Você pode até nunca ter lido o “Volta ao Mundo em 80 Dias” do Júlio Verne, mas certamente já ouviu falar nesse clássico, publicado em 1873. Olha, eu não li ele ainda (mas é um dos próximos na minha pilha) mas tenho uma versão para crianças que meu pai comprou pra mim e pra minha irmã quando éramos pequenas, e a história sempre me fascinou (aliás, as ilustrações desse livro infantil que tenho são maravilhosas, e hoje em dia ele fica aqui na minha escrivaninha!).
Resumidamente, a história é a seguinte: em 1872 o inglês Phileas Fogg faz uma aposta com os amigos, dizendo que consegue dar a volta ao mundo em 8o dias. Ele embarca com seu fiel escudeiro Jean Passepartout no dia 2 de outubro de 1872 e passa por diversos países: Egito, Índia, Japão e Estados Unidos são alguns dos pontos de parada.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Mas enfim, o que tem isso a ver com o post? Bom, no fim de maio foi inaugurado no bairro de Mayfair o bar Mr. Fogg’s, 100% inspirado no personagem principal do livro, como o nome aponta. O bar é pra ser a casa dele, e tudo lá dentro – tudo MESMO – gira em torno de Phileas Fogg e sua aventura.
A começar pela reserva (o ideal é reservar, é um lugar pequeno): você recebe tipo uma carta por email, falando em um inglês meio vitoriano que você foi convidado a ir na casa do Mr. Fogg para uma festinha. É super legal, eu já fui entrando no clima quando vi esse email. Chegando lá, você dá de cara com uma fachada de uma “casa”, que nada lembra um bar. E lá dentro, a grande supresa é a decoração: impecável, realmente trouxe a vida a história do livro. Desde as mesinhas e assentos aos detalhes e iluminação, você percebe que não está em um bar qualquer. O balão, as bicicletas, os acessórios decorativos “exóticos” adquiridos por ele durante os 80 dias: tudo tem um porque. Até a trilha sonora é especial.
Pra ficar com cara de “sala de estar” do Phileas Fogg, o bar não tem aquele esquema tradicional de mesa e cadeiras: são vários pufes e poltroninhas espalhados ao redor de mesas de centro. O Mr. Fogg’s quase não tem opções de comida (servem um amendoins por conta da casa e também uns tostados, tipo misto quente), o forte dele são os MARAVILHOSOS drinks.
O cardápio dos drinks é muito bacana: é pra ser o diário do Phileas Fogg, e cada drink tem uma historinha, como se ele tivesse escrito, contando da onde veio a inspiração para a receita. Na primeira página, porém, algumas regrinhas da casa. Uma delas diz que é proibido bocejar ou suspirar: nada de tédio na casa do Mr. Fogg!
Chegamos lá por volta das 7 horas, achávamos que iríamos tomar um drink e ir embora… mas fomos ficando e quando nos demos conta estávamos escolhendo os drinks para a quarta rodada! Fomos super bem atendidos e um dos garçons era brasileiro (o Fabiano, que nos contou inclusive que o lugar tem sido frequentado por membros da família Real – nos achamos chiques!!!) e falou pra gente todos os pormenores do bar. Ah, ele também recomendou dois drinks que não estavam no cardápio – sugestões logicamente aceitas e aprovadíssimas!
A uma certa altura da noite, lá pelas 9, o bar fica mais animado. Não apenas o volume da música aumenta (mas não fica alto a ponto de interromper a conversa) mas alguns atores começam a circular entre o pessoal. Um dos atores sentou pra conversar com a gente, ele era um amigo do Mr. Fogg, um dos que fez (e perdeu!) a aposta, e nos contou como o conhecia e que estava ali em nome dele para nos receber, já que o próprio teve um compromisso naquela mesma noite. O mais legal é que ele nos perguntou o que fazíamos, e precisávamos responder levando em consideração que estávamos no ano de 1883 (sim, 10 anos depois da volta ao mundo). Foi muito divertido!!!
O amigo do Phileas Fogg também nos convidou para um jogo de cartas, e nos ensinou na hora um joguinho bem legal (não lembro o nome). Gostamos tanto que ele deixou o baralho ali conosco e nós 4 jogamos mais duas rodadas antes depagarmos a conta.
