A cidade de Lille fica no norte da França, próximo a fronteira com a Bélgica e de fácil acesso a partir de Londres – o Eurostar que faz Londres-Paris muitas vezes para lá. Por causa disso, resolvemos passar um final de semana na cidade (fomos sábado de manhã e voltamos domingo a noite). Achei que deu tempo de passear e conhecer as atrações principais (inclusive o Museu La Piscine no município vizinho de Roubaix, que ganhou um post inteiramente dedicado a ele, clique aqui).
Aqui está uma lista do que fizemos/visitamos nesse fim de semana, para quem pretende conhecer a cidade:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Centro da cidade
O centro de Lille é cheio de praças, igrejas e outras construções com fachadas lindíssimas (como a Opéra e a Chambre de Commerce et D’Industrie), que vão deixar os amantes de arquitetura encantados. Muitas das ruas são fechadas para pedestres, e em dias quentes os restaurantes e cafés colocam as mesinhas no lado de fora. Na Place Du Général-De-Gaulle (mais conhecida como Grand Place) existem vários lugares para sentar e comer ou tomar um café. Nessa mesma praça está a Vieille Bourse, uma construção que compreende várias casas – você pode entrar no jardim interno, no fim de semana da nossa visita estava rolando uma espécie de mercado de pulgas por ali.
Rue Esquermoise e Rue Basse
Essas duas ruas estão entre a Grand Place a a região de Vieux Lille. A gente acabou andando por elas várias vezes, seja para escolher um café ou restaurante ou apenas para ver o movimento, já que ambas tem várias lojas legais. Uma sugestão é subir a Rue Esquermoise a partir da Grand Place e entrar a direita na Rue Basse, que mais pra frente vai mudar de nome e virar Rue de La Monnaie – essa rua e suas travessas em Vieux Lille são uma graça e escondem casas com fachadas e varandas de ferro super trabalhadas, sem contar outras atrações da cidade.
Pâtisserie Méert
A casa de doces mais antiga de Lille fica na Rue Esquermoise, e mesmo quem não é muito em chegado em doce vai ficar encantado com a vitrine! De um lado, uma loja dedicada a vários doces, como só os franceses sabem fazer, e do outro lado um espaço dedicado a chocolate. A Méert tem também uma casa de chá e um restaurante (confira os horários de funcionamento no site).
Vieux Lille
A parte antiga de Lille é uma graça! Caso você tenha apenas algumas horas na cidade, é la que você deve passear. São dezenas de ruelas e pracinhas, e não tem como não fotografar fachadas e mais fachadas – principalmente na Rue Royale. A Rue de Monnaie (continuação da Rue Basse, mencionada anteriormente) é também muito legal e cheia de gente, assim como a Place Louise-de-Bettignies e a Place aux Oignons – pare em alguma delas para descansar as pernas, se referescar e observar o movimento.
Musée de l’Hospice Comtesse
Entramos nesse museu por acaso, e que ótima surpresa! Fica na Rue Monnaie e o prédio foi construído originalmente em 1237 (!!!) mas ja passou por muitas reformas. Ali fica uma coleção de arte bastante eclética, que engloba peças de cerâmica, quadros, objetos e mobiliário. Todas as informações, como horário de funcionamento e valor do ingresso podem ser vistas no site do museu.
Bois de Boulogne e Citadelle
O Bois de Boulogne é a principal área verde da cidade (e acho que também a maior), lá dentro funciona o zoológico, mas a principal atração do parque é a Citadelle. Uma construção de 1670, uma espécie de forte que ainda hoje abriga o exército. Só pode ser visitada com tour guiados (mande email para contact@lilletourism.com).
Palais des Beaux-Arts
Não imaginava que uma cidade pequena como Lille pudesee ter um museu tão grande e tão bonito. O prédio em si já desponta na cidade (fica na Place de la République), e lá dentro não tem como não ficar boquiaberto com a coleção (a coleção de quadros é menor apenas que a do Museu do Louvre, para vocês terem uma ideia da grandiosidade!). Tem de Renascimento a obras mais modernas do século 20. Isso sem falar do belíssimo salão de esculturas e das cerâmicas. Todas as informações, como horário de funcionamento e valor do ingresso podem ser vistas no site do museu.
Igrejas
Como toda cidade europeia, Lille está cheia de igrejas antigas, cheias de história e super bonitas. Algumas para você marcar no mapa: Église du Sacré-Coeur (57 Rue Solferino), Église St-Maurice com seus lindos vitrais (19 Parvis Saint-Maurice), Cathédrale Notre-Dame-de-la-Treille que tem tambem uma coleção de arte sacra contemporânea (Place Gilleson), Église Sainte-Catherine (14 Terrasse Ste-Catherine), Église Saint-Étienne (47 Rue de l’Hôpital-Militaire).
Estátua P’tit-Quinquin e Quai du Wault
A estátua da rendeira ninando seu bebê fica na ponta sul de outra área verde da cidade (Square Foch e Square Dutilleul) – caminhe para a ponta norte até chegar no Quai du Wault, uma espécie de marina – espaço bacana para fazer um pic-nic e descansar um pouco junto aos locais.
Maison Natale Charles de Gaulle
Herói da Sugunda Guerra Mundial e presidente da França entre 1959 e 1969, Charles de Gaulle nasceu de Lille e é o cidadão mais famoso da cidade. A casa onde ele nasceu está aberta opara visitação, e os ambientes reproduzem os costumes da época. Bem bacana para quem gosta de história. Todas as informações, como horário de funcionamento e valor do ingresso podem ser vistas no site oficial.
***
- Vídeo com os melhores momentos da viagem:
- Para quem pretende visitar as atrações pagas, vale a pena dar uma olhada no City Pass, disponível versão 24 horas, 48 horas e 72 horas – inclue tambem acesso ao metrô e alguns museus nos arredores da cidade, como o La Piscine. Mais informações: www.lilletourism.com/info-1-0-485-gb.html (nós visitamos as atrações pagas com o City Pass de 24 horas, cortesia do Lille Tourism).
Achei muito legal. Pois as pessoas pensam em ir a Paris e já conhecem a França. Já estudei lá e conheci muitas cidades pequenas mas com muita informação cultural. Vale a pena conhecer o interior de outros países.
Você mora no Brasil? Meu filho está indo para lá estudar e me convidou para visitá lo quando estiver lá me sinto insegura pois não sei falar inglês nem francês o que você pode me dizer será que é muito difícil para mim?
Nao, moro em Londres. Vc deve ir sim, nao deixe isso ser uma barreira!
Muito lindo.
Moro atualmente em Lille e posso dizer que é uma cidade encantadora. Além de ter várias opções para se fazer e conhecer, é também uma cidade bem importante para quem está fazendo um mochilão pela Europa, pois de Lille você consegue ir para quase todos os principais lugares Europeus. Fazer em breve uma série em meu blog falando de algumas cidades pouco conhecidas da Europa e também das grandes cidades. =D
ADOREI Lille. Lugar lindo, cheio de histórias
Linda! Tô pensando em estudar na França e Lille é uma de minhas opções…