No mapa, Praga parece pequena. Mas uma vez lá, você se dá conta de que a cidade é inesgotável. Então aqui temos uma lista para você saber o que fazer em Praga. Talvez esse seja um sentimento comum quando gostamos muito de algum lugar né? Na teoria, na hora de reservar tudo, planejar o roteiro, temos até a impressão de que vamos ficar tempo suficiente, ou ainda teremos tempo de sobra. Mas aí, você chega no destino… e percebe que precisaria morar lá um tempo pra descobrir todos os cantos!
Mas vou deixar a divagação de lado e listar aqui alguns dos pontos icônicos de Praga – aqueles que quando você vê te fazem pensar “e não é que estou aqui mesmo?”
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Leia também:
- Castelo de Praga
- Praga de Franz Kafka
- Gastronomia e restaurantes em Praga
- Dicas práticas para planejar a viagem a Praga
Ponte Carlos (Karlův most)
A ponte mais famosa da cidade, que conecta a cidade antiga (lado direito do mapa) com o distrito do castelo (lado esquerdo do mapa – você provavelmente vai atravessá-la pra ir até o Castelo de Praga) tem pouco mais de meio quilômetro e faz você se sentir como se estivesse na Idade Média (principalmente se você parar no meio dela e olhar pro sentido do Castelo), isso porque a estrutura de pedras que foi construída na metade do século 14 está lá, firme e forte, até hoje.
Já as estátuas que decoram os dois lados por todo percurso foram adicionadas no século 18, com exceção da talvez mais famosa delas, adicionada em 1683: você vai perceber que algumas pessoas tocam na base, diz que traz sorte (há uma história macabra por trás dessa superstição: o homem da estátua foi morto pelo então rei 300 anos antes, e seu corpo jogado da ponte. Algumas pessoas dizem ter visto o espírito saindo do seu corpo nesse momento).
Passamos na ponte várias vezes, em horários diferentes. Durante o dia você vai encontrar vários artistas vendendo seus trabalhos (compre com confiança, eles são autorizados a vender ali), mas a noite o clima fica, desculpem o trocadilho, dark. Sério, parece que e meio mal assombrado, já que a escuridão da ponte contrasta com o castelo iluminado lá em cima. É interessante, minha dica é passar por lá em diferentes horários do dia.
Nas duas pontas da ponte existem duas torres, que servem como “entrada” e são tão imponentes quanto a ponte em si.
Dica: na extremidade direita da ponte, siga reto e ande na Karlova, uma rua estreita e curta, mas cheia de lojas super fofas.
Praça Venceslau (Václavské náměstí)
Apesar de ser uma praça no nome, eu considero a Praça Venceslau na verdade um boulevard – um jardim que fica bem no meio de uma longa avenida. Pelo que eu li, a praça é o coração da cidade no sentido de ser palco de comemorações – pra onde todo mundo vai pra protestar ou pra celebras grandes acontecimentos, como a queda do comunismo em 1989.
O destaque da praça fica em um das suas pontas: o monumento dedicado a S. Venceslau e, logo atrás dele, o Museu Nacional (não visitamos, mas ele abriga coleções de mineralogia e arqueologia).
Ficamos pouco tempor por lá, mas percebemos várias lojas de souvenirs e restaurantes ao logo de todo boulevard.
Teatro Nacional (Národní divadlo)
Infelizmente não tenho fotos do Teatro Nacional, pois a fachada estava em obras e ele estava fechado nos dias que estávamos na cidade. O prédio que é um dos orgulhos da cidade foi construído na metade do século 19 e fica ás margens do rio Vltava – certamente você vai passar na frente em algum momento do passeio.
Prédio dançante (Tančící dům)
Projetado por Frank Gehry,esse prédio tem vários apelidos, como “prédio bêbado” e “Fred e Ginger” – mas a verdade é que o arquiteto queria que a fachada parecesse duas pessoas dançando. Eu acho que parece e gosto muito, mas esse tipo de projeto é sempre polêmico principalmente em cidades históricas como Praga. Geralmente as pessoas olham torto para qualquer interpretação de arquitetura moderna, mas eu acho o resultado particularmente impressionante.
O prédio não está aberto para visitas e não há nada especial lá dentro – a atração é o exterior mesmo. Logo em frente tem uma ponte, locação perfeita para um série de fotos!
Bairro judeu (Josefov)
O Josefov fica coladinho na cidade antiga, e apesar de ter algumas atrações que podem ser visitadas (nós não entramos em nenhuma), andar ali pelas ruas já e um programinha bem bacana. A rua principal chama-se Pařížská e como o nome sugere, dá mesmo a impressão que você está caminhando por uma rua chique de Paris. Ela é super bem conservada e recheada de lojas de marcas chiques, mas tente sair dela e andar por suas redondezas. Muita gente visita o antigo cemitério judeu e também as sinagogas.
