Nosso 2o dia de viagem pela Jordânia começou cedo. Era nosso primeiro dia oficial de visitas ao país, já que tínhamos chegado no dia anterior a noitinha, jantado no hotel e ido dormir. Tomamos café no hotel mesmo e pegamos a estrada em direção ao Norte para Irbid e nosso trajeto vai ser assim, começando pelo norte do país até terminar no extremo sul em Aqaba. É nessa região de Irbid que fica Umm Qays, bem na fronteira com a Síria. Confesso que quando ouvi falar da Síria, o coração ficou meio acelerado e preocupado, porque íamos chegar perto de uma região que está numa situação complicada. Foram quase duas horas de viagem de carro a partir de Amã, a capital da Jordânia, onde estamos hospedados. As estradas são bem conservadas neste trecho, com sinalização em árabe e em inglês. Pela janela vimos as paisagens mudando de cidade grande, para pequenos vilarejos. Algumas áreas verdes se destacavam no meio do paisagem desértica. Em algumas partes desses vilarejos, podia jurar que estavamos numa cidade do interior do Brasil.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Chegamos a Umm Qays e depois de comprar as entradas, o guia começou a explicar um pouco mais sobre o local. Umm Qays, conhecida também como Gadara ou Gerasa, era uma das 10 cidades Romanas que formavam a Liga de Decápolise é também citada na bíblia no milagre dos porcos de Gerasa quando Jesus atravessa o mar da Galiléia. É incrível pensar que estes lugares todos, milenares, são mesmo de verdade e ainda estão aqui. Como Umm Qays fica no topo de uma montanha, a visão panorâmica é muito interessante e dá até pra ver a fronteira com a Síria e um pouquinho dela ao longe. Mas pra tranquilizar, a fronteira é bem guardada e fora do alcance. Não vimos nenhuma movimentação por ali.
O que realmente chama atenção por aqui são as ruinas.. As casas que ficam logo na frente do complexo, foram construídas por moradores locais usando as pedras encontradas nas escavações. Quando a área foi protegida pelo governo, os moradores foram transferidos para casas fora do parque arqueológico. As escavações, que começaram em 1974, revelaram uma cidade greco-romana, que tinham um planejamento e arquitetura bem definidas… e aí, é reviver as aulas de história greco-romana lá do passado distante. Cardo que é rua principal da cidade, ladeada por colunas, os restos de uma igreja e um templo e também um teatro, com sua separação de classes. As colunas, que por aqui são todas de ordem coríntia, aquelas que tem as “folhinhas” ornamentando. Confesso que só lembro disso, porque DC também é uma cidade com inspiração greco-romana e temos colunas por toda parte, que eu adoro. O Nick comentou que não se lembra de nada da aula de história greco-romana da escola e diz que acha que não teve. Acho difícil, mas deve ter acontecido como em muitas escolas: um sucessão de decorebas de datas e pouca histório. Eu aproveitei a deixa pra enfatizar: não tem melhor lugar pra aprender, que ao vivo, viajando. Entrou por um ouvido e sai pelo outro, mas como pudemos provar em outros lugares, apesar de parecer que ele não estava prestando atenção, muitas das informações ficaram retidas e isso é o que importa.
Eu adoro colunas e a arquitetura greco-romana e para mostrar pra vocês um pouquinho mais de como é estar lá, no meio das colunas em Umm Qays, eu preparei esta foto 360o abaixo. Para ver o panorama imersivo, basta clicar aqui ou na imagem abaixo e você pode usar as setas para movimentar para cima e para baixo e assim ver o panorama completinho.
Se a fome bater, há um restaurante dentro do parque arqueológico, com vista panorâmica no meio das ruínas. Em menos de 1 hora dá pra cobrir todo o terreno, é uma viagem ao passado e só o começo na exploração do país que é um museu arqueológico a céu aberto.
Umm Qays foi a perfeita introdução para a Jordânia e uma preparação para a nossa próxima parada que vem no próximo post: a lindíssima Jerash.
Informações Úteis:
Como chegar: Normalmente há passeios de 1 dia saindo de Amã e que também cobrem Jerash , ou pode-se contratar um motorista para o dia.
Distância: 110 Km de Amã
Preço da Entrada: JD 3
Viajamos a convite da Visit Jordan
Liiiindo!
Obrigada Rachel
[…] Jordânia: Umm Qays na Fronteira com a Síria […]
[…] Jordânia: Umm Qays na Fronteira com a Síria […]