Para quem vai viajar para o Egito, um cruzeiro pelo Rio Nilo é um dos passeios mais interessantes. O ideal é planejar sua viagem para que você esteja nas cidades de onde saem os cruzeiros nos dias certos.
Os cruzeiros no Nilo saem de Aswan para Luxor em alguns dias da semana e voltam em outros dias. O nosso saiu de Aswan para Luxor na sexta-feira (cruzeiro de 3 noites) e voltaria de Luxor para Aswan na segunda-feira(cruzeiro de 4 noites). Tem quem inclusive faça ida e volta no barco. Há voos do Cairo para Aswan ou Luxor nas companhias aéreas locais.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como é o Navio desse Cruzeiro
Cheguei em Aswan logo cedo, fiz check in no Radamis II que era o barco que nos levaria até Luxor e conheci o meu guia dessa viagem, o arqueólogo Ayman El Garib, que fez toda a diferença na minha viagem com suas explicações relevantes e dicas sobre melhor horário para visitar e até lugares para fotos incríveis. Além de falar português, Ayman fala espanhol, inglês, árabe e está estudando chinês que ele praticou no barco em diversas ocasiões pois estava cheio de chineses.
Há diversas opções de barcos, dos mais simples ao mais luxuosos. O Radamis II fica num nível intermediário. O barco tem 4 andares
Fiquei numa suíte em uma das pontas do barco que garante uma visão excelente com janelão para apreciar o rio Nilo.
Era bem espaçosa para um cruzeiro e o banheiro compacto mas eficiente. A comida é de buffet, mas com gostinho caseiro e bem variada todos os dias. Tinha sempre opções de carne, frango e vegetarianos. Um buffet de saladas e outro de sobremesas. O último andar tinha um deck com bar e uma piscina pequena e é onde eu passei bastante tempo durante a navegação diurna. No primeiro dia de cruzeiros dormimos já no barco, mas ficamos ancorados em Aswan e haviam várias opções de tours pela cidade.
Reserve o seu cruzeiro no Radamis II pelo Nilo no Booking.com
Outras opções de cruzeiros pelo Nilo muito bem avaliadas:
O que visitar em Aswan
Fui visitar o Obelisco inacabado que é uma pedreira de granito onde um gigantesco obelisco estava sendo esculpido na época faraônica quando, por um defeito na rocha, teve que ser abandonado. Esse era para ser o maior obelisco do Egito, com quase 42 metros e peso de mais de 1 tonelada.
Na volta fiz um passeio de Faluca que é um barco à vela tradicionalmente usado nas águas do Rio Nilo.
Durante o passeio o guia contou muitas histórias, como o do imponente Hotel Old Cataract que pode ser visto do Rio, onde a Agatha Christie se hospedou e inspirou o livro “Morte no Nilo”. O hotel oferece uma suíte com o nome da autora e também de outras figuras ilustres que se hospedaram por lá como Winston Churchill. Depois do passeio tentamos fazer uma visita, mas eles estão fechados para quem não é hóspede.
Ainda tinha opção do passeio ao Povoado Núbio que são originários da região de divisa entre o Egito e o Sudão e se diferenciam dos egípcios porque são negros. Esse povoado, aberto para visitação turística, mostra um pouco da vida e costumes deles. Após o desembarque, monta-se em um camelo para ir até o povoado.
O Lago Nasser é um outro passeio que se pode fazer nessa região. Este é um lago artificial que foi criado quando a barragem de Aswan foi construída.
É curioso saber que quando o lago foi criado, vários templos da região ficaram submersos e os templos que vemos foram todos desmontados através de uma ação que envolveu vários países e posteriormente refeitos em outro ponto mais alto, longe da inundação provocada, a fim de preservar o Patrimônio Histórico.
Passeio imperdível: Templo de Abu Simbel
No dia seguinte acordamos na madrugada para visitar o Templo de Abu Simbel que fica a mais de 3 horas de distância de Aswan de carro. Eu tinha as minhas dúvidas se valeria a pena, porque tivemos que acordar na madrugada, mas foi um dos templos mais impressionantes desta viagem.
