A Rota das Emoções inclui o Ceará, Piauí e Maranhão em um só roteiro, e minha missão é ajudá-los a planejar essa viagem inesquecível!
Para quem não conhece, a rota faz a travessia do litoral desses 3 estados aproveitando as paisagens naturais diversas que estão por todo o trajeto. Os focos principais da Rota das Emoções são: o Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nesse post vou explicar como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer, entre outros detalhes sobre essa viagem inesquecível!
Como chegar
Eu recomendo começar a Rota das Emoções pelo Ceará, existe a opção de fazer a mesma começando pelo Maranhão, mas posso garantir que deixá-lo pro final é o que torna tudo ainda melhor.
Para chegar em Jericoacoara ficou mais fácil desde que o aeroporto da cidade foi inaugurado a pouco mais de um ano. É possível chegar por Jeri e no final da rota pegar o voo de volta pra casa no Maranhão.
Recomendo que contratem uma agência que venda o pacote da Rota das Emoções porque em diversos pontos da viagem só carros autorizados vão poder chegar até locais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Algumas das agências que trabalham com a Rota das Emoções (com passeios individuais ou pacote completo) são:
- Caetés Expedições
- Experimente Jeri
- COOPBTURJERI
- Jeri Off Road
- Extremo Nordeste Expedition
- Chaval Tour
- Clip Ecoturismo
- Natur Turismo
- EcoAdventure
- Baluarte Ecoturismo
- São Paulo Ecoturismo
Onde se hospedar
Tenho nesse post as minhas opções de hospedagem (algumas testadas e super aprovadas) nos principais pontos da Rota das Emoções.
Onde comer
Na Vila de Jericoacoara me deliciei com o Camarão no Abacaxi que é especialidade e criação do Restaurante Dona Amélia. Relaxei com vista para Lagoa do Paraíso e comi super bem no Restaurante Lagoon.
Em Barra Grande no Piauí experimentei a comida do restaurante da Pousada BGK que deu um show na receptividade! Estava tudo simplesmente delicioso. Aproveitei o jantar no Restaurante Manga Rosa que serviu um escondidinho de peixe que eu ainda consigo lembrar do gosto só de falar nele, eu SUPER recomendo!
Ainda no Piauí durante o passeio do Delta do Parnaíba nossa parada foi na Casa de Caboclo onde experimentei pela primeira vez um pastel de caranguejo incrível! Também recomendo que experimentem as delícias do restaurante da Casa de St.Antônio Hotel Boutique.
No Maranhão depois de explorar Tutóia comi o famoso camarão no abacaxi no restaurante da Pousada Baluarte! Indico também o Restaurante Bambaê em Barreirinhas que além de ter um ambiente muito aconchegante e divertido, tem a comida deliciosa.
O restaurante Pousada do Buriti também é uma ótima opção para comer, quando eu fui tinha Guaraná Jesus a vontade, não sei vocês mas eu amo! Em São Luís a Barraca do Chef é bem perto do Centro Histórico e a comida é incrível.
Quanto tempo ficar
Eu fiquei apenas 6 noites no total, meu roteiro foi bem corrido! A recomendação dos guias é que sejam no mínimo 9 noites, e no caso desses destinos quanto mais puder ficar, melhor.
Pra mim o roteiro ideal seriam 4 noites em cada estado para fazer tudo com calma e aproveitar ao máximo tudo que essa rota tem a oferecer.
Quando ir
Não tem muita restrição quanto à época do ano mas o ideal é ir entre Abril e Setembro, quando a Lagoa do Paraíso e as lagoas Lençóis Maranhenses estão bem cheias.
Setembro é um mês de muito vento, ideal pra quem curte o Kite Surf que é uma atividade super praticada em locais como Preá no Ceará, Barra Grande no Piauí e Tutóia no Maranhão! Da para agregar aventura, com relaxamento e diversão!
Outubro não é um bom mês para a rota porque as Lagoas dos Lençóis podem até secar nessa época, o que prejudica um dos melhores passeios desse roteiro.
O que fazer
A Rota das Emoções tem um caminho incrível que encanta por onde passa, é o tipo de viagem que faz você não querer ir embora! O caminho inteiro é rodeado de belezas naturais únicas, mas também é possível selecionar quais paradas prefere fazer.
