Siracusa não estava no nosso roteiro de duas semanas pela Sicília. Claro que eu fiquei chateada de não poder incluir a cidade nas nossas férias, mas nosso objetivo principal era mesmo curtir praia. Por isso, descartamos Siracusa (até porque eu sabia que a cidade era linda e precisaria de pelo menos uns 2 dias para vê-la com calma). Mas, no nosso último dia lá, o plano era apenas dirigir de Agrigento para Catânia (onde dormiríamos e pegaríamos o vôo de volta para Londres no dia seguinte, de manhã), então pensei: por que não fazer um pit stop para almoçar em Siracusa em vez de ir direto para Catânia?
***Leia todos os posts sobre a Sicília***
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
E foi o que fizemos. Totalmente improvisado, sem pesquisar nada da cidade. Colocamos o centro histórico de Siracusa – que é a região de Ortigia – no GPS do carro e fomos. Achamos um restaurante, almoçamos e decidimos deixar o carro no estacionamento por algumas horas para caminharmos pelas ruas medievais de Ortigia.
Consegui me apaixonar por Siracusa nessas poucas horas que passamos lá. Obviamente, como falei antes, o ideal é passar pelo menos uns dois dias na cidade, e ter tempo para ver lugares como o Teatro Grego. Mas, pra quem tem apenas umas horinhas, como era o nosso caso, vá direto para Ortigia. É lá que está o Duomo, e é lá que você vai caminhar pelas estreitas ruas medievais, onde as casas tem o mesmo tom terroso e a cada esquina tem uma sorveteria (foi em Siracusa que provamos o maravilhoso brioche com sorvete, dos deuses!).
Apesar de não ter praia, Ortigia tem alguns pontos onde é possível sim entrar no mar. Aliás, uma coisa muito comum na Itália (e principalmente na Sicília): ninguém faz questão de praia para nadar ou se refrescar. Se dá pra entrar na água, tá bom!
Para quem tem mais tempo por lá, aconselho dar uma passada no blog Descobrindo a Sicília. Mas, se a passagem é relâmpago, a dica é: explore Ortigia!
Eu conheço Siracusa e achei extraordinária a sua história. Nestas fotos pensei que iria encontrar a Fonte Aretusa e a Catedral Madona de Lacrime, que são fantásticas. A comida é maravilhosa, as pessoas amáveis. Achei muito bonito o atracadouro de Iates ao lado da Fonte Aretusa. Não pude visitar o Etna, pois estava chovendo. Achei Taormina um ponto turístico inesgotável. Enfim na Sicília tudo é lindo. Continuem postando fotos da Sicília em geral. Abraços Sergio Caporasso