O filme ‘Closer – Perto Demais’ está para o Postman’s Park assim como ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’ está para o bairro Notting Hill. Claro, nas devidas proporções, já que o Postman’s Park não aparece no filme inteiro, mas tem papel fundamental na história. Se você não lembra, dá uma olhadinha nessas duas cenas:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Apesar da palavra ‘park’ no nome, o Postman’s Park é pequeno – está mais para uma praça do que para um parque. É um refúgio em meio a loucura que é a região da City, e mesmo sendo um cantinho silencioso e super bonito, costuma estar vazio e passa despercebido entre os turistas que vão passear na área.
Mas, se você reservar um dia no seu roteiro para conhecer a St. Paul’s Cathedral, tente dar uma passada lá (literalmente 5 minutos de caminhada), não apenas para descansar nos bancos mas também para se emocionar com o Watts Memorial: um memorial erguido para homenagear 62 pessoas que perderam suas vidas salvando a vida de outras pessoas em Londres (a maior parte entre o fim do século 19 e início do século 20, mas há casos mais antigos e mais recentes – mas não serão colocadas novas placas).
O memorial na prática nada mais é do que uma parede de azulejos com os nomes das pessoas e a explicação de como elas perderam suas vidas. Apesar de discreto é bem impactante, e uma vez que você começa a ler, não tem como ficar alheio e não se emocionar. O nome em destaque nesse post – Alice Ayres – é o nome que também ganha destaque no filme (como vocês podem ver na cena do Jude Law acima).
Toda a história do memorial e do parque pode ser encontrada no site oficial e também no Wikipedia (não quis simplesmente repetir a informação aqui, prefiro dar a fonte original!), mas basicamente a ideia foi de George Frederic Watts, e a instalação foi inaugurada com as primeiras placas em 1900.
Se você quer ir no Postman’s Park e se interessa pela história do Watts Memorial e das pessoas homenageadas, é possível baixar um app que pode ser usado na visita, disponível para iOS e Android (links no site oficial).
Postman’s Park: informações práticas
- Endereço: St. Martin’s Le Grand, EC1A
- Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 19h (ou ao anoitecer – então no inverno fecha mais cedo)
- Entrada gratuita
[…] Depois siga até o Museu de Londres, que por muito tempo eu achei sem graça mas hoje tenho que admitir que é fantastico. Eu fiquei anos sem ir ao museu e quando voltei depois de sei lá, uns 10 anos, ele havia sido repaginado e ficou incrível. Ele conta a história de Londres de uma forma muito interssante, com uma disposição incrivel. Não é um museu de arte é um museu de história, por isso acho mais fácil de agradar gregos e troianos. Ali pertinho tem um local bacana para os fãs do filme Closer, onde eu já fui muito com meus amigos quando trabalhava num predio próximo, o Postman’s Park. A Helô falou sobre ele neste post aqui do Aprendiz de Viajante. […]
Ah… eu queria taaanto ter visitado este lugar… me lembro destas cenas do filme “Closer”… Este lugar também apareceu na série “Segredos Urbanos do Reino Unido”, apresentado por Alan Cumming.
Mas Londres tem tanta coisa pra ver que acabou não dando tempo…