Praça da cidade antiga (Staroměstské náměstí)
Como tem coisa pra ver aqui! A praça é grande, sempre lotada, e a maior concentração de pessoas é em frente ao lindíssimo relógio astronômico. Uma curiosidade, bem macabra: as autoridades da época mandaram cegar a pessoa que projetou e fez o relógio. Gostaram tanto dele que acharam que essa era a única maneira de impedir o cara de fazer uma reprodução. Pois é…
Ele é realmente lindo, e a gente fica querendo tirar milhares de fotografias – de hora em hora acontece um pequeno ritual, que junta ainda mais curiosos na frente dele.
A praça é rodeada de muitos de prédios, monumentos, palacetes e igrejas cheios de história e de arquitetura contrastante – do rococó ao gótico – ou seja, quem quiser e tiver tempo pode se dedicar a investigar cada um desses lugares individualmente. É muita coisa pra absorver, pra aprender, pra fotografar! Nós preferimos escolher um dos cafés ali (por mais que soe uma tremenda roubada escolher um café/restaurante em um dos lugares mais turísticos da cidade, não fomos “extorquidos”) pra ficar olhando o movimento e decidir pra onde iríamos depois.
É bacana também caminhar pelas redondezas da praça, tanto para leste (sentido Praça da República, ou melhor Náměstí Republiky), ou para oeste, em direção ao rio. Muitos museus, praças menores, outros tantos palácios, lojas….
Loreto (Loreta)
A igreja de Loreto fica próxima ao Castelo de Praga – saindo do castelo, basta seguir sempre reto até chegar na Loretánské náměstí. De arquitetura barroca, a igreja é famosa pelos afrescos e também por ter sido um dos mais importantes centros de peregrinação cristã do Reino da Boemia. Fiquei com bastante vontade de entrar, mas como já tínhamos andado bastante pelo Castelo e demos uma desanimada quando vimos que era pago (130 coroas por pessoa), deixamos para uma próxima.
Acho esse guia uma boa base pra você planejar a visita a Praga. O negócio é andar muito e desenvolver seu próprio roteiro, mas acredito que esses pontos são essenciais, a cara da cidade!
Vou adorar saber que outros lugares que você visitou ou pretende visitar que não estão na lista – comentários são bem vindos, sempre!
Sensacional, como sempre! Já queria ir, agora então, ai ai.
valeu Tina!!! bjao
Praga esta na minha lista faz tempo – fui a Budapeste e disseram que eh super parecida com Praga; como achei Budapeste linda, tenho certeza de que vou amar Praga tambem.
Me disseram que os precos estao bem inflacionados por la, o que voce achou? No inicio dos anos 00 os ingleses iam pra lah pra fazer noitada, porque cerveja era mega barata…
nao achei inflacionado nao Chris, muito pelo contrario, achei td bem razoavel e ate barato!!! vou falar de valores no post de comida e souvenirs
Eu preciso voltar a Praga, e lendo este post tive mais certeza disso. Fui lá depois de Viena e Budapeste, e como amei muito Budapeste fiquei como uma chata comparando mentalmente uma com a outra.Fui com minha mãe e uma amiga mas na próxima quero ir com o marido. Lembro de termos ido num restaurante numa espécie de ilha, bem bacana. E num local que era tipo um castelo(que não é o Castelo a que vc se refere) bem em cima de um morro, andamos no meio de um floresta, e a entrada desse morro é mais afastada. bjs!
Lili, eu ainda nao conheco budapeste, mas conheci Viena depois de ter ido a Praga e achei Viena bem sem graca….. adorei isso do lugar afastado q vc foi!!!! e a ilha, sim, muitos restaurantes bons por la!!!
Oi, Helô. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
oba! valeu Nat!
Heloisa, taaaalvez a gente dê um pulo curto à Europa no meio do ano. Berlim e Praga seriam os destinos da vez, caso tudo se confirme. Muita coisa aind deve rolar daqui pra lá, mas se tudo der certo, esse post vai ser nosso primeiro guia. 🙂 Adorei!
Beijos
Rita
ai Rita, q legal ler isso viu? vou torcer pra sair essa viagem!
Oi Heloísa! Vou a Praga em março, você tem alguma dica de hotel? Ou a melhor localização para ficarmos? Muito obrigada, adorei o post!!!
