Esse ano nós passamos o Natal em Michigan com a família do marido, e como sempre acontece nessas ocasiões, a gente fica procurando algum lugar mais animado pra passar o Ano Novo. Aqui nos EUA nós já passamos em Chicago e Seattle, que foram até bacaninhas. Esse ano eu vi que tinha festa com fogos no Réveillon em Niagara Falls, no Canadá, que fica razoavelmente perto da área metropolitana de Detroit onde nós estamos, resolvemos ir pra lá. Eu já queria visitar as Cataratas do Niágara, então foi uma ótima desculpa pra fazer a viagem.
O que eu não sabia quando decidi ir para Niagara Falls é que o Ano Novo de lá é a festa de Revéillon mais badalada do Canadá – assim como Times Square em Nova York nos EUA e Copacabana no Brasil, guardadas as devidas proporções númericas, claro – o Canadá inteiro tem 35 milhões de habitantes. Mas como a Cláudia já escreveu nesse post sobre Réveillon no Exterior, as festas de Réveillon fora do Brasil não costumam ser animadas como as nossas, principalmente se for em um país frio. O conselho de sempre é: não espere uma festa igual a do Brasil, que você vai se divertir mais!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O revéillon de Niagara Falls é o que passa na TV canadense na noite do dia 31, com shows ao vivo, contagem regressiva e a queima de fogos acima das Cataratas do Niágara. A cidade fica lotadíssima (o que não é difícil, porque a cidade é pequena, mas mesmo assim é bastante gente), os hotéis transbordando de gente e esgotados com meses de antecedência, os preços sobem loucamente, aquela coisa que a gente já espera dessa época do ano.
Começando pelo óbvio: estava frio, mas não estava absurdamente frio. No dia que chegamos estava -3 graus, no dia 31 mesmo estava em torno de zero e a noite deve ter ficado abaixo de zero, mas confesso que não olhei. Mas isso não é problema quando você está no meio da multidão! Ou com meia-calça, calça térmica e calça jeans por cima…hah! 😉
Como tudo no Canadá é super civilizado, a festa de Réveillon não poderia ser diferente. Famílias inteiras na rua com seus carrinhos de bebê, crianças de várias idades, não vi nenhuma briga, nenhum estresse, não vi lixo no chão, nada (o único fator “sujeira” era a neve derretida que criou umas poças d’água enormes, mas dava pra passar longe na boa). A polícia fechou o trânsito das ruas à beira do rio onde foi o show e a queima de fogos e todo mundo caminhava até lá numa boa. Nós fomos andando do nosso hotel, o Sheraton on the Falls, vou falar sobre ele num post separado. Todo mundo assistindo os shows e esperando os fogos anunciando 2013! São duas queimas de fogos, uma às 21h que nós assistimos do nosso quarto no hotel com as crianças e os meus sogros, e depois deixamos as crianças lá com eles pra ver como era a festa na rua e assistir os fogos da meia-noite do chão, no meio da multidão.
Os fogos vistos do nosso quarto no hotel, com comentários da Julia durante os fogos (primeiro em português comigo e depois com a minha sogra em inglês, e o Eric de blá blá blá junto):
Eu particularmente não conhecia 2 das 3 atrações da noite, Dragonette e Hedley, só tinha ouvido falar da Nelly Furtado, que cantou por último (mesmo assim eu conhecia poucas músicas dela). O palco era bem visível mesmo lá atrás na multidão, e o pessoal que era fã mesmo dessas bandas estava lá cantando a plenos pulmões, com cartazes e tudo. Não me atrevo a falar que bandas são boas ou ruins, só achei que a seleção musical não foi muito animada ou dançante. Os fãs das bandas vão discordar, claro, deu pra ver que eles gostaram bastante dos shows.
Enquanto estávamos lá de pé assistindo aos shows, o Gabe quis comer alguma coisa já que estávamos perto dos trailers de comida e o cheiro estava mesmo muito bom. Dividimos um sanduíche de porco BBQ gostosinho e ele comeu também um Chili, que estava sem graça. Uma coisa que nós brasileiros sempre estranhamos no Canadá e nos EUA é a proibição de bebidas alcóolicas na rua, só dentro de restaurantes e bares (ou em hotéis e casas) você pode consumir alcóol (nos EUA, Las Vegas é uma exceção, e no Canadá, a província de Quebec tem leis um pouco diferentes a respeito). Portanto nada de estourar uma garrafa de champagne a meia-noite pra brindar o Ano Novo na rua, somente se você estiver numa festa em lugar fechado ou no hotel (que foi o que os meus sogros fizeram, veja dicas no final do post sobre como comprar a sua espumante).
