Entre as muitas surpresas que a Jordânia nos reserva, uma delas foi a visita a Umm Ar-rasas. Nunca tinha ouvido falar? Eu também não. Mas esse lugar está na lista da Unesco como um dos três Patrimônios Mundiais da Humanidade localizados na Jordânia junto com Petra e Qusair Amra. A visita é rápida e pode ser feita desde Amã, ou do Mar Morto e fica bem pertinho de Madaba, a cidade dos Mosaicos(que é o meu próximo post).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Este local foi citado na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento e hoje está basicamente em ruínas que estão sendo excavadas. Um “prato cheio” pros arqueólogos (ou futuro arqueólogos) porque tem trabalho aqui pra mais de uma vida. A cidade em formato retangular era murada, dá pra ver partes do muro e tem vários prédios, principalmente igrejas que estão sendo descobertas nas excavações.
O que me impressionou muito foram os arcos. Eles estão em toda parte e a “engenharia” para esses arcos de pedra que foram construídos nos séculos 3 ao 9 é fascinante. Os três arcos da foto abaixo são das ruínas da St. Paul’s Church.
A área servia como base para proteger as caravanas que comercializavam produtos na região e foram descobertas além de muitas igrejas do período Bizantino e Islâmico, lugares para fabricação de azeite e de vinho.
Encontramos o amiguinho abaixo todo serelepe passeando entre as ruínas. Ele parou e fez pose pra mim por uns bons minutos.
O grande destaque de Umm Ar-Rasas é a St. Stephen’s Church, que data de 785 DC e tem no chão um dos maiores mosaicos descobertos na Jordânia. Ele talvez só perca em importância pro Mosaico encontrado em Madaba. Os detalhes são minuciosos e impressionate. Uma plataforma elevada foi construída para que os visitantes possam observar o mosaico de diversos ângulos sem ter que andar pelo chão da igreja.
O painel central tem mosaicos de vinhedos com animais e plantas e a sua volta, 27 cidades que tem importância religiosa com o seu simbolo arquitetônico, incluindo Alexandria e mais 9 cidades egípcias .
Em pouco mais de uma hora dá pra fazer uma visita por toda área e o parque arqueológico tem uma estrutura super organizada com lojinha que tem souvenirs feito a mão, banheiros limpos, uma cafeteria e um restaurante. O ideal é combinar a visita a Umm Ar-Rasas com a visita a Madaba.
Esse post faz parte da nossa série sobre a Jordânia. Veja aqui o que já escrevi até agora:
- Embarcando na Nossa Próxima Aventura
- Jordânia: Voo com a Royal Jordanian e Chegada
- Direto da Jordânia – Os 3 Primeiros Dias
- Direto da Jordânia – Dias 4 e 5 – Rio Jordão, Feynan Ecolodge e Petra
- Direto da Jordânia: Os 3 Últimos Dias – Wadi Rum, Acampamento no Deserto e Mergulho no Mar Vermelho
- Jordânia: Umm Qays na Fronteira com a Síria
- Jordânia: Fazendo Pão Com Uma Família de Beduínos
- Jordânia: Visitando o Rio Jordão Onde Jesus foi Batizado
- Jerash: Uma Cidade Romana na Jordânia
Visitamos a Jordânia a convite do Visit Jordan
[…] de Amã que fica cerca de 60Km ou pouco mais de uma hora de viagem. No caminho, paramos para ver o parque arqueológico de Umm Ar-rasas. A cidade me lembrou muito algumas cidades do interior do Brasil, aliás esse foi um sentimento que […]
[…] […]
[…] Jordânia: Visitando Umm Ar-Rasas – Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco […]
[…] Jordânia: Visitando Umm Ar-Rasas – Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco […]