A viagem ao Porto foi cheia de momentos memoráveis, e um deles aconteceu logo no primeiro dia (aliás, nas primeiras horas!), quando fizemos um passeio de barco de aproximadamente uma hora pelo Rio Douro pra conhecer as famosas pontes e, de quebra, “ganhamos” um por do sol lindo.
Já tínhamos passeado um pouco pela cidade e chegamos no Cais da Ribeira lá pelas 5 da tarde – o sol ainda estava forte e fazia calor. Eu já adoro um barco, com um tempo assim então, nem pensei duas vezes. Compramos os tickets (10 euros por pessoa) e embarcamos em um dos muitos barcos que oferecem o passeio.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Saímos da altura da famosíssima ponte D. Luis (ou Luis I), que conecta a Ribeira com com Gaia (onde ficam as caves do vinho do Porto), e fomos para o leste, logo avistando as pontes do Infante e Maria Pia.
A Maria Pia pode ser facilmente confundida com a D. Luis – elas tem estruturas de aço bem semelhantes (e o mesmo engenheiro, sócio de Gustave Eiffel, participou do design de ambas, apesar de que a Maria Pia é atribuída apenas a Eiffel), mas a diferença é que a D. Luis tem dois “andares”, e a Maria Pia não. Além disso, a D. Luis está 100% na ativa – na parte de baixo passam carros, ônibus e pedestres e na parte de cima passa a linha D do metrô e também pedestres.
Logo ao lado da Maria Pia está a Ponte de S. João , e mais pra frente fica a Ponte do Freixo – chegamos a avistá-la mas o barco já começou a dar a volta, rumo oeste.
Passamos novamente pela S. João, Maria Pia, Infante e D. Luis, e continuamos indo em frente até a Ponte da Arrábida, que já está praticamente na região de Foz. Foi nessa hora que o sol começou a se por e vimos o Porto mudar de cor lentamente. Foi realmente um espetáculo, e quando voltamos pro Cais da Ribeira já era noite e estava friozinho.
Foi maravilhoso ver o Porto a partir do Rio Douro – as “camadas” de casas e pequenos prédios que vão subindo do lado do Porto, e as imensas caves do lado de Gaia. Uma recepção incrível, como foi aliás toda nossa estadia lá.
As fotos estão lindas,eu estive pela 1ª vez no Porto em fevereiro de 2013 e amei a cidade,mas não fazem esse e outros passeios pelo rio Douro na época que fui.Pelo visto terei que voltar em outra época pois parece muito bonito.Lilian
Obrigada Lilian!
Nossa que delícia de passeio , fomos ao Porto em Abril e foi maravilhoso , uma grata surpresa , o rio Douro e as plantações de uvas , voltaremos com certeza. O povo é muito bom.
Silvia, eu quero muito voltar nessa época, primavera, até pra ir para outras cidades como Braga e Coimbra!
O Porto é minha segunda casa desde que casei com um “portuga-brasuca” e amo as cores, cheiros e arquitetura desse lugar… bateu saudades!!!!
[…] 11. O lindo Porto: para aproveitar últimos resquícios de calor em 2013, fomos passar 4 dias na cidade do Porto, em Portugal. Fiquei completamente encantada, e utilizei muitas dicas que foram dadas por duas amigas que são de lá, como subir na Torre dos Clérigos e ver o por do sol na Foz do Douro. […]
Lindíssimo !!!!! Sem comentários , estive lá uma vez ,retornarei no mes próximo : ansiosa !! Pretendo fazer esse passeio ! Não é o mesmo realizado no pacote de turismo da cidade não ,é ?
oi Iris! nao sei… eu cheguei lá e comprei na hora, nao sei se é oferecido em um pacote tbem! pode ser!
[…] pontes do Porto são tão simbolo da cidade que eu poderia escrever um post apenas sobre elas… ops, eu já escrevi! Entre todas, a D. Luis (ou Luis I) é certamente a […]