Localizado numa região de incríveis paisagens bucólicas a cerca de 80 km ao norte de San Francisco na Califórnia, Napa Valley é um dos maiores, mais premiados e badalados pólos produtores de vinhos finos de mesa do novo mundo. Com mais de 300 vinícolas de pequeno e médio porte espalhados por suas 13 AVA’s (American Viticultural Area). A região conta com inúmeros hotéis e Bed and Breakfasts super charmosos além de restaurantes internacionalmente premiados, que combinados atraem não apenas os apreciadores de bons vinhos e boa comida, mas também muitos casais em busca de romance.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Reconhecidamente um destino de final de semana para a grande maioria dos moradores da região da grande San Francisco, o Napa Valley tende a ficar muito cheio nos fins de semana, especialmente durante a época da vindima que acontece de Setembro a Novembro. Apesar desta ser, geralmente, a época mais interessante para se visitar a região, procure, na medida do possível escapar dos finais de semana e dos feriados prolongados, especialmente o de Columbus Day.
A região ganhou notoriedade internacional em 1976 durante uma competição internacional de vinhos em Paris quando os vinhos das uvas cabernet sauvignon e chardonnay produzidos no Napa Valley bateram seus homólogos franceses numa das mais respeitadas competições enológicas do mundo. Desde então, a região não saiu do mapa internacional dos vinhos.
Apesar destas duas variedades de uvas serem até hoje o carro chefe dos vinhos do Napa Valley, encontramos diversas castas de uvas ganhando espaço nos últimos anos com destaque para as uvas Merlot, Zinfandel, Pinot Gris e Pinot Noir. Para quem não sabe estas duas últimas uvas, juntamente com a uva Chardonnay, são a base dos melhores champagnes franceses. Não é por acaso que algumas das maiores produtoras européias de espumantes estão presentes na região.
Para se conhecer um pouco do que o Napa Valley tem a oferecer, recomenda-se ficar de 2 a 3 dias na região. Uma sugestão é dividir o roteiro das vinícolas a serem visitadas de acordo com o tipo de uva/vinho a ser degustado. Apesar de quase todas as vinícolas na região produzirem vinhos tintos e brancos/espumantes, minha sugestão é:
No primeiro dia delicie-se nos espumantes de vinícolas internacionalmente reconhecidas como a Chandon, Mumm Napa Valley e Domaine Carneros by Taittinger. No segundo dia a pedida são os vinhos brancos de vinícolas como a Robert Mondavi, Artesa, Franciscan e Grgich Hills Estate.
Para encerrar com chave de ouro, experimente alguns dos melhores vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot do novo mundo na Inglenook Estate, Chateau Montelena , Beaulieu Vineyards e Artesa (Merlot).
Dentre os restaurantes, a dica é experimentar o aclamado L’ Etoille na vinícola Chandon, o Culinary Institute of America, Bottega, Redd, o French Laundry e o Bouchon, estes dois últimos comandados pelo chef Thomas Keller.
O passeio pela região dos vinhos mais famosos dos EUA é certamente um programa romântico inesquecível.
Para mais informações sobre Napa Valley visite o blog Fotos & Destinos
Esta matéria foi publica originalmente na edição #2 da Revista Aprendiz de Viajante. Baixe a sua gratuitamente!
Estive na região, mas foi em Jan e em um dia bem nublado, não pude conhecer essa beleza toda da região, mas voltaremos(sim, eu e marido desta vez – rsrs) para saborear juntos esses maravilhosos vinhos e espumantes 🙂
Bjos
Uma ótima maneira de começar o passeio pelo Napa Valley é fazer um vôo de Balão! Saem da Domaine Chandon às 6h da manhã. O vôo dura mais ou menos uma hora, e somos recebidos de volta com Champagne, Mimosas e um brunch! Custa em torno de 200 dolares por pessoa, diga que fez reserva através do Wine Contry, que ganha um desconto de 25 dolares!
Culinary Institute of America foi uns dos melhores restaurantes que visitei na região de Napa. A comida é preparada na sua frente sob o comando do brasileiro chef Almir Fonseca. Para ser atendido tem que agendar. Vale a pena!!
[…] pois muitas já estão por aqui há mais de 30 anos, mas a região ainda não tem a popularidade de Napa Valley por exemplo, na California. Além do cenário belíssima, a região está se tornando mais popular […]