Samara é uma das maiores cidades russas, localizada entre os rios Volga e Samara, numa das regiões mais bonitas do país em que a natureza convive lado a lado com esta grande metrópole industrial. A cidade foi também muito importante durante os anos da corrida espacial na guerra fria, e possui vários museus que contam um pouco dessa história.
Mas é difícil falar sobre Samara e não fazer uma conexão direta com o rio Volga. Qualquer visita à cidade deve começar com um passeio pelo parque e calçadão às margens do rio. Aqui existem grandes praias fluviais, com uma larga faixa de areia onde as pessoas locais vêm nadar e tomar sol durante a primavera e verão. E na praia de Samara também acontecem vários torneios esportivos. Durante minha visita, pude até assistir a campeonato de futebol de praia com times russos, muitos dos quais tinham jogadores brasileiros, bem ao estilo praia de Copacabana.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Enquanto essas casinhas datam do século XIX e começo do século XX, o bunker secreto de Stalin foi construído nos tempos áureos da União Soviética. O bunker tem uma profundidade equivalente a um prédio de 12 andares e só foi descoberto no começo dos anos 90, cerca de 50 anos após a construção. A visita ao bunker nos ajuda a entender alguns detalhes do período stalinino e quão preparados os russos estavam para um possível grande ataque.
O Museu Espacial de Samara é outro lugar merece uma visita. Aqui você vai encontrar uma cópia do primeiro modelo de foguete a ser lançado no espaço, que foi construído na cidade. Também existem vários objetos da época e suas réplicas em exposição e informação sobre o programa espacial.
Outro ponto que merece uma visita são a Igreja de Jorge o Vitorioso, localizada no alto de uma pequena colina e de onde se tem uma vista incrível do rio Volga e do resto da cidade.
Vai visitar Samara? Não se esqueça de reservar sua hospedagem no Booking.com. Há várias opções com cancelamento gratuito.
Leia Também
- Copa do Mundo na Rússia: Como planejar a viagem
- St Petersburgo na Rússia
- Moscou na Rússia: Mini guia para planejar a viagem
- Sochi: a Riviera Russa
- Kazan na Rússia
A matéria foi publicada originalmente na revista Aprendiz de Viajante No. 6.
[…] 11 cidades sede: São Petersburgo, Moscou, Sochi, Rostov-on-don, Samara, Kazan, Saransk, Kaliningrad, Nizhny Novgorod, Volgograd e […]
[…] Samara: a princesa do Volga na Rússia […]