O complexo de Abu Simbel é é formado por dois templos: um do faraó Ramsés II, que reinou por mais de 60 anos e foi um dos mais importantes do Egito, e da Rainha Nefertari, que é uma das poucas rainhas que tem um templo dedicado. O templo de Ramsés II foi construído com uma orientação tal, que ao nascer do sol, seus raios entrem e iluminem a sala do santuário. Esse fenômeno acontecia duas vezes ao ano: uma na data do aniversário de Ramsés (21 de fevereiro) e outra na data de sua coroação como faraó (21 de outubro). Mas o templo precisou ser removido nos anos 60 por causa da inundação da região e vários países se reuniram nesse esforço colossal para manter intacto o templo. O templo foi todo remontado em uma parte mais alta e hoje em dia o fenômeno acontece um dia depois das datas originais, nos dias 22 de fevereiro e 22 de outubro, quando a visitação ao templo é ainda mais popular.
Para quem vai passar a noite em Abu Simbel, há um show de luzes e som no templo, mas eu ainda voltaria de carro para Aswan então só o visitei durante o dia.
Como são dos dias de Navegação do Barco
O barco saiu na parte da tarde para navegar rumo a Luxor. Durante a navegação pudemos ver as diferentes paisagens do Rio Nilo que é fonte de toda a vida e produção no Egito e seus povoados. Vez ou outra outro barco passava pelo nosso. Já houve épocas que haviam mais de 200 embarcações ao mesmo tempo no Rio Nilo, fazendo cruzeiros com turistas do mundo todo, mas hoje em dia tem pouco menos de vinte por cento desse total.
A primeira parada do cruzeiro foi na cidade e Templo de Kom Ombo, um conjunto de dois templos simétricos, dedicados ao deuses Sobek e Haroeris (deus Hórus velho). O templo fica bem ao lado do rio Nilo e é o único que é dedicado a dois deuses diferentes. Outra característica única deste templo é uma parede com relevo de procedimentos médicos, onde estão os instrumentos cirúrgicos utilizados pelos egípcios e a cadeira de parto, usada pelas mulheres nobres.
A noite egípcia no barco foi divertidíssima com os colegas de cruzeiro argentinos invadindo a pista de dança, que aconteceu no bar do barco.
Na manhã seguinte, amanhecemos na cidade de Edfu para visitar o Templo de Horus. Fomos até o templo de charrete por uma das regiões mais pobres e sujas que visitamos no Egito, em contraste com um dos templos mais recentes e mais bem conservados, dedicado a um dos principais deuses egípcios.
A Chegada em Luxor
No último dia da viagem chegamos em Luxor, nossa parada final. Saímos bem cedo para fazer o passeio de balão em Luxor e o guia levou minhas malas para fazer o checkin no hotel Hilton Luxor Resort and Spa. De lá fomos fazer o passeio no vale dos reis e das rainhas e a tarde fiz o passeio no templo de Karnak. No dia seguinte fizemos o passeio no templo de Luxor. Leia mais em: A Incrível Luxor no Egito.
O cruzeiro pelo Rio Nilo no Egito vale muito a pena e é uma excelente forma de conhecer o país com paradinhas para conhecer templos e outras atrações turísticas.
Leia também
- Como planejar uma viagem para o Egito
- 10 motivos para visitar o Egito Já!
- Uma viagem solo pelas terras dos Faraós
- A Incrível Luxor no Egito
- Cairo e as pirâmedes
- Hurghada no Mar Vermelho
Nossa viagem teve o apoio da Hórus Viagens e Hilton Hotel Egito. Essa matéria apareceu primeiro na Revista Aprendiz de Viajante. Assine!
[…] mais esperados no Egito, pois estava muito ansiosa para visitar seus templos. Eu cheguei lá no cruzeiro pelo Rio Nilo, mas muita gente vai de avião até Luxor em voos que saem do Cairo ou Alexandria e começa o […]
como contratou o guia?
Pela Horus Viagens