A indústria hospitaleira é uma excelente referência quando precisamos avaliar a evolução do design. Por exemplo, há uns 20 ou 30 anos design era associado com hotéis de luxo da mesma maneira que a palavra design era um tanto quanto assustadora, já que imediatamente remetia a “coisa cara”. Mais recentemente rolou o boom dos hotéis boutique, opção mais acessível e que começou a aplicar design de forma mais inovadora, sem grandes ostentações e pensando mais em funcionalidade, aplicação de cores, bom uso de materiais e alguns ainda priorizando ideais sustentáveis. Mesma coisa com o design em geral.
Olhando para a relação entre o design e a hospitalidade hoje, temos nos albergues/hostels o melhor exemplo dessa evolução. Pois é, design não é mais luxo: ele está aí pra ser usado no dia a dia, está aí para nos servir sem que a gente tenha que limpar a conta corrente. Nos últimos dois anos pipocaram exemplos desse tipo de acomodação assinados bom profissionais super bacanas, talentosos e que entendem a necessidade dos hóspedes.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Um exemplo que encontrei fazendo minhas pesquisas é o Matchbox, que fica em Singapura. Claro, não posso fazer uma “review” se nunca fui pra lá, e longe de mim passar a impressão de que estou fazendo uma recomendação baseada nos serviços: estou pura e simplesmente olhando para o design, ok?
A proposta é muito simples: cada um tem sua cápsula (single ou double), como um mini quarto dentro do quarto, oferecendo aquele toque de privacidade que tanto faz falta nos albergues. As áreas comuns tem poucos móveis, mas muita cor. E pronto! Não é nenhum solucão mirabolante, mas é a prova de que dá pra ser bacana mesmo sendo barato. Finalmente chegou a hora de olhar para o simples como algo postivo, ideal.
Alguém aí já se hospedou em um hostel design? Deixa um comentário que eu incluo nesse post!
Nunca fiquei em um hostel design, mas vejo que eles estão cada dia mais procupados com a decoração. Eu sempre fico em albergues, mas em quartos privados. A proposta do Matchbox é genial e com certeza deixa qualquer quarto compartilhado muito mais agradável. Só falta colocar uma cortina para que quase haja privacidade. 😉
pois é, a cortininha seria ideal!