O Lago Ness ocupa o imaginário de todo mundo – mesmo você não sabendo exatamente onde ele fica, certamente o nome não lhe é estranho, certo? Isso por causa da famosa lenda do monstro do Lago Ness (se você quiser saber mais sobre essa história, o monstro – ou melhor, ‘Nessie’, como é carinhosamente chamado pelos locais – tem site e página no Wikipedia!), responsável por colocar o Lago Ness – e, consequentemente, a cidade de Inverness – no mapa do turismo britânico.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Existem várias maneiras de conhecer o Lago Ness, e muita gente costuma fazer o passeio de um dia a partir de Edimburgo. Mas eu não recomendo – são aproximadamente 3 horas e meia de viagem (de carro/ônibus), o que é cansativo demais. E Edimburgo tem tanta coisa legal pra ver e fazer (e vários passeios bate e volta que levam menos tempo de viagem), que desperdiçar um dia não vale a pena. Minha sugestão é: passe um fim de semana em Inverness! É uma cidade ótima para utilizar como base para conhecer o Lago Ness, e ainda por cima você pode passear pelo seu centrinho ou então explorar outros lugares nos arredores, já que essa região – conhecida como Highlands – é conhecida por paisagens maravilhosas e oferece dezenas de atividades para todos os gostos (clique aqui para saber mais sobre a Highlands).
Como chegar em Inverness
Existem vôos diretos a partir de Londres, Amsterdã, Belfast, Zurique, Genebra e algumas cidades do interior da Inglaterra. Você também pode ir de trem, mas a viagem é muito longa (mais de 8 horas, tem até trem pernoite!) e cara (pelo menos £100 apenas uma perna). Claro, deve ser uma experiência interessante, eu amo viajar de trem, mas não amo perder um dia todinho em trânsito, quando poderia aproveitar o destino!
Onde se hospedar em Inverness
A cidade é pequena, e você pode fazer tudo a pé, mesmo se ficar fora do centrinho. Além de hotéis tradicionais, existem vários B&Bs, inclusive na beira do Rio Ness (atenção: o Rio Ness não é a mesma coisa que o Lago Ness!!). Antes de fechar, confira a se o lugar fica mesmo em Inverness, já que existem opções de hospedagem fora da cidade, no campo. O que deve ser bacana, mas se você não vai alugar carro, ficará isolado e dependendo de táxi ou transporte público, que não é abundante na região.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Inverness pelo booking.com
O que fazer em Inverness
Não dá pra negar que o que leva a maioria dos turistas a Inverness é o passeio ao Lago Ness, mas a cidade tem sim algumas coisas pra fazer. Fora que é uma graça! Caminhar pela beira do rio já é um passeio bem gostoso, e você conseguirá tirar fotos bem bacanas do castelo (que hoje funciona como delegacia) e outras construções históricas que ‘decoram’ a área (leia esse post engraçadíssimo da minha amiga que fez essa viagem comigo, sobre um episódio peculiar durante nossa caminhada pela beira do rio).
Nós também visitamos o Museu da cidade, que é bem bonitinho e conta um pouco sobre a conturbada história da região (haja guerras, batalhas e arranca rabos em geral nessa Escócia!). Outra atração que gostamos bastante foi o Victorian Market, que é tipo um mercadão municipal, muito bacana para quem curte gastronomia. Mas o que eu mais gostei de conhecer foi a livraria e café Leakey’s, um lugar incrível para os amantes de livros. Nada como tomar um café e comer um pedaço de bolo caseiro cercado por livros (milhares e milhares) dentro de uma antiga igreja!
Ah, tem também o Caledonian Canal, uma obra prima da engenharia que passa pela cidade (um pouco fora do centrinho, mas dá pra ir a pé). É possível fazer um passeio de barco pelo canal nos meses de verão – eu fui pra Inverness no inverno então infelizmente não tive essa experiência.
Onde comer em Inverness
Come-se muito bem em toda a Escócia, e mesmo em uma cidade pequena como Inverness é preciso reservar lugar nos restaurantes. Nós fomos em dois muito especiais: River House e o Mustard Seed. E não tenha dúvida do que pedir: carne! A carne bovina da Escócia é excelente, mas pra quem curte frutos do mar, a seleção de peixes e crustáceos também é de lamber os beiços.
