A Patagônia na Argentina é um destino que sonho em conhecer faz tempo, e Liliane Inglez do Blog www.trilhasecantos.com.br (IG: @trilhasecantos FB: Trilhas e Cantos e Pinterest: lilianeinglez) contou para gente um pouco da sua viagem para esse destino maravilhoso.
A Patagônia é uma região extensa no sul do nosso continente e tem uma diversidade grande de paisagens, muito além das geleiras. Os cenários mudam ao longo do ano e vão desde campos cortados por estradas de cascalho, como a Rota 40, até montanhas rochosas e praias com pinguins. As estâncias patagônicas também marcam presença, com centenas de ovelhas pastando e álamos (árvores típicas) que protegem as casas dos fortes ventos.
Quando se fala de patagônia na Argentina, logo vem à memória o Glaciar Perito Moreno, que fica próximo à cidade de El Calafate. Para conhecer o básico da Patagônia, alguns dias nessa cidadezinha da Província de Santa Cruz são suficientes. Mas se quiser se aprofundar na cultura e nos hábitos patagônicos, leva um pouquinho mais de tempo.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O que fazer na Patagônia Argentina
Parque Nacional de Los Glaciares
Este parque, onde fica o famoso “Glaciar Perito Moreno”, foi declarado Patrimônio da Humanidade, desde 1981. É bacana reservar dois dias para ver as geleiras: um dia “por terra” e outro, de barco.
No parque, você pode seguir pelas passarelas em madeira, chegando bem próximo ao Perito Moreno! De perto, o tamanho impressiona: são cerca de 60 metros de altura! Se for no verão, é possível ver pedaços da geleira se desprendendo e formando pequenos icebergs. O barulho é forte como um trovão! Para ajudar a compor a paisagem, a geleira é cercada de montanhas andinas e bosques de árvores que só existem nesta região e mudam de cor durante as estações do ano.
No parque, há muitos lugares para piquenique, mas também há uma ótima cafeteria que serve lanches, cafés e pequenas refeições.
Outra atração imperdível a partir de El Calafate é o Passeio Todo Glaciares, em um catamarã pra lá de confortável, que navega em meio a icebergs azuis, nas águas tranquilas do Lago Argentino.
O barco não para nenhuma vez para os passageiros descerem, mas às vezes faz uma paradinha, para observarmos e tirarmos foto das geleiras. As mais conhecidas, que se avistam no passeio são: Perito Moreno, Spegazzini e Upsala.
Há passeios sobre as geleiras que podem ser contratados nas agências de El Calafate. A caminhada é feita com botas próprias para andar sobre o gelo. O mini trekking dura algumas horas, mas há um passeio que dura o dia todo e há limite de idade para participar, pois requer bom preparo físico.
À noite, há várias opções de restaurantes, a maioria deles na avenida principal.
Outras atrações da Patagônia Argentina
Um passeio muito comum, especialmente para quem não vai ao Chile, é o Monte Fitz Roy em El Chaiten. Muitas pessoas fazem bate-volta, mas a cidade tem uma vila muito charmosa e pode ser uma boa dormir por lá também. Além disso, são mais que 200 km de distância, um pouco distante para ir e voltar no mesmo dia.
Outra atração interessante é visitar uma estância e comer um bom churrasco feito em “assador Criollo”, uma espécie de churrasco feito “no chão”. Os assados de carneiro são muito bons! Mas se não for a nenhuma estância, essa especialidade também é servida em vários restaurantes de El Calafate.
Também é possível estender sua viagem até Ushuaia, conhecida como o fim do mundo, pois foi por muito tempo, a cidade habitada mais ao sul do continente.
Patagônia Chilena
Uma outra opção (que foi o que fizemos) é conjugar a Patagônia Argentina e Chilena: pegamos um carro em El Calafate (é bom saber que são poucas locadoras que locam carros para atravessar a fronteira) e tocamos para o Chile, passando por um trecho da Ruta 40. Passamos alguns dias em Puerto Natales, explorando especialmente o parque Torres del Paine.
O que não recomendo é fazer um bate-volta de El Calafate até o Torres del Paine, porque o caminho é longo e você irá aproveitar bem pouco do parque.
Quando ir
A época de clima mais ameno é no verão. Mesmo assim, prepare os casacos! É bom levar um corta-vento, especialmente nos passeios próximos às geleiras. Na cidade, durante o dia, uma malha fininha já resolve.
No inverno, há uma boa perspectiva de ver neve, mas os passeios no lago às vezes são cancelados, por causa do tempo!
Como chegar e se locomover
Para brasileiros, o mais comum é pegar voo até Buenos Aires e de lá para o aeroporto de El Calafate. Há vans que fazem o transporte até o centro da cidade.
Para se locomover e fazer todos os passeios, é interessante alugar um carro. Caso contrário, terá que contratar os passeios pelas agências de turismo de El Calafate.
E você? Já foi para a Patagônia Argentina?
[…] Reveillon em Londres – passeio de barco para ver os fogos da London Eye […]
[…] Patagônia na Argentina, do blog Aprendiz de Viajante: https://www.aprendizdeviajante.com/patagonia-na-argentina/ […]
[…] Patagônia na Argentina […]