Quando estava chegando perto de meia-noite, eu e o Gabe fomos andando pro calçadão perto das Cataratas do Niágara, pra ver os fogos, e escolhemos um lugar bem pertinho (nós já tínhamos visto os fogos das 21h do nosso quarto no hotel com as crianças e os meus sogros, que ficaram no hotel). Todo mundo fazendo a contagem regressiva, 3, 2, 1…HAPPY NEW YEAR! E os fogos começaram bem em cima das quedas americanas e canadenses, super bonitos com as Cataratas iluminadas! A minha única reclamação dos fogos: duraram poucos minutos (nem 5 minutinhos!). Muito pouco em comparação aos fogos sobre as Cataratas do Niágara que a Claudia viu durante o verão, podiam dar uma caprichada maior pro Ano Novo!
Depois dos fogos o show ainda continuou um pouquinho, mas nós fomos caminhando com a multidão de volta pro hotel, pra fazer o nosso brinde de Ano Novo. Gostei da festa, é um lugar lindo pra começar o ano, se eles fizessem os 20 minutos de fogos que fazem no verão eu teria dado nota 10. Feliz Ano Novo, direto do Canadá!
Para ver mais fotos que publiquei ao vivo durante a viagem, procure no Instagram ou Twitter pela hashtag #AdVinCanada
Obrigada ao Turismo Canadá que ofereceu o hotel para a nossa viagem e ao Niagara Falls Tourism pelo apoio em Niagara Falls.
Informações úteis:
Site oficial sobre o Festival das Luzes, Winter Festival of Lights, que inclui a festa de Ano Novo de Niagara Falls
A festa começa as 19h30 e vai até um pouco depois da meia-noite, no Queen Victoria Park pertinho da Skylon Tower.
Reserve seu hotel com 6 meses de antecedência ou mais se não quiser pagar preços altíssimos.
Sobre bebidas alcóolicas: se você quiser uma garrafa de champagne te esperando no quarto de hotel sem pagar uma fortuna comprando do serviço de quarto, anote duas dicas imporantes. No Canadá bebidas alcóolicas são vendidas por lojas do governo, no caso da província de Ontário onde fica Niagara Falls, a loja pra comprar espumantes e vinhos é a LCBO (Liquor Control Board of Ontario), que abre diariamente até as 22h mas fecha no dia 31 as 18h. Outra opção se você vem dos EUA passar no Duty Free que tem do lado da Rainbow Bridge, ou se já está no Canadá, atravessar a ponte pro lado americano e comprar lá no Duty Free pra trazer pro Canadá (claro que você vai precisar de passaporte e visto pra fazer isso).
Adorei o post!
Fiquei mega curiosa pra saber como era o ano novo, e babei horrores nas fotos que você postou. Eu e o marido já estamos pensando onde iremos neste ano novo (já que neste ficamos em casa) e Niagara é uma das opções.
Beijos e bom ano novo!
Brigada Dani! Feliz Ano Novo! Aproveitem pra ir a Niagara e Toronto 🙂
Show Lu, pois é Niagara bomba mesmo no Reveillon no Canadá, vários amigos que ficaram no congelador foram pra lá na virada do ano, eu como sempre, fujo para o Brasil.
Adorei o post e tem várias informações quentíssima e úteis!!!!
Brigada Mirella! 🙂 Você como canadense tem que ir lá experimentar né! É frio mas é legal!
Oi Lu!
É engraçado que não tem como não comparar com a virada no Brasil né? E pelos relatos que já li de muitos lugares, nunca chega nem perto… hahahah
Mas achei bem animado aí! Com direito a shows e tudo! Sem contar essa iluminação deslumbrante das cataratas né?
Beijos!
Com certeza a gente sempre vai comparar, não tem jeito. E é bom viajar sabendo que não vai ser igual, pra não se decepcionar e curtir o que tem lá, que também é bem bacana!
[…] Continuando: veja aqui como foi o Réveillon em Niagara Falls. […]
[…] hotel estava lotadíssimo por conta do famoso Réveillon em Niagara Falls, mas o check-in foi rápido e como o nosso quarto ainda não estava pronto, eles guardaram as […]
[…] Reveillon em Niagara Falls […]