Lago Ness: como ir
Vamos ao que interessa! Claro que é possível visitar o lago de forma independente – você pode ir até o Visitor Centre e ver o lago a partir dali, mas uma das coisas mais legais de se fazer é um passeio de barco por ele, e de quebra ainda conhecer as ruínas do Urquhart Castle. Ver o Lago Ness a partir dessa reuínas é espetacular, parece mesmo que você está em um daqueles filmes épicos! Várias empresas fazem esse passeio e a Claudia fez o passeio com a Loch Ness by Jacobite e contou tudo neste post: Passeio de barco pelo Lago Ness: procurando Nessie na Escócia.
Quem sabe o querido monstro dá o ar da graça quando você for? Boa sorte!
Helô,
Li e reli todos os seus posts da Escócia e Wales, ontem fiz listinha de anotações a partir deles 🙂
Queremos ir pra Edimburgo e de lá para as Highlands e é exatamente o que vc desaconselha fazer neste post. Nós amamos roadtrips e marido tá afim de “relaxar” na estrada, vamos ver se vai dar certo.
O único problema até agora é a hospedagem, estou achando tudo tão caro!
Agosto era impraticável por causa da Fringe mas não mudou muito agora em setembro. Vc conseguiu achar hospedagem com preços razoáveis? (Ou é sempre caro?).
Outra pergunta que pode parecer besta mas é essencial pra mim, por acaso pediram passaporte no trem Londres-Edimburgo? Vcs passaram por algum controle de imigração durante a viagem? Meu passaporte tá no home-office pro visto novo e levam no minimo 6 meses pra devolver :'(
Vou tentar fazer os bookings hoje a noite, venho adiando na esperança de achar preços melhores mas tá é aumentando.
Os posts são uma super ajuda no planejamento, muito obrigada!
Abraços,
Cinara
Oi Ci!
Tive super dificuldade de achar hotel razoavel em edimburgo q nao me deixasse pobre. fiquei num thistle, bem mais ou menos, foi em novembro, caro mesmo. uma pena!
sobre o passaporte: nao, nao pediram! nem de avião pra inverness nem no trem pra edimburgo, nao passa por imigração!
beijao, qqer coisa me manda msg : )
Respondendo e respirando fundo de alívio! Muito ruim essa espera toda pelo passaporte.
Então, até Airbnb é caro. E olha que tenho zero frescura.
Estávamos justamente olhando preços. Vamos fazer as reservas agora.
Muitíssimo obrigada Helô! Retribuo com uma pimm’s 🙂
O Lago Ness é legal e bonito, mas ali, relativamente perto, há a Isle of Skye que é lindíssima. Acho que vale a pena programar uma trip de pelo menos uns 3 dias pela região e então ir ao Lago Ness.
com certeza, há muito na Escocia para ver. Uma coisa de cada vez!
[…] Eu queria fazer um bate volta de Edimburgo para as Highlands e Lago Ness, mas não foi possível. Primeiro porque, pela lei escosesa, é proibido levar crianças menores de […]
[…] passeio de barco pelo Lago Ness é provavelmente uma das atrações mais famosas de Inverness na Escócia e foi o meu tour escolhido para fazer durante o Social Travel Summit, conferencia de […]
[…] Lago Ness e Inverness: um fim de semana nas Highlands escocesas […]
Olá, Li todos os seus Posts sobre Escócia e Inglaterra.
Já estive em Edimburgo e escolhi a Escócia para minha Lua de Mel.
Como vamos nos casar em Julho por causa do Frio (não gostamos de calor) pensamos que seria um destino legal.
Sei que as temperaturas do mundo todo estão meio loucas, mas sabe me dizer se nessa época, corremos o risco de pegar temperaturas acima de 25o no Norte da Escócia? Estamos pensando em Invernes, Aberdeen, Edimburgo e arredores.
Obrigado pela ajuda
Difícil responder.. o melhor é você ficar de olho no weather.com
Uma pergunta: estou querendo fazer uma viagem para Escócia, Saindo de Lisboa chegarei em Inverness no fim da tarde. No dia seguinte quero fazer o passeio do lago Ness de manhã e de tarde ir para Skye pernoitar lá e no dia seguinte fazer um longo passeio pela ilha, o dia todinho, sem pressa, e dormir mais uma noite lá. Seguindo só no dia seguinte para Inverness e daí para Ediumburgo… To tão afim de conhecer a ilha de Skye que acho que vale a pena diminuir um dia em Edimburgo. Qual tua opinião?