O Book apareceu em vários sites e guias que consultei antes da viagem ao Porto, e também foi recomendado por uma das minhas amigas que é de lá. Como boa devoradora de livros confesso que já estava convencida a ir por causa do nome – o restaurante ocupa uma casa que por anos funcionou como uma livraria (Livraria Aviz), e leva essas raízes literárias a sério! As referências ao passado do lugar não estão apenas na decoração, mas também no cardápio (que é dividido em Prólogo, Introdução, Capítulos e Conclusão) e nomes de alguns pratos e bebidas.
Passamos lá no dia que chegamos, logo após deixarmos nossas coisas no hotel para reservar uma mesa pro jantar. Consegui tirar umas fotos ótimas, pois o restaurante estava vazio – dá pra sentir bem a atmosfera do lugar:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Para começar o jantar (o “Prólogo”), pedimos uma sangria de vinho rosé, e como “Introdução” fomos de legumes no forno com mozzarella gratinada e pesto e carpaccio de vitela com molho de mostarda (ah, pela foto dá pra ver que o cardápio é entregue dentro de um livro).
Como prato principal, eu pedi uma opção do “Primeiro Capítulo” (massas), ravioli de espinafre e ricota com molho de ervas, e o Martin foi de polvo a portuguesa com batata doce, que faz parte do “Segundo Capítulo” (peixes). Como o menu é bem variado, há ainda o “Terceiro Capítulo”, com opções de carne.
Para a “Conclusão”, eu pedi o melhor pão de ló do universo (juro que é esse o nome!) e o Martin pediu leite-creme queimado com sorvete de caramelo.
Estava tudo uma delícia e adoramos o ambiente e a atmosfera do jantar. Como pedidos entrada, principal e sobremesa, além da jarra de sangria, a conta saiu salgadinha, cerca de 80 euros.
Recomendo e pretendo voltar quando visitar a cidade novamente!
Book – Rua de Aviz, 10