Bilbao, uma das cidades mais conhecidas do País Basco (região no norte da Espanha), é uma ótima cidade para usar como base para explorar o restante da região, assim como cidades em regiões vizinhas. É pequena, portanto fácil de explorar em um fim de semana batendo perna. Os moradores são amigáveis, o clima estava bom (fim de abril) e não tivemos problemas com o idioma (todo mundo fala basco e espanhol). Além disso, apreciamos a culinária local e comemos os deliciosos pintxos todos os dias (várias vezes ao dia, admito!).
O aeroporto de Bilbao é ótimo e pequeno, e um ônibus circular faz a conexão com o centro da cidade (não tem como errar, saindo do desembarque, vá para a ponta direita do aeroporto).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Vamos então as dicas do que fazer na cidade?
O que fazer em Bilbao
Guggenheim
Não sei como era o turismo em Bilbao antes do Guggenheim. Mas o museu, cujo prédio foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry (o mesmo que desenhou os prédios dançantes de Praga, sobre os quais falei aqui), é hoje símbolo máximo da cidade e eu senti que ele carrega nas costas o mérito pela fama de Bilbao hoje em dia. Avistamos o museu logo na chegada, de dentro do ônibus que conecta o aeroporto com o centro. E assim que passamos perto dele já ficamos impressionados com seu tamanho.
O prédio, acho eu, é mais famoso do que a coleção que ele abriga. Lá dentro você verá exposições temporárias de arte moderna. Mas, mesmo quem prefere arte mais tradicional e torce o nariz para o trabalho de artistas como Ernesto Neto (que estava expondo lá quando fui, muitas instalações lindíssimas) e Jeff Koons, vai gostar de explorar o Guggenheim por dentro. Isso porque a parte interna é tão interessante quanto a externa, cheia de curvas e níveis e areas abertas, da onde e possível avistar o museu inteiro. Há um vão central que ‘conecta’ todos os andares.
Outra coisa muito bacana sobre o Guggenheim e seu entorno. A praça com o café/lanchonete logo em frente e as várias esculturas ao ao livre. Não tem como não se apaixonar pelo cachorro gigante todinho florido!
Vou cometer o pecado máximo dos blogueiros de viagem e falar que o Museu Guggenheim é parada obrigatória para quem vai a Bilbao.
Informações práticas:
- Endereço: Avenida Abandoibarra, 2 – 48009
- Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 20h (fecha 25/12 e 01/01)
- Ingresso: 13 euros (dica: compre o ingresso com antecedência pelo site para evitar as filas na porta)
- Site oficial: www.guggenheim-bilbao.es
Casco Viejo
A parte antiga de Bilbao foi nosso destino para curtir o anoitecer todos os dias. O bairro, que data do século 14, é formado por ruas e vielas com casas coloridas, restaurantes, lojas de souvenirs, ateliers de artistas e artesãos, igrejas e pracinhas. Apesr de concentrar algumas atrações, como o Museo Vasco, o Mercado de la Ribera (mercado de comida) e a Catedral de Santiago, o mais legal é caminhar por ali sem rumo. Não tem como se perder, pois o Casco Viejo fica na beira do rio, o que sempre dá uma ótima noção de localização.
Pra mim, a melhor dica é terminar o dia na Plaza Nueva e ir comendo pintxos (a ‘comida em miniatura’ características do País Basco, geralmente os ingredientes são montados em cima de uma fatia de baguete) nos vários bares dali. Cada pintxo custa em torno de 2,50/3 euros, mas muitos bares oferecem promoções do tipo ‘3 pintxos e uma cerveja por 5 euros’.
Museo de Bellas Artes
Um museu mais tradicional, e muito lindo (estava vazio quando visitamos!). Abriga obras de artistas espanhóis bem conhecidos como El Greco eVelázquez, mas tambem muita coisa de artistas do País Basco. Minha dica é ir lá logo depois de visitar o Guggenheim, para ter um dia completamente artístico!
O Bella Artes fica no Parque Doña Casilda, uma área verde bem no meio da cidade que deve ser muito bem aproveitada pelos locais. Se você tem tempo, dê uma caminhada por ali também.
Informações práticas:
- Endereço: Museo Plaza, 2 – 48009
- Horário de funcionamento: todos os dias exceto terça feira, das 10 às 20h (fecha 25/12, 01/01 e 06/01)
- Ingresso: 7 euros (gratuito às quartas feiras)
- Site oficial: www.museobilbao.com
Gran Via
Pra quem não consegue deixar as comprinhas de lado mesmo quando viaja a uma cidade pequena como Bilbao, a pedida é a Gran Via, principal avenida da cidade. Ela inteirinha, desde a Plaza del Sagrado Corazón até a Plaza Circular (já bem perto do rio), assim com algumas ruas adjacentes, é lotada de lojas de todos os tipos. Desde Zara até as luxuosas, e também as lojas de departamento, como a famosa El Corte Inglés.
Atenção: a maioria das lojas está fechada aos domingos, então programe-se com antecedência para não dar com a cara na porta.
Rio Nervión
O rio que corta Bilbao é presença marcante na paisagem, e notei que os locais aproveitam muito ‘a baira do rio’ para correr, andar de bicicleta, encontrar com amigos ou simplesmente caminhar pensando na vida. Andamos muito por ali pois nosso hotel estava bem na frente do rio, então sempre que íamos em direção ao Casco Viejo ou ao Guggenhein, era pelo ‘calçadão’.
Acho essa caminhada uma boa pedida pra quem está apenas de passagem por Bilbao – dá pra ter uma ótima noção do contraste entre a ‘cidade nova’ (Guggenheim e seu entorno) e a cidade antiga (Casco Viejo).
Funicular de Artxanda
O passeio que te dá a oportunidade de ver Bilbao do alto ganhou post próprio. Clique aqui para ler.
Fotos de Bilbao postadas no Instagram:
¡Hola Heloísa! Estuve leyendo tus impresiones de Bilbao y me parece que hay un error. Bilbao no es capital del País Vasco. La capital del País Vasco es Vitoria-Gasteiz. Bilbao es la capital de Vizcaya y Donostia capital de Guipúzcoa. Y las tres provincias: Álava, Vizcaya y Guipúzcoa forman el País Vasco. Es verdad que Bilbao es más grande que Vitória-Gasteiz, mas por ahora la capital del País Vasco es Vitoria para tristeza de los bilbaínos. Un abrazo.
Obrigada Marcia, vou consertar o erro!
Hola Helo! To indo pra Bilbao esse fds e o primeiro post que vi foi o seu! 🙂 Obrigada pelas dicas!! xx
eeee! boa viagem Faby!
Oi Heloisa, me chamo Carla sou de Curitiba/PR e estamos montando nosso roteiro de viagem para final do ano (Dez/Jan) vamos ficar 30 dias e queremos conhecer uma parte da Itália (vamos descer em Milão), Espanha e Portugal. Como é inverno, queremos fugir do frio congelante da Europa e por isso estamos pesquisando regiões menos frias… vamos com crianças… e Bilbao foi uma opção
Adorei as dicas !!!
legal, Carla! vc vai gostar : )