Oi Franciele! Já postei aqui o hotel que me hospedei, olha aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2012/11/29/praga-boat-hotel-matylda/ eu adorei! quanto a localizacao: tente ficar perto da praca do relogio astronomico, ou perto da praca wenceslau… por ali vc faz tudo a pé!
Praga tá na listinha faz tempo 🙂
Gostei muito do post parece que estou revivendo a minha viagem, senti falta das sinagogas que säo lindas e do teatro, na época que fui assistimos um balé russo. Näo gostastes de Vienna? eu adorei, fiquei perdida nos chai lattes por lá.
Seguindo na direcao sul(vendo o mapa) pela beira do rio, apos passar pelo predio dancante que voce comentou, tem um local bem bacana onde vc vai ver uma enorme basilica que fica ao lado de um enorme jardim. Vale a pena conhecer pois a vista e linda.
Ps: se for a pe esteja preparado pra uma boa caminhada subindo ate la.
obrigada pela dica, André!
[…] Muitas coisas em Praga tem o nome Charles, por causa do rei com esse nome que governou a Bohemia e também foi Imperador do Sacro Império Romano – ou seja, o cara era fodão. Com isso, a Praga do tempo dele (de 1346 a 1378) enriqueceu e se tornou importante politicamente. Entre as construções com seu nome, a Charles Bridge, ponte que cruza o rio Moldava, é uma atração imperdível. Ela liga a região do Castelo à Old Town, uma construção de pedra, decorada com 30 estátuas. A ponte, além de linda, dá uma vista maravilhosa da cidade e rende ótimas fotos. Durante o dia, artistas de rua se reunem ali. Já à noite, a ponte tem um ar misterioso, meio de filme de terror. […]
Valeu, muitíssimo obrigada por essas dicas que valem ouro…Estou indo a Praga mesque vem, e só de ler o que você postou juntamente com as fotos, estou animadíssima…Beijos
Praga é realmente sensacional. Entrei na página para saber se havia algum lugar que eu precisava visitar. Esses pontos devem estar no roteiro de Praga. Conheço todos, mas não canso de passar por eles. Vou pela terceira vez à esta cidade. Duas vezes fui no inverno, passei um réveillon e agora vou no verão e passar meu aniversário com amigos, pois, além de ser bela a cidade, tem baladas e cervejas deliciosas, para quem aprecia!
Quero ir novamente em Praga, mas dessa vez quero visitar a Igreja do Menino Jesus de Praga,
muito interessante a história e os milagres vêm pessoas do mundo todo vizitar essa igreja.
Praga como um todo é espetacular! Estivemos no início da primavera.
E o passeio noturno de barco é imperdível entre tantos outros!
Adorei as dicas,estou indo daqui duas semanas.
Fiquei sabendo q as coisas la sao bem baratas,alguma dica d compras??
aí depende do q vc quer comprar! nao é exatamente um destino de compras, tem lojas de rede como a maioria das cidades europeias, mas nesse caso nao tem muita diferenca de preco.
curiosamente ninguém fala do mercenarismo, do antisemitismo e dos palestinos que tomaram conta…
eu passei 4 dias na cidade, estava lá de turismo, e não notei isso. Você pode expor seu ponto de vista, mas por favor nos poupe do seu preconceito. Vc fala de antisemitismo e na mesma frase coloca ‘os palestinos que tomaram conta’. qual é o problema com os palestinos?
Visitei Praga há dois anos e revivi cada momento lendo seu post.
Como dica, sugiro também a visita ao Parque Petrin. Lugar lindo que tem várias atrações, como uma réplica da Torre Eiffel, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade; casa de espelhos e um roseiral lindo!!! É fácil de chegar de metrô.
Lugar maravilhoso e ótimo para comprar cristais! Comprei acessórios lindos! Achei muito frio lá e olha que fui em setembro. Achei bem barato comer e beber, comparado aos meus outros destinos que eram em Euro e Forints. Quero voltar!
É um lugar para sempre voltar…
Maravilhoso lindo mágico tudo é belo
Tem uma cervejaria que data de 1499 chamada U Fleku muito típica e com comidas gostosas sem falar nas cervejas
Oi Marcelo! Sim, nós mencionamos essa cervejaria no post que fiz sobre gastronomia e dicas de restaurante!
Gostei de Praga, aguçou minha curiosidade em conhecer o local. O site de vcs é ótimo, porém, deixa a desejar, na medida em que não informa preços atuais convertidos em reais, melhor preço de passagem e estadias de hotéis ou pousadas se houver. Como chegar até lá parindo de cidades brasileiras, no caso eu moro no Rio de janeiro, no mais, parabéns pelas informações.
.
Acimael, esse é um blog que conta experiências pessoais, e não um portal – não temos como colocar preços atualizados de voos e despesas!
