Chegamos no meio da manhã no lugar mais esperado dessa viagem a Jordânia: Petra. Ou pra ser correta, Wadi Musa, a cidade que fica ao redor de Petra. Fizemos checkin no Hotel Moevenpick que fica exatamente em frente aos portões de entrada do Parque Arqueológico de Petra. Eu não via a hora de sair pra explorar a cidade nabatéia de mais de 2000 anos, que ficou perdida e só foi redescoberta 200 anos atrás pelo viajante suíço Johann Ludwig Burckhardt.
Petra é uma das 7 maravilhas do mundo, Patrimônio Mundial da Humanidade na UNESCO e faz parte da minha lista desde que eu resolvi fazer a primeira, dos lugares que eu mais gostaria de visitar no mundo. Esse era um daqueles sonhos que pareciam tão distantes e estar ali, prestes a realizá-lo estava quase me tirando o ar.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nos portões da entrada do parque arqueológico, passamos por barracas vendendo souvenirs, bebidas e comidas, quase todos fazendo menção de uma forma ou de outra a Indiana Jones, filme com Harrison Ford que trouxe Petra para o cenário turístico mundial.
Antes de entrar, é preciso comprar e mostrar os ingressos que podem ser de um dia (50 JD), dois dias (55 JD) e três dias (60 JD). Esses preços valem somente se você estiver se hospedando na cidade. Se vier em excursão bate e volta, o preço é 90 JD. E acredite, você precisa de mais de um dia para explorar Petra.
Depois de passar pelos portões, é possível alugar cavalos que só vão até certa parte do caminho, mas com sapatos confortáveis e um bom chapéu para se proteger do sol, a caminhada até que não é dificil.
O trecho inicial são de pouco mais de dois quilômetros, passando pelos Siq, canions bem estreitos de tons rosados que formam paredões e escondem centenas de túmulos construídos pelos nabateus para enterrar seus mais proeminentes cidadãos. A beleza de Petra está na mistura de elementos da natureza com esculturas feitas pelo homen. A cada passo um pouco da história desse povo milenar se desvenda a nossa frente.
Depois de passar por vários pontos importantes indicados pelo guia, eu já não conseguia mais conter a ansiedade. A cada curva, achava que já estava chegando no tesouro.
Os canions vão se estreitando até que o guia faz uma parada e diz… olhe daqui… e através da fenda ao longe, eu vejo a silhueta, delineada pelo corte irregular do canion.
Meu coração quase parou. Caminhei um pouco mais até que pudesse ter uma visão melhor, coloquei a câmera de lado e me permiti uns momentos de apreciação antes de colocar o dedo no disparador. Os olhos encheram de lágrimas. Eu estava em frente ao Tesouro de Petra, na Jordânia.
Sim, o Tesouro é fascinante, deixa a gente de boca aberta meio sem palavras e só depois de muitos minutos de admiração, consegui começar a fotografar. Nada que eu tenha lido ou visto, seja filmes ou fotos, fazem jus a beleza do lugar. Mas uma coisa todo mundo que descreve Petra concorda: a gente se sente muito pequeno diante dele. E mesmo eu que não gosto de tirar fotos pulando, fiz essa em Petra.
O Tesouro de Petra, que tem como nome original Al-Khazneh tem uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na rocha. A vista é de tirar o folêgo e com seu tom rosado natural, a fachada fica ainda mais linda com a luz do sol no fim da tarde. É preciso admirar esta beleza de todos os ângulos.
Pra ver de todos os ângulos, nada melhor que um Panorama imersivo 360o não acham? É só clicar neste link ou na foto abaixo e não esqueça de movimentar o mouse pra ver a imagem completa. Vai lá, clica… vai abrir uma nova janela e vou ficar aqui esperando.
E aí? Viu? É possível ver o Tesouro sem se impressionar?
