Os cânions do Rio Grande do Sul, são únicos, diferentes de outros pelo mundo, que quase sempre são desprovidos de vegetação e com muito pouco verde.
Os cânions gaúchos se localizam no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, junto à divisa com Santa Catarina, onde os campos de cima da serra terminam abruptamente, em desníveis que chegam a quase 1000 metros de altura.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Estes incríveis acidentes geográficos (onde parece que a terra foi cortada) fazem a divisa natural dos estados, onde a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul e a inferior para Santa Catarina.
Confira os 3 cânions mais instigantes do Rio Grande do Sul:
Cânion Monte Negro
Localizado no município de São José dos Ausentes, o Cânion Monte Negro se localiza ao lado do pico de mesmo nome, ponto maios alto do estado, com 1403 m de altitude. Em dias de boa visibilidade é possível avistar o litoral.
Como chegar no Cânion Monte Negro
O Cânion Monte Negro fica a fica a 43 km do centro da cidade, por estrada de terra, com acesso pela estrada municipal do Silveira. É possível chegar de carro a 1 km de distância do cânion, a partir daí é só fazer uma pequena caminhada.
O acesso é gratuito e não depende de guia.
Mais sobre São José dos Ausentes
Cânion Itaimbezinho
Localizado no município de Cambará do Sul, é o cânion brasileiro que mais chama a atenção, devido a verticalidade de seus abismos paralelos, formando fendas gigantescas, parecendo um enorme rachadura na terra.
Seus penhascos chegam a 700 m de altura na parte mais profunda e o cânion tem 5,8 km de extensão e uma largura máxima de 2 km.
A Cachoeira das Andorinhas e a Cascata Véu da Noiva se destacam entre os paredões do Itaimbezinho.
Como chegar no Cânion Itaimbezinho
O Itaimbezinho se encontra no Parque Nacional de Aparados da Serra e o acesso é pela RS-427, a 19 km da cidade de Cambará do Sul – RS, e 23 km por Praia Grande – SC, pela bela Serra do Faxinal (SC-290).
Mais sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho
Cânion Fortaleza
Também em Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, é o maior de todos os cânions brasileiros, com 7,5 km de extensão e 900 m de altura em seu ponto mais alto, porém seus paredões são mais abertos e menos verticais.
Como chegar no Cânion Fortaleza
O acesso é feito pela CS-012, são 22 km pela estrada que dá continuidade na avenida principal da cidade e conta com asfalto em boa parte do percurso.
A partir do ponto onde é possível estacionar o carro se segue a pé por uma das 3 trilhas do parque: Trilha do Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km).
O acesso é gratuito e não depende de guia.
Mais sobre as trilhas do Cânion Fortaleza aqui.
Leia os posts do Rio Grande do Sul no Viagens e Caminhos.
O post ficou muito bom!
Obrigado pelo espaço, galera do Aprendiz! Muito legal poder escrever em um blog conceituado.
Um grande abraço!
Galera, estou indo p Cambará em Janeiro 2, com Certeza irei conhecer os canions. Vocês teria alguma pousada / hotel para indicar? E quais trilhas / passeios é necessario contratar um guia?
Abraço!
O tema ficou bom mas faltou kilometragem da capital e um ou dois locais para refeição com valores medios no mais tudo bom