Uma das atividades que tem tomado espaço no cenário do verão carioca são os blocos de rua. Como é uma atividade gratuita, qualquer um pode entrar no clima e é um ótimo programa para curtir o verão e o pré-carnaval na cidade. Há blocos por toda a cidade e é um festival de cores e fantasia.
Quanto mais próximo do carnaval, maior a opção de blocos. Alguns dos blocos mais tradicionais, reunem milhares de pessoas e mesmo os blocos menores, são garantia de muita diversão. Você pode entrar no bloco ou assistir de longe. Seja qual for a sua opção, veja as datas, escolha o seu bloco e entre na folia!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Aqui a programação até o carnaval nos fins de semana até o carnaval:
Já neste domingo, dia 06 de fevereiro, o bloco Verde Amarelo e DJ Brasil se concentra na Marina da Glória as 15 horas.
No sábado dia 12 de fevereiro, o Ensaio do bloco Vem ni mim que sou Facinha acontece na Prudente de Morais em frente ao bar Zig Zag as 5 da tarde.
No domingo dia 13 de fevereiro, é a vez do bloco Vira Lata no Leblon, que se concentra as 11 da manhã no posto 12.
No sábado dia 19 de fevereiro a Banda de Ipanema, uma das mais famosas e tradicionais do bairro se concentra as 16 horas na Praça General Osório e o divertido bloco Desliga da Justiça tem saída na Praça Santos Dumont na Gavea.
No domingo dia 20 de fevereiro o bloco Me esquece sai do Leblon as 8 da manhã enquanto o bloco Ensaio Geral sai as 10 da manhã do posto 6 em Copacabana.
Na quinta feira, 24 de fevereiro o bloco Cariocas do Mundo se concentra as 17 horas no Arpoador.
O famoso Cordão do Bola Preta sai no dia 25 de janeiro, sexta-feira e a concentração acontece na Praça Mauá.
No sábado dia 26 de fevereiro tem bloco o Só o Cume Interessa, saindo da Praia Vermelha as 11 horas, Fogo na Cueca ao meio dia que se concentra na Rua Maestro Francisco Braga em Copacabana, o bloco Mendigos em Ipanema, sai ao meio-dia da praça Bulhões de Carvalho e o Simpatia é Quase Amor que atrai milhares de foliões sai as 14 horas da Praça General Osório.
Dia 27 de fevereiro, tem tanta opção que dificil é escolher qual o bloco seguir. Os mais populares são o Suvaco de Cristo que sai do bar Jóia, esquina da rua Faro com a Jardim Botânico as 9 da manhã e o bloco Da Preta, que é comandado pela Preta Gil e se concentra as 10 horas do Posto 10 em Ipanema.
Na semana do carnaval, a programação esquenta, com as Carmelitas saindo na sexta-feira, 4 de março, as 18 horas na Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros em Santa Teresa e o Vem Ni Mim que eu sou Facinha sai novamente as 17 horas da Praça General Osório em Ipanema.
Sábado de Carnaval, dia 5 de março, tem o Cordão do Bola Preta saindo da Cinelândia as 8 da manhã e a Banda de Ipanema saindo as 15 horas da Praça General Osório.
No Domingo, dia 6 de março, o bloco Simpatia é Quase Amor se concentra as 15 horas na Praça General Osório e o Bangalafumenga se reune no Horto na Av. Pacheco Leão.
Segunda-feira, 7 de março o destaque fica para o bloco Volta Alice, que sai da rua Alice em Laranjeiras e na Terça de Carnaval as Carmelitas saem as 17 horas de Santa Teresa e a Banda de Ipanema sai as 16 horas de Ipanema voltam para fechar o carnaval.
Dicas:
1. A maior parte dos blocos vende camisetas personalizadas, elas não são um requerimento para participar, mas é um ótimo souvenir do Rio de Janeiro e uma forma de ajudar os blocos a se manterem. Se você puder, compre uma, mas não deixe isto ser razão para ficar de fora. Na maior parte dos blocos, as fantasias são encorajadas, alguns com temas específicos.
2. Não esqueça de levar uma garrafinha de água. No verão escaldante carioca, ficar por horas sob o sol pode causar desidratação. Há vendedores ambulantes que estão sempre nas imediações ou mesmo dentro dos blocos, mas como cerveja é o item mais consumido, achar uma garrafa de água as vezes é quase impossível!
