Está planejando a viagem para a Sardenha? Aqui você encontra todas as informações para começar a sonhar com esse paraíso.
Tentar descobrir qual é a praia mais bonita da Sardenha é uma missão tão prazerosa quanto difícil. Repeti a pergunta dezenas de vezes, tanto para locais quanto para turistas e tive as mais variadas respostas, mas é unânime dizer que todas compartilham tons variados de azul, entram na categoria “uau!” e tem, cada uma, suas características únicas. Algumas tem as areias brancas, de pedrinhas ou rosas, outras são ladeadas por paredões de granito, adentram cavernas. A ilha é italiana, mas tem resquícios de cultura espanhola e árabe, resultado das diversas invasões que sofreu, o que a torna ainda mais interessante. Os turistas europeus já descobriram a Sardenha faz tempo e desembarcam na ilha durante o verão com toda a família. Os brasileiros estão chegando em números cada vez maiores atraídos pelas praias paradisíacas, mas apesar de ainda serem minoria, são recebidos com carinho pelos italianos.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Com o nariz colado na janela ao pousar no aeroporto de Olbia, pude comprovar a difícil missão que me esperava: driblar o deslumbre e tentar entender essa ilha tão cheia de atrativos, que tornou o planejamento da viagem tão difícil, em algo possível para quem tivesse acesso a esse artigo. Uma coisa é certa: não há como sair da Sardenha sem se encantar!
Como chegar à Sardenha
A Sardenha, que tem parte da ilha conhecida como Costa Esmeralda, tem três aeroportos: Olbia, Alghero e Cagliari. O roteiro ideal chega por um aeroporto e sai pelo outro, assim não é preciso gastar tempo desnecessário com deslocamentos. As principais cidades italianas como Naples e Roma tem voos diretos com aéreas low-cost, mas há voos para a Sardenha a partir de vários destinos da Europa.
Como se locomover na Sardenha
Alugar um carro é essencial para aproveitar bem a ilha e um mínimo de sete dias é necessário para ver apenas um pedacinho dela. Se tiver menos do que isso, concentre-se em um destino apenas. Com mais dias, vá aumentando a área a ser percorrida.
Para alugar um carro na Sardenha e na maior parte dos destinos que usamos carro pelo mundo, nós usamos a RentCars ou a RentalCars. As duas deixam a gente pesquisar todas as locadoras de uma só vez. A RentCars possui escritório no Brasil com atendimento em português e tem desconto no boleto e divide em até 12x no cartão de crédito. Já a RentalCars tem uma variedade maior de locadoras e carros e muitas vezes achamos preços muitos melhores, mesmo se colocarmos o IOF. Então é pesquisar, comparar e ver qual das duas te atende melhor! Na Sardenha é possível também alugar carros nas locadoras locais na hora que você chegar no aeroporto, mas fique atento que durante o verão as vezes os carros ficam esgotados, então o ideal é alugar o carro com antecedência.
Como montar o roteiro pela Sardenha
Para montar um roteiro pela Sardenha, o ideal seria aproximadamente vinte dias, mas não deixe de visitar a Sardenha se você acha que não tem dias suficientes – vá e planeje voltar no futuro, com mais tempo.
Cagliari é o aeroporto mais distante e a região com menos atrativos, então só programe uma entrada ou saída de lá se tiver mais de vinte dias. Com quinze a vinte dias planeje entrar pelo aeroporto de Olbia e sair pelo aeroporto de Alghero, ou o contrário. Se tiver entre sete dez dias também, mas vai ser preciso cortar algumas cidades e praias pelo caminho, as distâncias percorridas por dia serão maiores e tudo será mais corrido. Com menos de sete dias concentre-se em apenas em uma região e explore as redondezas. Se tiver que entrar e sair pelo mesmo aeroporto, deixe o último dia para explorar as proximidades da cidade destino.
Onde montar Base na Sardenha
O número de bases vai depender do que você quer visitar e de quantos dias você vai ficar na Sardenha. Durante a minha viagem preferi fazer bases em cidades diferentes, viajando no sentido horário, do que ficar indo e voltando. As distâncias são longas, então para não perder tempo com deslocamentos, o ideal é fazer um mínimo de 3 bases alguma das principais cidades e explore as regiões em volta –
- Orosei ou Cala Gonone no Golfo de Orosei para visitar Cala Gonone e as belíssimas Cala Luna, Cala Goloritze
- Porto Cervo ou Santa Teresa Gallura para visitar a Costa Esmeralda
- La Maddalena para visitar Caprera e fazer passeio de barco pelas ilhas do arquipélago
- Stintino ou Alghero para visitar a região em volta
- Cagliari se for visitar as atrações próximas de Cagliari.
Veja aqui onde se hospedar na Sardenha Booking.com
Quando visitar a Sardenha
A melhor época para visitar a Sardenha, se a intenção é aproveitar as praias, é de maio a outubro. Maio e junho são meses instáveis, com chuvas e dias frios. Não engesse o roteiro a ponto de não poder alterar os passeios, já que alguns deles não saem se o mar estiver agitado. Julho e agosto são os meses mais quentes, mas também os mais lotados. Não espere a água quentinha do nordeste brasileiro, mas já fique sabendo que também não é congelante como no sul-sudeste. A água é fria, mas suportável. Em julho e agosto, quando as temperaturas sobem, fica ainda melhor curtir praia na Sardenha.
Dicas adicionais para planejar a viagem para a Sardenha
Montar uma viagem para a Sardenha não é tarefa fácil. São muitos pontos para visitar e fica sempre a sensação de que precisamos de mais tempo. Veja aqui algumas dicas adicionais para otimizar sua viagem.
- A Sardenha é a segunda maior ilha do mar mediterrâneo (atrás da Sicília). São 24 mil m2, portanto não tente fazer tudo de uma vez.
- Brasileiros não precisam de visto e podem ficar até 90 dias na Sardenha.
- A moeda utilizada na Sardenha é o Euro.
- Estabeleça a quantidade de dias disponíveis e comece a montar o roteiro tentando seguir um sentido único no mapa para não ficar indo e voltando.
- Ao alugar carro, pague a taxa de limpeza antecipada. Vale a pena porque eles são extremamente cautelosos com a limpeza dos carros e, pelo menos areia, é inevitável.
- Há estacionamentos pagos na maior parte das praias. Fique atento para não levar multas.
Tem dúvidas sobre o planejamento da viagem para a Sardenha? Utilize os comentários!
[…] Planejando a viagem para a Sardenha Por Claudia Beatriz – Aprendiz de Viajante do blog Aprendiz de Viajante. […]