Eu já tive o privilégio de ir em dois eventos no Royal Albert Hall, mas recentemente estive lá para fazer um tour e aprender mais sobre a história do lugar. E o melhor: poder realmente ver como é bonito! Afinal, quando estamos lá para um show ou para qualquer outro tipo de espetáculo – artístico ou esportivo – temos apenas uma ideia de como ele é, já que está lotado de gente!
*****Leia também: Tour do teatro Shakespeare’s Globe em Londres*****
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Fazer o tour do Royal Albert Hall pode ser um programa bem bacana para quem curte (ou trabalho com) música e artes no geral. É uma casa de shows maravilhosa, onde grandes nomes (Adele, Amy Winehouse, Paul McCartney) já se apresentaram e continuam a se apresentar. Mas duvido que você não vá se encantar com o espaço mesmo que não seja dos mais aficcionados por esses assuntos, simplesmente porque ele é muito lindo. São tantos detalhes arquitetônicos e tantas curiosidades históricas, que não é preciso música de fundo para criar entretenimento!
O Royal Albert Hall foi unaugurado em 1871 pela Rainha Victoria, e tem esse nome para homenagear o Príncipe Albert, o marido dela, que morreu em 1861 (aliás, em frente o Royal Albert Hall, na Kensington Gardens, há um enorme monumento também em sua homenagem, o Albert Memorial). Aliás, foi o Príncipe que sugeriu, após a Grande Exposição de 1851, que fosse construído um centro focado no exercício das artes e ciências, para dar continuidade ao sucesso da Grande Exposição. Ele não chegou a ver o resultado, que inclui outros ícones culturais e científicos na vizinhança, como a Royal College of Art, Royal College of Music, Imperial College e Royal Geographical Society.
Um dos fatos mais interessantes sobre o lugar é que ele não recebe apenas shows e concertos, mas também eventos esportivos, como mencionei acima (campeonato de tênis ou partidas de basquetes por exemplo), conferências, festas e apresentações como o Cirque du Soleil e espetáculos de balé. Sabia que até uma maratona já aconteceu lá dentro? Pois é, dois participantes deram 524 voltas lá dentro, isso foi em 1909. Isso só mostra o quanto o Royal Albert Hall é versátil, e suas instalações adaptam-se a praticamente qualquer evento!
Informações práticas sobre o tour no Royal Albert Hall
Todos os fatos que citei no post eu aprendi durante o tour. Aliás, durante os dois tours que fiz, pois experimentei o básico e o “avançado”, que inclui mais algumas curiosidades e passa por uns cantinhos que o básico não passa. Mas honestamente acho que o básico já é o suficiente e cobre o mais importante. Importante ressaltar que o tour é em inglês (e não tem tradução simultânea, infelizmente).
O tour custa £13 por pessoa e dura uma hora. Costuma acontecer de hora em hora, a partir das 9:30 até as 16:30. É possível comprar o ingresso com antecedência pelo site, mas você também pode comprar lá, na hora.
Para chegar no Royal Albert Hall, o ideal é descer na estação de South Kensington (linhas Circle, District e Piccadilly) e caminhar um pouquinho. Se você chegar antes da hora, pode aproveitar para comer ou beber alguma coisa no café.
Alguns dos eventos mais icônicos que acontecem todo ano no Royal Albert Hall
BBC Proms: série de concertos diários, ao longo de oito semanas durante o verão. Os ingressos costumam ser muito disputados, e alguns concertos tem temas contemporâneos (como músicas de filmes ou do David Bowie, por exemplo). Mais informações no site oficial.
Classical Spectacular: música, show de luzes e fogos de artifício! Pra quem acha que música clássica é chato, aconselho ir nesse espetáculo, é super divertido. Mais informações no site.
Champions Tennis: os melhores jogadores de tênis da atualidade e também do passado em uma série de jogos que acontecem no fim do ano, há mais de 20 anos. Mais informações no site oficial.