3. Tome os cuidados de sempre com a segurança. Deixe dinheiro, joias, relógio e cartões de crédito em casa. Tenha apenas o suficiente para a festa e em um local que não seja de fácil acesso. Nada de colocar a carteira no bolso de trás. Lembre-se que o bloco é uma aglomeração de gente e a maior parte das pessoas está lá para se divertir, mas tem sempre os que querem tirar vantagem dos distraídos.
4. Smartphones como iPhone, Blackberries e cameras fotograficas tem sido comuns nos blocos nos últimos anos, mas se eles não forem absolutamente necessários, deixe em casa ou em outro local seguro.
5. Um dos desafios durante o desfilo dos blocos é com o esquema de banheiros químicos. Dependendo do tamanho dos blocos, as reclamações aumentam que falta banheiros, que estão sujos e tal. Então fique atento a este detalhe para que ele não estrague a sua festa!
6. Divirta-se!
[…] This post was mentioned on Twitter by Aprendiz de Viajante and Tatiana, Aprendiz de Viajante. Aprendiz de Viajante said: A boa do Rio: O Carnaval nos Blocos de Rua do Rio de Janeiro http://bit.ly/fLXTOe […]
E pra quem tem celular Android, que tal instalar o BlocoDroid e ter nas mãos a programação dos Blocos de Rua?? 🙂
http://blog.brunoborges.com.br/2011/02/bloco-droid-carnaval-de-rua-rio-2011.html
Legal Bruno.. tinha que ter rolado uma pra Iphone! 😉
Claudia, vai sair em breve a versao pra iPhone. Acompanhe no Twitter @blocodroid pra saber quando rolar
[…] que já estamos em ritmo de pré-carnaval, depois da Agenda dos blocos de rua do Rio de Janeiro , é a vez de sugerirmos um pré-carnaval a moda antiga no Rio de […]
Ô xixi ô ô ô! Folião! Cuidado, tentam estourar sua bexiga, matá-lo!
Outro ano consecutivo foliões tornam-se alvos de um ridículo que pulveriza o menor de seus direitos. Com o que ninguém consegue segurar, o xixi, de praxe em banheiro, mas quando lhes deixam faltar este, em moitas, muros, praças ou até nas próprias calças quando não houver escapatória, pois é um direito sagrado da condição humana.
Agora, na maior festa popular do planeta, dá cadeia fazer xixi. Ainda que seja para não correr o risco de paralisar os rins ou estourar a bexiga. Isto é no mínimo, tirania!
Um véu sombrio para taparem a verdade das cidades que faturam milhões com esta festa, onde seus organizadores, o estado, sequer têm a decência de impedir o que definiram como indecência, criando uma lei com punição severa de multa a até cadeia, para as vítimas.
Dando ao folião duas opções; se privar da saúde com risco de ir a óbito ou ser preso por salvar a própria vida.
Indecência não é xixi na rua ou nas calças quando a máquina humana nos exige. Indecência é submeter foliões ao vexame do já vexame de fazer xixi nas ruas de cidades que faturam muita grana com eles.
Esta lei fere todos os princípios da justiça. Porque quem teria que pagar multa e responder perante o delegado e o juiz por xixis na rua, são as autoridades políticas que permitem e promovem uma festa sem instalações adequadas para o que a natureza impõe aos seus públicos. Transformando muros, calçadas e praças em vasos sanitários.
Reflexo do descaso dos governantes com esta folia pública. Que provavelmente ainda digam, Ah! É impossível dar banheiro para todos.
Caso verdade não terem verba para a infra-estrutura de um festa como esta, proíbam-na como qualquer delas de uma empresa privada. Mas não prendam inocentes cidadãos por resguardarem a própria saúde.
Oras! Querem estourar os rins, bexiga e a moral dos que pagam os custos desta farra?
Que lei é esta que a vítima paga pela injustiça sofrida?
Está na hora de torcer, não mais pela nota de uma escola ou bloco de carnaval, mas pelos seus direitos. Porque senão, daqui uns dias vão mandar prender quem espirrar.
Infelizmente mais uma vez tivemos que engolir um disparate, tão insano que poderia estourar rins e bexigas alheias, causando até óbitos.
Artigo baseado em texto enviado à revista Istoé no ano passado. Deixando claro que sou contra esta festa, mas em respeito aos irmãos que ainda gostam e em defesa dos direitos de todos nós brasileiros incluindo delegados e juizes que para resguardarem a própria vida fariam xixi na rua, faço mais uma vez este alerta em protesto.
Luz!
José Fonte de Santa Ana.