A décima segunda edição de um dos maiores eventos de design do mundo, o London Design Festival, acontecerá esse ano entre os dias 13 e 21 de setembro (paralelamente a London Fashion Week e ao Open House London) e mais uma vez terá dezenas de atrações por toda a cidade.
A cada ano o LDF fica maior, e já é considerado por muitos especialistas o segundo mais importante evento de design no mundo inteiro, depois da Semana do Design em Milão. Lembro muito bem que, quando mudei pra Londres há 6 anos e vivenciei o LDF pela primeira vez, não achei lá essas coisas. Mas o crescimento de lá pra cá foi impressionante, com muitas empresas e designers montando exposições e lançamentos exclusivos para essa época.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Bom, esse ano o London Design Festival segue a fórmula que está dando certo já alguns anos: os eventos são divididos em três grandes grupos: Landmark Projects (instalações interativas em algum lugar famoso), V&A Residency (exibições temporárias e palestras no Museu Victoria & Albert), Design Destinations (feiras mais focadas para negócios) e Design Districts (lojas e estúdios com programação especial em bairros específicos de Londres).
Sim, é muita coisa pra ver/fazer, mas é possível filtrar de acordo com as suas prefências. No site do festival dá para encontrar muita informação, e hoje mesmo o guia de 2014 foi lançado e está disponível em vários pontos, gratuitamente. Fiz uma seleção das atrações mais legais esse ano, para quem está afim de dedicar parte do sua visita a Londres em uma imersão em design! Altamente recomendável : )
London Design Festival: principais eventos
V&A Residency
Se você está na cidade por apenas um dia e quer vivenciar o melhor do London Design Festival, vá ao Museu Victoria & Albert – não tem erro. O museu é uma espécie de ‘sede’ do festival, e suas galerias, corredores, escadarias e até mesmo jardins recebem instalações e exposições super especiais, assinadas por designers bem bacanas como Edward Barber & Jay Osgerby (dupla responsável pelo design da tocha olímpica de 2012). Esse ano, a dupla Barber & Osgerby colabora com a BMW para montar uma instalação móvel no teto de uma das galeriais mais lindas do V&A, a Raphael Gallery.
Outra instalação que parece que será muito bonita é a Candela, criada por Felix de Pass, Michael Montgomery e Ian McIntyre. Eles irão iluminar uma das áreas mais escuras do museu com uma ‘máquina’ que criará luz de form poética e inusitada. Outro destaque fica por conta da estrelada arquiteta Zaha Hadid, que assina uma estrutura que poderá ser vista nos jardins do museu.
- Para ver todas as atrações do LDF no V&A, clique aqui.
Designjunction
Essa feira, parte do grupo ‘Design Destinations’, acontece em um galpão imenso perto da estação de Holborn e é uma boa pedida para quem curte móveis, acessórios de decoração e luminárias. Lá é possível ver de perto as últimas criações e lançamentos de designers independentes e fabricantes.
- Para saber mais sobre o Designjunction clique aqui
- Para saber mais sobre os outros eventos do grupo Design Destinations clique aqui
A Place Called Home
O Landmark Project esse ano vai tomar conta da Trafalgar Square. ‘A Place Called Home’ é o resultado de uma colaboração entre o AirBnB e 4 designers (Jasper Morrison, Raw Edges, Studio Ilse, Patternity) e irá mostrar a interpretação desses designers diante da pergunta ‘o que o lar significa para você?’
Esse projeto promete ser um do mais populares esse ano, e devido a sua localização estratégica ajudará a promover o festival e despertar a curiosidade do público para os demais eventos do London Design Festival.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui
Queen’s Park Design District
Esse ano o London Design Festival terá um novo Design District, a região de Queen’s Park. Estou bastante empolgada para conhecer essa área de Londres que nunca explorei e saber o que ela tem a oferecer no quesito design. Várias lojas e galerias estão montando um calendário especial de eventos para a época do LDF, liderados pelo Bill Amberg Studio.
- Para saber mais sobre o Queen’s Park Design District, clique aqui
Shoreditch Design Triangle
Esse Design District no leste de Londres é o lado ‘hipster’ do London Design Festival, ideal para quem busca inspiração e gosta de projetos mais conceituais. Muitas lojas bacanas como a SCP e a loja do designer Lee Broom, assim como pequenas galerias e museus menos visitados, como o Geffrye Museum, participam do LDF e fazem a região fervilhar.
- Para saber mais sobre o Shoreditch Design Triangle, clique aqui
- Para saber mais sobre os Design Districts, clique aqui