Lá pelas 10 e tanto, umas dançarinas de can can entraram e fizeram um show relâmpago, que também foi super bacana. A gente não queria ir embora de jeito nenhum, foi definitivamente uma das noites mais divertidas dos últimos tempos! Mas, é claro, pagamos carinho por essa noite: 45 libras por pessoa (pedimos um total de 15 drinks e 6 tostados). Valeu cada centavo viu? Rimos muito e toda hora descobríamos um detalhe novo na decoração (antes que eu me esqueça: o banheiro é sensacional! Não apenas a decoração, mas rola um áudio do livro em loop – toda vez que você for no banheiro enquanto estiver lá, vai escutar uma passagem diferente do livro).
Vale lembrar que pra ir lá tem que entrar no clima: nada de pedir Coca Cola diet (não tem) ou fazer cara feia para os atores e garçons que fazem toda uma encenação. Incorpore o Mr. Fogg que há em você e participe da brincadeira – com os drinks fica até mais fácil ; )
Mr. Fogg’s
15 Bruton Lane, Mayfair – W1J 6JD
+44 20 7299 1200
reservations@mrfoggs.com
Quero voltar logo! :))))
Que lugar incrível, Helô!!!
Quero muito ir. Mas antes vou ler o livro, pra entrar ainda mais no clima. Pera aí que vou ali na Cultura comprar. hehe
Beijobeijo!
Adorei, Helô! Eu também não li o livro, mas ele já está no meu kindle (adoro domínio público!). Só que agora, com tantos livros na minha fila, acho que vai demorar um pouquinho a chegar a vez dele! rsrs
Beijos!
Cá, se vc ler esse pode riscar vários países da lista, ahahahahah!!! ; ) bjs
Adoro essas coisas inovadoras, tiram a gente da mesmice…justamente da coca diet.
Nossa, babei. Deu vontade de ir amanhã mesmo!!! Super dica, Helô.
Ai que legal Helô!! Quero um drink do Phileas Fogg e pagar todos estes micos que vocês pagaram 😛 Adorei!
quanto mais drinks, mais mico, Lu!! : )
Que idéia incrivel! Bem que podia virar moda e ter outros bares do gênero com outros livros e até filmes. Ja’ pensou?
Dé, a gente conversou justamente isso!!!
“Pré biritas todo mundo finge que é fino”… kkkkkk amei esse comentário.
Helô, nunca li o livro, mas só de ler este post me deu vontade de procurar e ler… Amei!!!
O dia que voltar a Londres, será um bom lugar para terminar um dia 🙂
Bjos
Vivi
[…] da descoberta do Mr Fogg’s para a Helo Righetto, do Aprendiz de Viajante, que deu a dica neste link (com fotos e um relato bem […]
Hello Heloisa, to passando aqui para agradecer pelo feedback e pela recomendacao do MR. Fogg’s aqui no site e tambem para te dizer que o seu post tem repercurtido bastante.
Somente ontem eu fiquei sabendo do site e da sua publicação na internet pois duas medicas brasileiras foram ao Mr Foggs e procuram por mim e so então me mostraram a pagina da internet.
Fico muito feliz que vocês gostaram tanto e que eu acertei nas indicações dos coquetéis. Volte sempre!
Fabiano, que alegria ver teu comentário aqui! Fiquei muito feliz que o post repercurtiu! Devo voltar logo logo! beijo grande
Amay!!! Não sei quando será a nossa próxima viagem a Londres (provavelmente no próximo Carnaval, quando amigos do Rio vêm pra Europa), mas vou salvar esse post pra quando rolar!
opa, e se nao achar compania, eu te levo!!!!
[…] por 99% da minha lista do que fazer em Londres na minha próxima viagem, destaque pro Mr. Fogg’s: um bar em Londres para amantes de viagens e livros , essa lista de 100 coisas para fazer de graça em Londres e também 10 Lugares Para Ver […]
Ola
li este post sobre Mrs Fogg e fiquei muito interessada, meu filho leu o livro comigo, sera que é permitido ir com crianças, sera que ele iria gostar (tem 12 anos)?!
obrigada
katia
Oi Katia – nao, nao e permitido. é um bar para adultos apenas!