A Karina (@nina_fego) que escreveu já pra gente sobre Istambul e como voar de balão na Capadócia no inverno, voltou a Turquia esse ano e fez o passeio com um dia de sol lindo e voltou pra contar como a experiência foi diferente.
Eu sei que sobrevoar a Capadocia de balão faz parte da lista de desejos de muitas pessoas, assim como fazia da minha. Tive a oportunidade de realizar meu desejo em dezembro de 2011, na minha primeira viagem a Turquia. Era uma manhã fria de inverno, a minha primeira manhã na Capadocia. O voo foi lindo, foi mágico ser apresentada a uma inusitada Capadócia coberta de neve, tão diferente de todas aquelas milhares de fotos que eu tinha visto. Não morri de frio como temia, não tive medo de altura (eu tenho!), mas, por ser inverno, o sol não apareceu.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
E eu senti falta. Por mais especial que o voo tenha sido, e foi, faltou ver o nascer do sol lá de cima.
Com isso, acrescentei um novo item na bucket list: voo de balão com sol!
Novembro de 2012. Surge a oportunidade de voltar a Capadocia, e a vontade de repetir o voo foi junto na mala. Resolvi que iria aproveitar a chance e voar novamente, mas queria aquele amanhecer perfeito que eu havia idealizado. Os primeiros dias típicos de outono, com manhãs frias, nubladas e chuvosas, estavam desanimadores, mas bastou o tempo melhorar um pouquinho para a vontade voltar. Passei a monitorar o céu, que a cada dia estava mais azul, e tracei minha estratégia: quando a noite estiver bem estrelada, com previsão de sol para a manhã seguinte, eu marco o voo. E assim foi feito, numa noite clara de lua cheia, as 22:00h, apostei minhas fichas (e meus euros!) e agendei o voo para a manhã seguinte. As vantagens de viajar na baixa temporada!
Às 06:00h estávamos posicionados no alto da vila de Uçhisar, numa manhã de poucas nuvens, com a visão privilegiada do Uçhisar Castle de um lado e a imponência do Erciyes, o grande vulcão da região, do outro. E por trás dele, vinham surgindo os primeiros raios do sol.
Ansiedade e felicidade definem.
Balão pronto para subir, ocupamos rapidamente a nossa cestinha, que decolou com metade da sua capacidade, outra grande vantagem da baixa temporada, e a partir daí fomos presenteados com um voo espetacular. Perfeito e deslumbrante como nos meus sonhos, o amanhecer visto dali foi realmente inesquecível.
O voo durou aproximadamente 1 hora, e o vento calmo daquela manhã permitiu que o balão sobrevoasse lentamente os principais vales da Capadocia, no momento em que iam sendo inundados pela luz do sol, que lentamente subia. Começamos sobrevoando a vila de Uçhisar, local de onde decolamos. Nesse momento tínhamos a companhia próxima de apenas 2 balões, já que nessa manhã a maioria deles decolou de Göreme.
Partimos em direção ao Piggeon Valley e chegamos no momento em que ele ainda estava tomado pela neblina da manhã. Lindo!
A partir desse ponto, fomos guiados pelo vento ao encontro dos outros balões que voavam naquela manhã, enchendo o céu das mais variadas cores. Impossível não cantar mentalmente “super fantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido…sou feliz, por isso estou aqui…”
Dali, seguimos para o que eu considerei o ponto alto do voo. Chegando ao Rose Valley, o vento permitiu que o piloto “descesse” com o balão no vale, uma manobra que requer condições perfeitas de vento e muita técnica do piloto. E isso o nosso simpaticíssimo piloto alemão tinha de sobra. Ganhamos alguns minutos de silêncio absoluto para observar as cores e formas do maior vale da região. O vale era só nosso.
Seguindo viagem, fomos em direção a Çavusin, meu vilarejo preferido da Capadócia. No caminho, mais e mais fotos.
E finalmente, Çavusin! Visto do alto, para fechar com chave de ouro.
Aterrisagem perfeita, o “alvo”, apelido do reboque onde o piloto almeja aterrisar, foi alcançado com maestria. Champagne pra brindar e vamos porque o dia estava só começando! Os voos não tem roteiro previamente definido, a cada manhã o ponto de decolagem é decidido pouco tempo antes, em função das condições do vento naquele dia. Esse vento determina também o percurso, já que o piloto não tem controle sobre a movimentação horizontal do balão. Então, a cada voo, um caminho e uma paisagem nova a ser vista. Se eu faria de novo? Sem sombra de dúvidas!
Eu voei com a Butterfly Baloons, que tem escritório no centro de Goreme. O voo custou 130 Euros e incluiu café da manhã, servido antes do voo, no escritório, transporte de e para o hotel e brinde com champagne no final. Serviço profissional e simpático, recomendo a empresa.
Sensacionais as fotos e o relato. Parabéns!
Quando for a Turquia vou querer experimentar, a paisagem da Capadócia é única assim do alto… 🙂
Abs.,
[…] […]
[…] […]
[…] […]
[…] Capadócia tem coisas pra fazer o ano inteiro. Inclusive a Karina contou pra gente aqui como foi visitar a região e voar de balão durante o inverno. As épocas recomendadas são primavera e outono, quando as temperaturas estão mais […]
[…] outras experiências fantásticas de voos de balão na Capadócia, nos excelentes blogs Aprendiz de Viajante, Meus Roteiros de Viagem, Flashes de Viagem e Vícios de […]