Ceará
Jericoacoara
Alguns passeios indispensáveis de Jericoacoara são:
- A Praia do Preá que é um verdadeiro paraíso do Kite Surf por seus ventos fortes, então para quem curte se aventurar essa é a parada ideal;
- A Pedra Furada é uma maravilha da natureza, não é atoa que é um dos cartões postais mais famosos de Jeri, entre 15 de julho e 15 de agosto o sol se põe bem no furo da pedra;
- A Árvore da Preguiça leva esse nome por ser totalmente deitada, é encantadora;
- A Lagoa Azul é ligada à Lagoa do Paraíso, sua água é realmente azul e cristalina;
- A Lagoa do Paraíso é conhecida internacionalmente, suas redes dentro d’água vai te deixar completamente relaxado;
- As Dunas do Pôr do Sol é o lugar mais famoso de Jeri para assistir um pôr do sol incrível;
Camocim
Minha passagem por Camocim foi breve, mas a cidade tem mais do que eu pude ver:
- A Praia da Tatajuba é um paraíso de águas verdinhas bem próximo a Jeri, e também tem redes na água como na Lagoa do Paraíso;
- A Praia de Maceió é um verdadeiro refúgio, além de ser encantadora, é de difícil acesso e não possui sinal de celular e nem internet;
- As Dunas da Praia de Maceió tem alguns pontos com água que são ótimos para banho, além de ter vista para a praia;
- A paisagem da Barra dos Remédios é diferente pela presença do mangue de Camocim, é um lugar lindo.
Piauí
O Piauí é um estado incrível e cheio de maravilhas na natureza, cada canto que visitei me deixou com gostinho de quero mais! Veja alguns dos pontos encantadores do Piauí:
- A Praia de Barra Grande além de ter a água bem calma e quente, tem ventos ótimos para quem quiser praticar Kite Surf. Não deixe de assistir o pôr do sol lá;
- A Praia de Macapá também é ótima para o Kite Surf, mas sua água azul é um convite para um banho demorado e delicioso;
- A Árvore Penteada é um dos cartões postais desse destino, realmente parece que passaram um pente na árvore;
- O Passeio do Delta do Parnaíba é indispensável na visita ao Piauí, passar por pontos lindos e ainda assistir o pôr do sol com a revoada dos Guarás é incrível!
Maranhão
O Maranhão é o ponto alto da viagem, sem desmerecer todas as belezas já vistas até aqui mas dos 3 estados esse foi o que mais me ganhou! Tem atrações exuberantes, e belezas sem igual, veja alguma das coisas para fazer no Maranhão:
Tutóia
Tutóia é a porta de entrada do estado e está cheia de belezas incríveis como:
- Os Pequenos Lençóis Maranhenses que nos dão uma amostra maravilhosa do que nos espera nos Lençóis;
- A Praia do Arpoador que é um dos paraísos do Kite no Maranhão;
- A Lagoa de Maceió além de linda é rodeada de coqueiros super altos e lindíssimos.
Barreirinhas
- Passeio de barco assistindo o pôr do sol do Rio Preguíças até Barreirinhas;
- O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não tem como ficar de fora, é a atração mais esperada e mais incrível de toda a rota, tenho um guia completo sobre ele nesse post;
São Luís
Recomendo a época de São João quando São Luís está multicolorida, cheia de música e cultura. Conhecer o centro histórico e as praias de São Luís também é uma programação maravilhosa!
A Rota das Emoções foi realizada pelo Sebrae Ceará, Sebrae Piauí e Sebrae Maranhão. O planejamento técnico e acompanhamento da Rota foi feito pela Prisma Consultoria. Todas as opniões aqui expressadas são minhas.
Outros posts sobre a Rota das Emoções:
- Rota das Emoções: Ceará, Piauí e Maranhão
- Onde se hospedar da Rota das Emoções
- Melhor época e dicas para visitar os Lençóis Maranhenses
- O que fazer em Jericoacoara no Ceará
Adorei a sua postagem sobre os 3 estados. Gostaria de saber se vc n tem sugestões p Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas. Pensei em fazer os 3 num pacote só.
Meu nome é Maria Aparecida e tenho uma pensamento semelhante: conhecer culturas diferentes
[…] Planejando a viagem para a Rota das Emoções […]