Ótimas dicas. Estou viajando para Praga em Junho próximo. Valeu. Obrigada
Olá Heloisa, fantásticas as tuas dicas.
Estou indo para a Alemanha dia 16 de Maio, seguindo para Praga. Tinha em mente comprar um guia porém as dicas que vc dá são sensacionais.
Certeza vou adorar Praga!
Um grande abraço e obrigada.
que ótimo! obrigada e boa viagem!
Próximo destino leste europeu! E este blog está ajudando muito no planejamento. Vamos seguir suas dicas e qdo voltar contarei nossa experiência. Obrigada!
Oi Heloísa! Parabéns pelo blog! Acompanho vcs pelo facebook. Estou de férias na Europa, acabei de chegar e vou passar a semana com parentes que vivem em Berlim. Em seguida vou à Praga onde passearei sozinha. Vc tem alguma indicação de empresas que fazem dessas excursões a pé como vemos em Londres ou Berlim? Não precisa ser gratuito, apesar de em Berlim ter 2 boas que são gratuitas. Eu só vou ficar 2 dias e meio e achei q um tour guiado a pé seria bom. Andando por conta própria muita vezes a gente passa em frente a coisas interessantes mas que não são turísticas e segue sem nem saber…
Abraços!
Rosane
Oi Rosane! eu nao tenho nenhuma indicacao pessoal, nao utilizei o servico de ninguem, entao prefiro nao fazer recomendacoes!
Oi Heloisa, muito bom seu relato!
Em abril vou a Praga e Budapeste e estou fazendo várias pesquisas sobre…
Li por aí que precisa-se ter cuidado nos restaurantes para não ser ludibriado! Alguma dica especial de restaurante mais “confiável” neste sentido?
Bjs.,
Oi Elis – olha, eu nao senti em nenhum momento que poderia estar sendo enganada nos restaurantes. Adorei todos os que fui, tem um post aqui ó: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2013/01/30/o-que-comer-em-praga/
Oi, Heloísa. Irei a Praga em novembro, inicialmente penso em Praga, Busapeste e Istambul nessa ordem. Fico em dúvida entre Istambul ou outra cidade do leste europeu, vc me indicaria alguma? Ano passado estive em Londres com o seu guia e foram três dias simplesmente fantásticos, roteiro super redondinho. Andei a cidade inteira com ele não mão, seguindo 3 dias do seu roteiro. Você me indica algum roteiro tão bom quanto o seu para Praga e Bufapeste para iniciantes?
Oi Isia! Tudo bem? Nossa, obrigada, fico muito contente com o seu comentario. Bom, eu nao conhece Budapeste nem Istambul, mas a Claudia ja foi pra Istambul e amou, os posts dela estao aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/categoria/destinos/europa/turquia/istambul/
Acho que voce poderia considerar Viena e Bratilasva tambem. O trio Praga, Viena e Budapeste funciona tambem pois estao muito pertinho uma da outra! E Bratilasva vc pode fazer um bate e volta de 1 dia a partir de Viena, aqui eu explico como: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2013/02/17/um-dia-em-bratislava/ Eu infelimente nao conheco nenhum guia redondinho desses lugares, mas acho que vc consegue se virar bem com as infos achadas nos blogs! Beijo grande
Bom dia… Estive no Leste Europeu em 2009… Fiquei 30 dias fazendo estágio em um Hospital em Budapeste! Conheci Praga e ler as dicas dessa página, fizeram-me voltar lá e reviver tudo, com mta saudade e e felicidade!!!
Bjs e parabéns pelo site!!!
Foi a realização de um sonho estar em Praga depois de ter visto as fotos de um passeio por la de um amigo!
Cada ponto citado na matéria é espetacular.
Fomos no inverno…. Charmoso demais.
Nao nos cansamos de andar.
E certamente quero voltar com muito mais tempo e conhecer muito mais.
Adorei conhecer Praga. É uma cidade linda, dá para caminhar muito e não se cansar, porque vale a pena, tudo é muito interessante. Visitei no início de 2015, prefiro ir à Europa no inverno.
Vou a Praga em Outubro e estou pesquisando dicas. Você disse que no prédio dançante: Dancing House, não há nada de interessante dentro! Mas ele é um hotel e com uma bela vista da cidade!!! É possível reservar pelo booking 😉
legal!
Praga é uma das capitais mais bonitas da Europa, lindo post. Vou começar brevemente a escrever sobre Praga lá no meu site, passe por lá também. Boas Viagens
Queria saber quais países posso ir , tendo como roteiro Praga. (Quantos dias seria interessante ficar (