Que tal um passeio de Maria Fumaça em Melbourne na Austrália? O Thiago Khoury do blog Rodei visitou a Puffing Billy e conta pra gente esse programa família e diferente.
****
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Eu, que moro em Minas Gerais, não andava de Maria Fumaça desde minha adolescência quando fui com a turma da escola em uma excursão para Tiradentes.
Minha surpresa maior foi quando voltei a andar nessas antigas locomotivas à vapor em um dos lugares onde nunca imaginei que isso fosse possível: Melbourne, a cidade australiana que é uma chiqueza só e não para de surpreender.
Maria Fumaça em Melbourne
Bem, na verdade a trilha do Puffing Billy não fica exatamente em Melbourne, mas em um de seus subúrbios mais próximos, Dandenong Ranges, um lugar cheio de montanhas baixas a 40 km do centro da cidade – e é exatamente por essas montanhas que iremos passar de trem, cruzando reservas florestais com algumas das árvores mais antigas da Austrália, algumas com mais de 150 anos e 100 metros de altura.
Como chegar no Puffing Billy
Eu estava com os meus amigos Luiza e Nate e fui de carro, gastamos pouco mais de 40 minutos saindo do centro de Melbourne.
Para ir de carro é só digitar “2 Bayview Road, Belgrave” no GPS e seguir em frente – não da para estacionar exatamente em frente a estação, mas existem estacionamentos bem próximos.
Para chegar de transporte público o caminho é um pouco mais longo, mas chega a ser bobo de tão fácil: na plataforma 3 da Flinders Station, bem no ó do borogodó do centro de Melbourne, pegue o trem em direção a Belgrave. A viagem vai durar exatamente uma hora e 33 minutos, sem nenhuma baldeação. Chegando em Belgrave é só sair seguindo as placas em direção ao Puffing Billy.
Existem empresas que fazem excursões de um dia e saem de vários hotéis na região turística de Melbourne, mas vamos combinar que não precisa, né? Bem, se você quiser é só jogar “day tour puffing billy” no Google e escolher a sua.
Puffing Billy em Melbourne
Bem, deixa eu deixar as coisas muito claras agora: Puffing Billy é um programa familiar, para pessoas que viagem com crianças ou para amantes de trem, mas dificilmente será um programão para jovens-adultos em Melbourne – lembre-se: estamos falando de um passeio de Maria Fumaça a 40 minutos de carro do centro!
Puffing Billy percorre 25 km de trilho há mais de 100 anos, ele ficou pronto em 1899 mas abriu para o público um ano depois com um único trilho – único e fino: são só 75 cm de largura. Não que isso diga muito para que não entende de trens, mas na primeira curva você irá perceber que 75 cm de trilho provoca uma certa vertigem!
Na verdade a vertigem mesmo não vem do balançar do trem em um trilho estreito, mas de você estar a maior parte do trajeto com dependurado com as perninhas de fora, olha só:
Existem bancos virados para fora, mas só senta neles quem não chegou a tempo de conseguir o seu lugar sentado no parapeito:
A medida que o trem vai passando pelas estações a gente cruza por ruas e casas pelos caminho. Os carros param e acenam para nós.
A viagem começa na estação Belgrave, e prepare-se para gastar 50 dólares com o trajeto de ida e volta se você escolher o passeio mais comum que vai até Lakeside – sim, é uma cacetada! Eu não sei como encaixar o Puffing Billy de outra forma não sendo começando pela estação Belgrave, mas de qualquer maneira vale dizer que dá para comprar o tíquete abordo do trem embarcando em qualquer uma das 11 estações entre Belgrave e Lakeside.
É na última estação do trajeto Belgrave-Lakeside que a maior parte do pessoal a bordo desce para usufruir do lago, das churrasqueiras e das mesas de piquenique. O lugar é grande e se você está com crianças e disposto a tirar umas fotos legais vale comprar o tíquete de ida e volta já pensando no tempo de passeio em Lakeside – para não correr o risco de ficar sem tíquete para voltar o mais recomendado é comprar ida e volta o quanto antes.
Lakeside é uma gracinha e deve ser incrível passar um tempo ali com a família, mas esse tem que ser o seu tipo de passeio predileto, caso contrário você terá feito como eu: sair de Melbourne para ir e vir de trem, mais nada :/
Mas, na verdade, o mais legal do passeio é justamente esse: ser coisa do passado!
[…] já devo ter ficado uns 30 dias na cidade. E mesmo tendo feito coisas muito loucas como andar de Maria Fumaça ou (quase) pular de um rochedo proibido, eu nunca tinha ouvido falar sobre as docas de Melbourne, […]
Haha é como você disse… nada d+ mas ok, é so por andar em um trem antigo no meio do mato haha
[…] já devo ter ficado uns 30 dias na cidade. E mesmo tendo feito coisas muito loucas como andar de Maria Fumaça ou (quase) pular de um rochedo proibido, eu nunca tinha ouvido falar sobre as docas de Melbourne, […]