O tesouro é apenas uma parte de Petra e há muito pra se ver por lá. Um dia inteiro não é suficiente, a gente logo percebe.. e quando bater a fome, dentro do parque há vários locais para fazer lanches ou almoçar. Nós almoçamos no restaurante Basin, que oferece um buffet all you can eat incluindo é claro, deliciosas sobremesas. Foi a paradinha perfeita pra que pudéssemos nos refazer da caminhada e continuar nossa visita.
O parque arqueológico tem cavernas, mais de 500 túmulos, um teatro romano, ruínas com muitas colunas. E é possível fazer visitas mais demoradas em partes do parque ou apenas dar uma passadinha mais geral, tudo dependendo do tempo disponível.
As construções são impressionantes e me peguei falando Uau atrás de Uau. Mesmo agora, meses depois escrevendo este post, a emoção de ver novamente o panorama e as fotos mexe comigo. É uma experiência inesquecível e a viagem a Jordânia ficou muito mais especial depois desta visita.
A Jordânia continua a surpreender! Já viu a nossa série de posts sobre o país?
- Embarcando na Nossa Próxima Aventura
- Jordânia: Voo com a Royal Jordanian e Chegada
- Direto da Jordânia – Os 3 Primeiros Dias
- Direto da Jordânia – Dias 4 e 5 – Rio Jordão, Feynan Ecolodge e Petra
- Direto da Jordânia: Os 3 Últimos Dias – Wadi Rum, Acampamento no Deserto e Mergulho no Mar Vermelho
- Jordânia: Umm Qays na Fronteira com a Síria
- Jordânia: Fazendo Pão Com Uma Família de Beduínos
- Jordânia: Visitando o Rio Jordão Onde Jesus foi Batizado
- Jerash: Uma Cidade Romana na Jordânia
- Jordânia: Visitando Umm Ar-Rasas – Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco
- Jordânia: Madaba a Cidade dos Mosaicos
*Visitamos a Jordânia a convite do Visit Jordan
Lindo post e uma verdadeira “tortura”… preciso ir ai com urgência.
Precisa Edson.. o lugar é alucinante!!!
Babando nas fotos… e a 360 ficou alucinante!
Nossa… é um sonho de pequeno visitar Petra.
Ia me sentir o Indiana Jones por lá, ehheehe
Bjs
É demais né?
A 360 foi feita na mão, super correndinho.. mas dá pra dar uma idéia né?
Que post lindo! A Jordânia é um sonho antigo. Com suas fotos então… Preciso ir urgentemente.
Vai Flora… a Jordânia é surpreendente e Petra é mesmo um sonho.
Claudia,
Quando a emoção passou, eu também não resisti e tirei uma “jump picture”.
Diz a lenda que os nebateus contruíram o Al Khazneh para causar deslumbre. Eu fiquei completamente deslumbrada.
Lindas fotos! Ótimo rever Petra!!
hehehe..exatamente Lucila… 🙂 Eu tinha que tirar pra ficar pra posteridade hehehe
Deslumbre é pouco né?
Lindo lindo lindo!!!!!
Incluso na minha lista de desejos!!!!
Marilia,
merece viu! 🙂
Lindo, lindo, lindo!
Só isso para dizer! 🙂
Incrível, tem até lojinha do Indiana Jones. Adorei… As fotos estão demais, mas achei muito legal seu momento de contemplação antes de tirar as fotos. Esse primeiro olhar é único e merece seu tempo. Abs.
[…] de passar o dia inteiro explorando Petra, voltei rapidamente ao Movenpick hotel, que fica logo na entrada do parque. Aproveitei para tomar […]
Adoro os posts. Porem acho que seria interessante ao informar os preços de entradas e outras coisas alem da moeda local tambem em dolar pra facilitar.
[…] de visitar Petra de dia e Petra a noite eu achava que nada mais me surpreenderia, mas estava enganada. A Jordânia ainda […]
[…] Petra na Jordânia […]