Para quem precisa emitir ou renovar o passaporte para viajar nos próximos meses é bom ficar atento. Desde ontem diversas notícias sobre um possível atraso na entrega dos passaportes começaram a ser veiculadas nas mídias.
A Globonews informou que a produção de passaportes na Casa da Moeda parou desde quarta-feira passada, 7 de dezembro, por conta de falta de recebimento de pagamento.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Já a Folha de São Paulo diz que a produção não parou, mas que os passaportes não estão sendo entregues pra Polícia Federal, porque a Casa da Moeda está esperando a assinatura da renovação do contrato.
Como nem a Polícia Federal e nem a Casa da Moeda se pronunciaram oficialmente(eles normalmente mandam press releases informando) ainda não dá pra saber ao certo o que está acontecendo, a não ser o que os jornais apuraram. Mas as notícias não são animadoras, já que esse ano já tivemos vários problemas com a entrega de passaportes por conta de falhas no equipamento da Casa da Moeda, o que gerou atrasos de até quase 2 meses na entrega do passaporte e só tivemos posicionamento oficial quando já era tarde demais.
O que é importante saber?
A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente, mas quem precisa de passaporte nas próximas semanas deve se precaver. O prazo para entrega de passaportes é de em média 6 dias úteis e se a Polícia Federal não receber mais passaportes, é provável que a entrega comece a acontecer com atrasos.
Para emitir um passaporte é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. Uma opção para quem já está com viagem marcada e precisa do passaporte com urgência é pedir o passaporte de emergência, que tem prazo é inferior a 6 dias úteis e custa R$334,42.
Continuaremos a monitorar a situação e vamos atualizando esse post com as novas notícias que forem chegando.