antigo (ou Sochi propriamente dita), a nova região esportiva (Adler) e a região das montanhas (Krasnaya Polyana e Rosa Khutor).
O centro de Sochi é a parte mais antiga da cidade. Se estende por um longo trecho paralelo ao mar. É onde fica a área administrativa, o porto, o comércio. A cidade não é pequena, tem bastante movimento. Mas, também tem áreas lindas para caminhar a beira-mar e locais bem arborizados como o Parque Nacional com cachoeiras bem concorridas no verão, entre elas está a Orekhovsky com mais de 27 metros de altura e o belíssimo Jardim Botânico. Tem boa vida cultural com um Teatro de Verão e um Teatro de Inverno. Vale a pena visitar o Museu da Cidade com excelente acervo de obras de arte e objetos que contam a história de Sochi, conhecer a residência de verão de Josef Stalin e a Vila de Dagomys onde residiu Nicolau II, o último czar russo, até 1917.
Adler cresceu recentemente e hoje parece uma cidade cenográfica. É o distrito mais novo de Sochi. Serve como hub para ligar o mar à montanha. Ao redor das duas igrejinhas ortodoxas e de um parque aquático com shows de golfinhos e baleias foram construídos vários hotéis novos e uma linha férrea para facilitar o acesso às montanhas que ficam a 40 quilômetros.
CURIOSIDADE: Lembram do Estádio Olímpico Fisht que foi usado na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno? Pois ele foi apenas uma das tantas instalações criadas no distrito de Adler, onde fica o Parque Olímpico, a meio caminho entre Sochi e a região montanhosa. Em breve, o estádio vai receber alguns dos jogos da Copa do Mundo.
Krasnaya Polyana é a estação final, onde o trem desembarca. Um vilarejo lindo. O lugar parece tirado de um conto de fadas. Tudo organizado, novinho, com shoppings e hotéis recém construídos. Da praça central Gornaya Karusel partem os lifts para as estações de esqui. Equipamentos e roupas podem ser alugados ali mesmo nas lojinhas em frente ao teleférico. Quinhentos metros acima fica a charmosíssima Rosa Khutor, às margens de um riacho formado pelas águas do degelo e cercada por altas montanhas. Uma fofura de vilarejo. Lembra um pouco a Suíça.
Onde se hospedar em Sochi
Um excelente hotel para se hospedar no centro de Sochi é o Hyatt Regency. O Radisson Blu Resort é outra boa opção. Para quem quer curtir as montanhas, o ideal é ficar hospedado alguns dias nas simpáticas Krasnaya Polyana ou Rosa Khutor, pois a região fica longe do centro de Sochi e do distrito de Adler. Em Krasnaya Polyana, o hotel Marriott Krasnaya Polyana é uma boa opção. Em Rosa Khutor os hotéis são menores e bem simpáticos como o Mercure Rosa Khutor, o Tulip Inn, o Park Inn e o Radisson.
Veja todas as opções e reserve seu hotel em Sochi
Sochi vem conseguindo ultrapassar os muros da Rússia com uma agenda repleta de grandes eventos somada ao convidativo clima subtropical que deixa a temperatura agradável tanto no inverno como no verão.
Leia Também
- Copa do Mundo na Rússia: Como planejar a viagem
- St Petersburgo na Rússia
- Moscou na Rússia: Mini guia para planejar a viagem
- Kazan na Rússia
- Samara a princesa do Volga na Rússia
A matéria foi publicada originalmente na revista Aprendiz de Viajante No. 6.
[…] 11 cidades sede: São Petersburgo, Moscou, Sochi, Rostov-on-don, Samara, Kazan, Saransk, Kaliningrad, Nizhny Novgorod, Volgograd e […]
[…] Sochi: a Riviera Russa […]