Esse post é o último relato das nossas férias na Madeira. Nossa, bateu uma saudade daquela semana em julho… Mas em compensação foi legal resgatar as fotos e as informações dos lugares pelos quais passamos. Como contei pra vocês no primeiro post, a ilha da Madeira nos surpreendeu, e os tão conhecidos clichês aliados a essas paisagens me convenceram de que voltaremos lá um dia.
Mas vamos ao que interessa: o roteiro do nosso último passeio incluia dois lugares especialíssimos. O primeiro era o Pico do Arieiro, e para chegar lá você tem que dirigir por uma estrada cheia de curvas (me deu até um pouco de tontura, foi nessa hora que percebi como foi bom fechar o passeio com uma agência em vez de ter alugado carro) e tomar bastante cuidado. Vale a pena: a vista a 1818 metros de altura é sua recompensa.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Pra quem gosta de trekking. de lá é possível iniciar caminhadas que percorrem as montanhas. Muita gente viaja até a Madeira exclusivamente para praticar trekking, principalmente pelas famosas “levadas”, que são tipo uns canais que levam água das montanhas até as plantações ao longo de toda a ilha. É um sistema super complexo e organizado, a distribuição de água lá é levada muito a sério. Aliás, eles coletam boa parte da água de uma madeira que eu nunca tinha ouvido falar: os nevoeiros nas montanhas. Pois é, a terra absorve a umidade e eles aproveitam isso. Bem interessante.
Se o Pico do Arieiro já te deixa assim com aquela sensação de “eta mundão maravilhoso”, te digo que foi apenas uma preparação para o que estava por vir: a Ponta de São Lourenço, o ponto mais leste da ilha – e na minha opinião o mais bonito. Acho que meu coração parou por alguns instantes quando me dei conta da beleza do lugar. Mais uma vez, as fotos ficarão devendo, mas vamos lá:
É impressionante o encontro do penhasco com o mar: brutal mas ao mesmo tempo muito poético. O vento é implacável – é preciso ter cuidado pois não há proteção em vários pontos. Não chegue muito perto da ponta, pois o chão “esfarela” – se bem que dá uma vontade de ir bem pertinho, é meio que magnético, te hipnotiza!
Outra coisa legal é o fato de lá ser o único ponto em que você consegue ver o sul e o norte da ilha ao mesmo tempo – repararam em uma das fotos? Como a Ponta de São Lourenço é estreita, oferece esse privilégio. Realmente sensacional.
Bom, espero que vocês tenham curtido os posts sobre a Madeira – será que alguém de repente se animou em ir pra lá nas próximas férias? Caso eu não tenha esclarecido alguma dúvida em particular, não deixem de perguntar. Vou adorar fazer mais propaganda!
A Heloísa sabe que a Ilha de SANTO ANTÃO em Cabo Verde é muito parecida com a MADEIRA? Normalmente os visitantes que chegam a Cabo Verde vêem à procura de sol e mar. Os que visitam a ilha de Santo Antão, ficam maravilhados como ficaste em relação a Madeira. Santo Antão é conhecido como a “ilha das montanhas” e é um paraíso para os amantes da natureza e de caminhadas pedestres. Poderás encontar a mesma felicidade aqui
cumprimentos
alcinda delgado
Olá! Não , não sabia! E adorei saber : ) – Alcinda, vou pesquisar, adorei essa dica!
Advinho que no futuro vais escrever um artigo sobre Santo Antão com imagens e textos muito parecidos com a Madeira. Estarei a tua espera
cumprimentos
Alcinda
Olá,
sou seguidor da sua página do facebook e fico contente por ver cá um post sobre a Ilha da Madeira e por saber que gostaram da ilha, pois é nesse paraíso que moro.
Na Ilha da Madeira, existem muitos outros sítios que não devem perder tal como o Cabo Girão, que é o maior cabo da Europa e o segundo maior do Mundo.
Recentemente a Ilha da Madeira, foi distinguida pelo segundo ano consecutivo no World Travel Awards como melhor destino insular da Europa.
http://www.worldtravelawards.com/award-europes-leading-island-destination-2014
Cumprimentos,
Nelson Pestana
Nelson, vou no dia 29/12 e volto 05/01/15, o que você considera imperdível para ver e fazer. Porém vou com minha mãe de 68 anos, que não faz tracking e nem esses programas de aventura.
Você poderia me dar algumas dicas?
Obrigada!
Cristiane, contrate um passeio com agência, como eu fiz! vale muito a pena, é super confortavel!
Acabei de comprar seu super guia de Londres, destino ainda sem data, mas já para garantir por precaução e começar a sonhar, no entanto, fazendo o roteiro da Ilha da Madeira que será o próximo destino, e cá te encontrei outra vez. É fácil contratar os passeios na ilha? Ou preciso entrar em contato antes para reserva? Adorei as dicas por aqui também. Obrigada.