Funchal é a capital da ilha da Madeira e também sua maior cidade. É lá que ficam os grandes resorts, portanto onde a maioria dos visitantes se hospeda. Sim, existem pequenos hotéis e as famosas “quintas” em outras cidades e vilarejos, mas se como eu você não quer depender de carro alugado, escolha Funchal como base.
É bem tranquilo se locomover por lá, já que várias linhas de ônibus conectam a avenida dos hotéis (Estrada Monumental) com o centro. Além disso, é fácil conseguir táxi ou se você está realmente afim de ir devagar, também dá pra ir caminhando.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Funchal tem um centro bonito, pequeno porém com algumas atrações históricas, mas não é preciso gastar mais do que meio dia por lá. A parte mais legal é o centro antigo, também conhecido como Zona Histórica. Várias ruazinhas estreitas que escondem pequenos restaurantes, mas o que vai chamar sua atenção certamente serão as portas decoradas.
O Mercado dos Lavradores também vale uma visita. Estive lá na terça feira, no dia seguinte a nossa chegada, mas sei que os melhores dias pra visitar o local são sexta e sábado. O espaço se enche de barracas de frutas, verduras, peixes e souvenirs.
Para fechar a visita ao centro de Funchal, volte caminhando pelo calçadão, em direção ao porto e a marina, e sente-se em um dos quiosques para almoçar/jantar. O preço é justo, a comida é boa, e a brisa do mar é uma ótima recompensa pela caminhada debaixo de um sol implacável.
Bom, é impossível caminhar por Funchal e não notar o bondinho que acompanha o desenho da montanha. Íngreme, ele parece perder-se lá em cima, ou, mais precisamente, no Monte, onde termina. Por isso, não aconselho pra quem tem medo de altura ou se sente desconfortável por mais de 15 minutos em confinamento. Se você não tem nenhum desse problemas, não pense duas vezes: pague os 10 euros do ticket de ida (a volta é feita de outra maneira…), e aprecie a vista espetacular.
Confesso que me deu um certo nervoso em alguns momentos, mas o bondinho é seguro. Está tudo novinho e bem conservado (foi inagurado apenas no ano 2000). Prepare-se para dividir a cabine com mais duas pessoas – como o trajeto de aproximadamente 3km dura entre 15 e 20 minutos, não tem como não trocar algumas palavras. E olhe pelo lado positivo: tem alguém pra tirar sua foto. : )
Assim como Funchal, o Monte também tem algumas atrações, como a Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde está enterrado Carlos I, o último imperador da Áustria-Hungria. Mas não foi isso que nos levou até lá. O que a gente queria fazer era o caminho de volta do bondinho: a descida com os famosos cestos de vime, empurrados pelos Carreiros do Monte.
Olha, assim como eu você pode ter a primeira impressão de que os tais carrinhos são uma grande furada turística. Mas confie em mim: vale muito a pena! Cada cesto é empurrado por 2 carreiros, que conduzem os 5km ladeira abaixo usando apenas suas solas de borracha. Não, os cestos não tem rodinhas – a base de madeira é encerada – mas a velocidade até que é bem razoável. Eu e o Martin adoramos a experiência! Pagamos 30 euros (para os dois).
Importante: a descida não vai até Funchal – assim que você chega no fim do trajeto do cesto, vários taxistas estão lá a sua espera. preferimos fazer o restante do caminho até Funchal andando, afinal ainda era só descida, mas aviso que foi cansativo!
- Dica de restaurante em Funchal: achamos esse restaurante maravilhoso na Estrada Monumental. o Atlantic, que tem uma vista de doer de linda. Para conseguir uma mesa bem na beirada, é melhor fazer reserva. Fomos dois dias seguidos e comemos super bem. Minha super dica: peça sangria de lambrusco com frutas vermelhas e aprecie o por do sol…
Próxima parada das nossas férias na Madeira: Porto Moniz!
Que delícia Helô! E esse restaurante, que vista! Mas olha, você já foi no bondinho do Pão de Açúcar? Aquele sim me dá medo, porque é velho, vai muita gente lá dentro e sabe como é a manutenção no Brasil né…esse aí me pareceu bem tranquilo!
Luciana Bordallo Misura Lu, sabia q nunca fui no bondinho do rio? q vergonha!
[…] Madeira: Funchal e Monte: desde que visitei Portugal em 2000, tinha curiosidade sobre as Ilhas Madeira, pois ouvi muitos […]
Olá.
Primeiramente parabéns pelo blog.
Estarei indo para madeira neste final de ano, gostaria de uma ajuda que não estou conseguindo informações concretas.
Qual a melhor localização para se hospedar? Na zona hoteleira dos resorts, existe um comercio com lojas e restaurantes próximos para andar e conhecer?
Obrigado desde já
Oi Odilon – sim, eu aconselho ficar em Funchal, perto dos hotéis e resorts tem comércio!
Estou para passar por Funchal em um Cruzeiro. Tenho pouco tempo. Gostaria de saber o que de interessante para visitar. Também quero saber onde encontrar os bordados com melhores preços. Sou idosa vc pode me responder por e-mail ? Agradeço.
respondido