Quando falamos em Vale do Douro imediatamente pensamos em vinho. Realmente o enoturismo é o forte da região (mas eu já contei aqui sobre coisas pra fazer além do enoturismo!), e fica até difícil escolher que produtores visitar. Eu tive a oportunidade de visitar duas quintas muito diferentes: a Quinta do Vallado e a Quinta da Casa Amarela. Dois lugares maravilhosos, que produzem Vinho do Porto e Vinho do Douro, mas com estilos distintos. Eu não sou entendedora de vinho (tenho muita dificuldade em memorizar os processos da produção e também os tipos), mas adorei visitar essas duas quintas por razões bem diferentes. Quer saber mais detalhes?
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Quinta do Vallado
A Quinta do Vallado fica perto do município de Peso da Régua, existe desde 1716 e é uma das mais conhecidas no Vale do Douro (principalmente entre os brasileiros). É uma produtora de grande porte, que inclusive passou por uma modernização há alguns anos (fez investimentos não apenas na reestruturação das vinhas mas também na parte de produção e armazenamento). O que mais gostei da visita na Quinta do Vallado foi poder andar nas vinhas, ver de pertinho as uvas e estar dentro da paisagem maravilhosa, que forma lindas padronagens nas colinas quando a gente passa de carro.
Fizemos um tour pela Quinta, passando pela produção e cave e terminando, é claro, na degustação. O tour é bem didático, dá pra aprender bastante não apenas sobre os tipos de uva e tipos de vinho mas também sobre o que acontece depois que a uva é colhida, tintim por tintim até o engarrafamento. Acho um lugar essencial pra visitar se você e um curioso inveterado ou se simplesmente aprecia vinho.
Ah, a Quinta do Vallado tem também um hotel. Não me hospedei lá, mas pode ser uma opção a ser considerada caso você queira passar alguns dias na região (se você quer saber onde eu me hospedei, leia esse post aqui). Mais informações no site deles (tanto sobre visitação a quinta como também hospedagem no hotel).
Quinta da Casa Amarela
A Quinta da Casa Amarela fica entre Peso da Régua e Lamego, e é administrada pela mesma família desde 1885. É uma produtora menor, mas essa é justamente a vantagem. Não é grandiosa, mas é linda e aconchegante. Parece que você está visitando um amigo, e a vontade é de ficar lá uma tarde inteira bebericando vinho.
Pra vocês terem uma ideia de como esse lugar é especial e intimista, na sala onde ficam os barris enormes, onde os vinhos “descansam”, tem música clássica tocando o tempo todo. Segundo o proprietário, o Sr. Gil, o vinho está vivo, e envelhece melhor se escuta música. Achei sensacional. Ficamos muito tempo lá, degustando vários vinhos e petiscos. Consulte o site deles para saber mais sobre o lugar e sobre como marcar uma visita (diferente da Quinta do Vallado, na Quinta da Casa Amarela é preciso marcar com antecedência).
Eu viajei para o Vale do Douro a convite da AETUR, que custeou todas as despesas. O conteúdo dos posts não foi negociado, eu tenho total liberdade para escrever sobre o que quiser.
[…] Quinta do Vallado e Quinta da Casa Amarela no Vale do Douro […]
[…] – Quinta do Vallado e Quinta da Casa Amarela […]
[…] O Porto Encanta – Do Porto para o Douro… na Quinta da Casa Amarela. Bons vinhos, com charme. Aprendiz de Viajante – Quinta do Vallado e Quinta da Casa Amarela […]