O Castelo Predjama (ou Predjamski Grad) é um daqueles lugares que a gente vê em listas do tipo ‘locais e paisagens de contos de fadas para conhecer no mundo’ publicadas por blogs ou revistas de viagem. A primeira visão que temos dele é impactante: parece ter sido construído pra turista ver. Mas não é o caso! O Predjama data do século 13 , e é tão perfeitamente encaixado no penhasco que fica difícil imaginar como pode ter sido construído tanto tempo atrás.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Bom, a verdade é que a construção que vemos hoje não é completamente original. Depois de passar por algumas reconstruções ao longo de sua vida (por causa de batalhas e terremoto), o castelo ganhou essa cara renascentista em 1570. Ele foi residência de famílias ricas ou com conexões reais, e passou por diversos donos antes de se tornar um museu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Hoje em dia é possível visitar o interior do castelo para ter um gostinho de como era a vida de seus habitantes. Aliás, muita gente faz uma visita combinada com a caverna Postojna, já que eles estão bem perto um do outro (9km de distância) e dá pra comprar um ingresso para ver os dois. Mas, voltando a visita ao Predjama: apesar de valer a pena entrar nele, confesso que vê-lo de fora é muito mais bacana. Lá dentro, a melhor parte está no topo, na parte que dá acesso a uma caverna (onde era localizada a construção original). Aliás, em outros cômodos dá também pra ter essa noção de como o castelo está estruturado nas pedras, pois em muitos pedaços são elas que fazem as vezes de parede.
A sala que eu mais gostei dentro do castelo é a que é dedicada a mostrar as roupas e ferramentas utilizadas por aqueles que tinham a função de defender o castelo: armaduras, lanças, armas, espadas e escudos, alguns dos quais podem ser tocados.
Outra coisa interessante é que nos meses de maio até setembro é possível visitar as cavernas embaixo do castelo (pagando separadamente). Elas ficam fechadas nos demais meses porque são então habitadas por diversas espécies de morcegos.
Predjama: informações práticas
- O ideal é visitar o Predjama depois de ir na caverna Postojna. Muitas agências já oferecem esse passeio combinado, mas para quem faz de forma independente, o ideal é ir de táxi (ou encarar os 9km de caminhada pela estrada). Nos meses de julho e agosto, um shuttle gratuito (para quem compra o ingresso combinado) faz a ligação entre as duas atrações
- O ingresso para entrar no Predjama custa 11,90 euros por pessoa. O ingresso combinado com a caverna fica 31,90 euros. É possível comprar pelo site com antecedência. Para quem quiser visitar também a caverna embaixo do castelo, é preciso comprar outro ingresso separadamente, que custa 8,90 euros
Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos.
[…] e tão limpa que você vê peixes e patos (!) nadando. É possível fazer o passeio de barco até o castelo que fica no meio da Lagoa, que a Helô aqui do Aprendiz de Viajante fez, mas nós não fizemos por falta de tempo. Vale muito […]