O nosso Roteiro de Trem por Portugal, aconteceu de Norte a Sul, começando no Porto e terminando em Faro no Algarve, para deixar os dias de praia e relaxamento por último. Esse roteiro poderia facilmente ter sido feito no sentido contrário, com chegada em Lisboa e saída no Porto ou com chegada e saída no mesmo aeroporto (coloque aí mais um dia para esse deslocamento). Ele foi feito de trem, pensando em quem não quer ou não se sente confortável em dirigir, mas pode ser facilmente replicado por quem vai de carro. O carro oferece mais flexibilidade quanto aos locais a serem visitados no caminho, mas também acrescentam custos como gasolina, estacionamento e pedágios. Para curtir as praias, o ideal é fazer esse roteiro entre maio e setembro, mas se fizer nos outros meses, lembre-se de cortar as praias e ter atenção com a previsão do tempo.
Dicas para viajar de trem em Portugal
- Andar de trem em Portugal é muito fácil, além da língua ser fácil de entender, as estações são bem sinalizadas. Os preços dos tickets são muito baratos comparando com outras cidades européias.
- Quem compra com antecedência tem descontos no site da Comboios de Portugal em alguns trens, mas é possível comprar na hora.
- Fique atento aos horários, pois os trens partem na exata hora marcada.
- Apesar de não haver limites de bagagem, o ideal é ter no máximo uma mala e uma mochila. Os trens regionais não tem lugar para guardar bagagens e elas precisam ficar junto aos passageiros. Algumas estações não tem elevador e será preciso usar as escadas.
- As estações de trem geralmente não tem lugar para guardar malas, se quiser aproveitar as paradas, principalmente em Coimbra que fica no meio do caminho entre Lisboa e Porto, você terá que levar sua bagagem para onde for.
Os Trens (Comboios) em Portugal
Portugal tem alguns tipos diferentes de trem. São chamados de Comboios e rodam pelo país e dependendo do destino escolhido haverão opções diferentes entre eles, que são basicamente preço, velocidade e número de paradas para chegar ao destino.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Urbano – U – São os trens urbanos que atuam na cidade.
Regional – R – O trem Regional cobre apenas as regiões mais próximas da cidade e é o mais barato dos trens em Portugal.
InterCidades – IC – O trem Intercidades percorre distâncias maiores entre cidades de diferentes regiões e faz algumas paradas . É um pouco mais barato que o Alfa Pendular e mais caro que o regional e tem duas classes distintas.
Alfa Pendular – AP – O trem Alfa Pendular faz menos paradas que o Intercidades e é um pouco mais caro, além de oferecer wifi. Há tickets de 1ª classe com serviço de bordo.
Roteiro de Trem em Portugal
O nosso roteiro começou com 4 noites no Porto, mas ficaria pelo menos uma semana para fazer mais bate e voltas a partir da cidade para Braga e Guimarães. Do Porto, sai bem cedinho e peguei o trem para Aveiro, onde passei uma noite e fiz um bate e volta de trem para Águeda para ver os guarda-chuvas coloridos assim que fiz o checkin no hotel. A próxima parada foi Coimbra, também passei uma noite da cidade e foi lindo ver o entardecer nas escadarias da cidade antiga escutando um showzinho de música e tomando um vinho, depois de visitar a Universidade de Coimbra. Ficaria mais um dia em Coimbra se fosse para lá de novo. De Coimbra eu fui para Lisboa de trem, onde passei mais 4 noites e fiz vários passeios para Sintra e Cascais. Fui também para Óbidos, mas como para lá não tem trem, escolhi fazer um passeio com a BooknPin_Portugal. Para fechar a viagem, fui de trem de Lisboa para Lagos no Algarve, onde passei mais três noites. De Lagos, fui de trem para Faro, de onde saiu meu vôo de volta.
Passeios de trem a partir do Porto
O Porto é ponto de partida para várias cidades em Portugal e tem duas estações de trem principais: São Bento e Campanhã. Em menos de três horas dá para chegar em Lisboa, mas há muitas cidadezinhas encantadoras para conhecer no caminho. Para fazer bate e volta, as cidades mais próximas são Régua, Braga, Guimarães e Amarante (de ônibus), e Viana do Castelo para o norte, e Aveiro, Águeda e Coimbra para o sul. A maior parte dessas cidades merece mais que um bate e volta, mas estando com o roteiro apertado, dá para fazer tranquilamente.
Veja mais detalhes sobre Passeios de trem a partir do Porto
Passeios de trem a partir de Lisboa
As estações de trem (comboio) em Lisboa são mais que passagem de transeuntes. Com arquiteturas distintas elas são por si só, atrações turísticas e a cidade não tem uma, mas várias estações de trem: Santa Apolónia, Rossio, Oriente, Cais do Sodré, Entrecampos e Sete Rios. A Estação do Rossio foi conhecida durante anos como a Estação Central de Lisboa e seu prédio histórico em estilo neo-manuelino é lindíssimo. A arquitetura modernista da Estação Oriente projetada por Santiago Calatrava surpreende e encanta. Para cada destino escolhido teremos uma ou mais estações recomendadas, mas a beleza da viagem está garantida já na chegada.
Veja mais detalhes sobre Passeios de trem a partir de Lisboa
Leia mais sobre Portugal
- Passeios de trem a partir do Porto em Portugal
- Os guarda-chuvas coloridos de Águeda em Portugal – Umbrella Sky Project
- Morar em Portugal: Vistos e as Experiências de quem foi
- Dois hotéis incríveis no Vale do Douro (Portugal)
- 12 lugares para conhecer em Portugal
- Portugal: 10 coisas para fazer no Porto
- 8 dias em Portugal
- Algarve em Portugal