Uma visita a uma (ou várias) das caves de vinho do Porto é praticamente um passeio obrigatório para quem visita a cidade pela primeira vez – eu tinha na cabeça que precisava conhecer pelo menos uma, pois pra pra mim era tipo ir a Roma e não ver a Capela Sistina no Vaticano. E olha que nem sou ‘fã’ de vinho, não sei absolutamente nada sobre tipos de uvas e qual vinho combina com qual comida.
Decidimos conhecer a Cave Taylor’s, que como todas as outras fica do outro lado do Rio Douro, que na prática já não é a cidade do Porto, mas a Vila Nova de Gaia. Atravessamos a Ponte D. Luís I pela parte de cima e quando chegamos do outro lado pegamos o bondinho (Teléferico de Gaia) que desce até a beira do rio. Você não precisa necessariamente fazer esse trajeto, se quiser pode simplesmente atravessar o rio pela parte de baixo da ponte e pronto, está do outro lado e no nível certo! O ticket para o bondinho custa 5 euros por pessoa (8 euros se você comprar ida e volta), e o mais legal dessa rápida ‘viagem’ é a vista da Ribeira no Porto. Vale bastante a pena, se você não tiver medo de altura. Ele fica aberto todos os dias (fechando apenas no 25 de dezembro) a partir das 10 da manhã e o horário de fechamento varia entre 18 e 20h, dependendo da época do ano.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Bom, descendo do bondinho, você já está na região das caves, basta saber qual rua subir exatamente para encontar a cave que você quer visitar. Aconselh marcar em um mapa, pois fomos apenas seguindo as placas e não deu nada certo, subimos uma ladeira imensa embaixo de muito sol, e tivemos que voltar tudo pois havíamos errado feio o caminho.
Chegando na Cave Taylor’s, fomos direto na recepção perguntar sobre a visita, e como a próxima seria apenas dali a uma hora, resolvemos ir no restaurante deles almoçar. E que ótima decisão! Tivemos um almoço delicioso com essa vista aqui:
Depois do almoço, voltamos a recepção para nos juntarmos ao resto do grupo, e fomos então conhecer a cave. Lembrando que a cave é o lugar onde o vinho é armazenado, e não produzido. Não é a mesma coisa que uma vinícola.
A guia explicou as diferenças entre os tipos de vinho do Porto (vintage, clássico etc etc etc), como e por quanto tempo são armazenados entre outros vários detalhes. O passeio é curto, cerca de meia hora, e no fim vem a degustação. Confesso que não consegui me concentrar nas explicações, porque realmente não me interesso pelo assunto, mas o Martin adorou.
Para fechar bem dia, minha dica e sair da Cave e ir para a Foz ver o pôr do sol !
Cave Taylor’s: informações práticas
- O ingresso custa 5 euros por pessoa e dá direito a degustação no final
- Os passeios pela cave não tem horário exato para começar. Costuma sair um a cada 40 minutos/uma hora, as pessoas vão chegando e esperando por lá
- A Cave Taylor’s fica aberta de segunda a sexta das 10 às 18h e sábados e domingos das 10 às 17h (mas o último passeio acontece uma hora antes de fechar, então não chegue faltando 15 minutos)
- Endereço: Rua do Choupelo, 250 – Vila Nova de Gaia
É possível conhecer muitas caves em um mesmo dia, se você curte vinho do Porto esse é um ótimo passeio!
Clique para ler todos os posts sobre o Porto
Clique para ler todos os posts sobre Portugal
Fiz o mesmo passeio. Não havíamos planejado essa visita e foi uma excelente surpresa. O almoço maravilhoso. E a vista…. Compensa a íngreme subida. Bons momentos…
[…] O Porto tem muito pra oferecer, mas em um fim de semana é possível explorar os pontos principais da cidade. Nós andamos pela Ribeira e subimos até a região onde fica a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, andamos de bicicleta no calçadão da praia na região da Foz, fizemos um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Douro (como a empresa Douro Azul) e vimos de perto suas lindas pontes, e também conhecemos uma cave de Vinho do Porto, a Taylor’s. […]
Gostei da descrição do passeio, faltou dizer qual o restaurante que vocês foram, com está maravilhosa vista
eu falei sim : ) é o restaurante dentro da cave taylor’s mesmo! só tem um lá!
[…] minha primeira vez no Porto fiz o passeio guiado e degustação na Cave Taylor’s. Como contei na época, acho que esse é um programa imprescindível para quem visita a cidade pela […]
a visita guiada é em inglês ou português ?
tem nos dois idiomas!
Visitei a Caves Taylor’s neste dia 06 de outubro. Experiência horrível, não fomos advertidos que a rua é perigosa e que assaltantes e arrombadores ficam nesta área de bobeira para atacar visitantes. Todos os nossos pertences foram roubados dentro do carro após arrombamento do vidro. A empresa não deu a mínima pro grupo. A polícia lenta demais e totalmente ineficaz. Ficamos no prejuízo e no desespero. As taxas são caras demais
Visita cansativa, degustação muito pouca, tudo muito caro.