A produção de passaportes voltou depois de ter sido paralisada pela Casa Moeda do Brasil no dia 30/06 por causa de um defeito em uma das máquinas. A máquina precisava de uma peça que viria da Alemanha e tanto passaportes comuns como os de urgência não estavam sendo emitidos. Pois ontem, dia 1 de julho, a Casa da Moeda informou que os passaportes produzidos pela empresa voltarão a ser entregues aos postos da Polícia Federal já na próxima semana. O problema aconteceu duas semanas depois do anúncio de que não havia matéria prima suficiente para produzir passaportes, o que já estava atrasando e muito a entrega dos mesmos.
Em comunicado a Casa da Moeda Brasileira informou que o equipamento de perfuração a laser que apresentou defeito passa por testes e ajustes, pois a peça nova, vinda da Alemanha, chegou durante a madrugada e foi substituída.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Para tentar solucionar o problema a Casa da Moeda Brasileira disse que “produziu uma série especial de passaportes para dar continuidade ao atendimento à população. O documento não terá a numeração perfurada, mas mantém todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior.”
Segundo eles as equipes da CMB tem recebido estoques de matéria-prima (capa) que foi a primeira a acarretar problemas na emissão de passaportes e que eles “voltarão a trabalhar 24h já neste fim de semana para dar continuidade ao trabalho e o esquema será mantido por tempo indeterminado até a regularização da situação”.
Para quem já fez a solicitação de passaportes, é preciso verificar o prazo de entrega através do email meupassaporte@cmb.gov.br, informando na mensagem o nome completo e o número de protocolo, que pode ser de até 45 dias!!!!
O agendamento para solicitação do passaporte está sendo feito pelo site, mas com o atraso dos últimos dias, quase 200 mil pessoas ainda estão esperando o atendimento. Se você não tem urgência, espere até a situação melhorar para tirar seu passaporte.
ATENÇÃO: Como tirar o passaporte Passo a Passo
Passaporte de Emergência
A Polícia Federal garantiu que tem alguns passaportes de emergência em alguns de seus postos especializados, mas ter viagem marcada ou passagem comprada não é base para solicitação de emergência. Para tirar um passaporte de emergência você precisa provar que necessita do passaporte para casos específicos. Veja instruções da Polícia Federal:
“O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, nas hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.
* Seguindo orientações internacionais, NÃO DEVE SER EXPEDIDO PARA FINS DE TURISMO, neste caso o correto é requerer PROCEDIMENTO DE ENTREGA URGENTE.
Se você estiver em alguma dessas situações, tem direito a requerer passaporte de emergência, que tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento.”
Procedimento de Entrega Urgente
Para quem não qualifica para o Passaporte de Emergência, existe uma outra opção para quem precisa do passaporte com urgência. É o “Procedimento de Entrega Urgente” que é uma taxa extra paga de R$ 77,17 através de uma guia de recolhimento da união (GRU) que pode ser solicitada no posto onde você fez o pedido do seu passaporte. Esta taxa é cobrada além da taxa normal de R$ 257,25. Mas atenção, com todos esses atrasos, os prazos estão longos e alguns não foram respeitados nas últimas semanas.
E aí? Isto interfere com seus planos de viagem? Alguém com problema para emitir o passaporte?
Nossa!!E se agente estiver de passagem marcada?
Ja estou de passagem comprada para dia 26/10/2916 o que eu posso fazer
Olha, até 2916 tem muito tempo. Você conseguirá o passaporte.
Estou com viagem marcada e tudo comprado (passagens aéreas, hospedagens, passeios, seguro viagem, etc) para embarcar no dia 10/11. O agendamento mais próximos que consegui na Policia Federal foi em 01/11, ou seja, estou com o prazo super apertado. A previsão de agora, mês de outubro, para entrega regular do passaporte está em torno de 20 dias. Liguei no setor de atendimento de passaportes da PF e me informaram que as solicitações de “Procedimento de Entrega Urgente” estão demorando cerca de 5 a 7 dias úteis para liberação do passaporte – e que mais para frente, em novembro, esse prazo pode diminuir. A atendente me aconselhou a levar os bilhetes da passagem aérea e a carta do festival de cinema para onde estou indo como convidada como forma de realmente aprovarem que meu passaporte entrasse na categoria de “Procedimento de Entrega Urgente”. Uma dica para quem é de São Paulo é tentar agendar na PF da Lapa, onde é a Superintendência Geral, principal posto de atendimento.
Olá Mariani,
Você conseguiu receber o passaporte em tempo?
Estou dando entrada na emissão do meu passaporte, fiz o pagamento da taxa hoje e agora estou aguardando confirmarem o pagamento para agendar. Pretendo viajar no dia 22/12. Será que da tempo?? Ainda não comprei as passagens com medo de não receber em tempo o passaporte. Mais alguma dica?
Desde já obrigado pela atenção.
RIP, Mariani!
[…] os jornais apuraram. Mas as notícias não são animadoras, já que esse ano já tivemos vários problemas com a entrega de passaportes por conta de falhas no equipamento da Casa da Moeda, o que gerou atrasos de até quase 2 meses na entrega do passaporte e só tivemos posicionamento […]