A Grand Central Terminal, nome popular da estação de trens Grand Central Terminal New York é um dos lugares que muitas vezes ficam de fora do circuito turístico de quem vai a Nova York, mas é linda e vale a pena. Na minha visita a cidade com o Nícollas, pra ver o NY Travel Show, aproveitamos que chegamos cedo e fomos pra lá tomar café e fazer um tour, porque o Nick ainda não conhecia a estação. Se você também chegar muito cedo na cidade, esse é um ótimo lugar para começar o dia!
Tudo nela é grandioso… o salão do terminal central tem 275ft/83 metros de comprimento, 120 ft/36.5 metros de largura e o teto fica a 125 ft/38 metros do chão. Ah… e o chão é todo mármore!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Muita gente diz que não vê graça na estação, além do salão enorme, mas depois de ler este post, espero que você vá visitar a Grand Central com outros olhos. Planeje a visita na hora de uma das suas refeições e você poderá além de ver a estação, aproveitar uma das muitas opções de refeição no local. Para facilitar a sua visita, aqui alguns detalhes que valem a pena ser observados:
Do lado de fora, no topo do prédio, fica a escultura “Transportation” da artista Jules-Alexis Coutan. A escultura mostra Mercúrio, Minerva e Hércules, representando a sabedoria de Minerva que foi necessária no planejamento do prédio, a velocidade de Mercúrio que representa a velocidade dos trens e a força de Hércules representa os trabalhadores da construção do prédio.
Dentro da estação os destaques são:
O relógio de 4 faces, que é um famoso ponto de encontro, porque fica no meio da estação.
O teto que é um mural astronômico, um projeto do pintor francês Paul Helleu e mostra o céu visto no Mediterrâneo entre Março e Outubro, com mais de 2500 estrelas. As 60 estrelas maiores são iluminadas por fibra ótica.
As duas escadarias, que ficam em cada ponta da estação. A curiosidade aqui é que apesar de as duas terem sido projetadas inicialmente, apenas uma foi construída e a segunda, só foi adicionada ao prédio durante a restauração milionária da Grand Central.
Os candelabros que estão dos dois lados do salão principal e nos Vanderbilt Hall foram durante muitos anos tidos como de bronze, mas a sujeira cobria o metal real: ouro. Outra descoberta durante a restauração.
Consegui uma autorização especial para conseguir fazer uma foto 360 graus e o resultado está aí embaixo. Veja os detalhes que mencionei acima clicando na imagem e não se esqueça que você pode mover o mouse para ver o teto e o chão.
A estação conta com uma praça de alimentação, o restaurante mais antigo da Grand Central e provavelmente um dos mais famosos de Nova York, o Oyster Bar e Restaurante.
A rampa que leva para o Oyster Bar e Restaurante é uma das atrações do local e não é por causa da arquitetura ou dos candelabros. Esta área é chamada de “Whispering Gallery” e se você colocar duas pessoas em cantos opostos da rampa, olhando para a parede, eles podem conversar apenas sussurrando. O que uma pessoa fala em um canto da rampa, pode ser ouvido diagonalmente do outro lado sem nenhum esforço.
O Oyster Bar e Restaurante é especializado em frutos do mar, com as ostras como principal estrelas e eles tem um menu que muda diariamente. É aqui que a ConVnVenção de Nova York (encontro de Viajantes/Trips) vai ter seu início oficial.
A praça de alimentação tem uma variedade enorme de cafés, delis e áreas com mesas e esses bancos diferentes da foto abaixo para sentar. A Magnolia Bakery, famosa pelos cupcakes e torta de banana que eu já falei aqui no blog, tem uma lojinha aqui. Eles não tem todas as variedades das lojas maiores, mas é ótimo para quem quer conhecer.
E além disso, muitas lojas espalhadas pela estação como essa de um dos meus chocolates preferidos, o Neuhaus (foto abaixo). Lojas de chá, lojas de azeite de oliva, lojas de roupas como Kenneth Cole, Banana Republic, Swatch e também uma loja da Apple que é toda aberta.
O cenário é tão icônico em Nova York que foi usado em vários filmes e animações. A animação Magadasgar é o que logo me vem a mente, porque é um dos filmes prediletos do Dylan. Outros filmes que também foram filmados no local: Teoria da Conspiração, O colecionador de Ossos, Homens de Preto 1 e 2, I am Legend, Príncipe das Marés e o primeiro SuperMan com o Christopher Reeve.
Viu só? Dá pra imaginar que uma estação de trens possa ser tão interessante ou ter tanta coisa pra fazer?
Informações Úteis
Website: http://www.grandcentralterminal.com
Endereço: 87 E 42nd St New York_NY
Horário de funcionamento: 5:30 da manhã as 2:00 da manhã.
Excelente post! Já adicionei a Grand Central Terminal no meu roteiro de NY!
Obrigada Alexandre…
e vá mesmo! 🙂
Eu já fui diversas vezes lá, mas não conhecia nenhuma dessas curiosidades da Grand Central. Muito legal 🙂
Pois é Marcinha.. eu também.. até você casar com alguém que adora a história de tudo, até de como o prédio foi construído e ai, vc precisa aprender, pra reportar na volta pra casa. 🙂 hehehe
Clau excelente post e fotos 🙂
Uma perguntinha: é muito caro comer aí dentro?
Amiga vc conhece este hotel The Jewel Facing Rockefeller Center?A localização é boa?
Bjokas
Vivi,
tem uma área só de comidas tipo fast food, que você encontra sanduiches por 5 dolares e tal. O Oyster Bar e Restaurante é mais caro sim, mas para o padrão brasileiro de preços, até acho barato. Em torno de 6 dolares as sopas e pratod de frutos do mar a partir de $20 dolares.
E o hotel não conheço, mas se é “facing” o Rockefeller Center, a localização é boa sim.
[…] esse era só o começo da noite… do Central Park, o grupo desceu a 5a avenida em direção a Grand Central Terminal. Eu terminei a minha reunião e fui lá encontrar o pessoal para uns drinks no Oyster Bar, mas […]
[…] […]
[…] Oyster. Mas a minha passada aqui, além de admirar a arquitetura que você pode conferir neste 360o da estação, foi para ir na praça de alimentação que tem uma lojinha super conveniente da Magnolia Bakery. […]
[…] Grand Central Terminal […]
[…] muitos arranha-céus, empreendedores, correria e multidões. É nessa área que fica a Grand Central Terminal. Existem edifícios e hotéis diversificados neste bairros, como os que já testamos e aprovamos […]