Ravenna foi a grande surpresa da minha viagem pra Itália, visitando a região da Emilia Romagna. A pequena cidade histórica está localizada bem perto do mar adriático e fica entre Bologna e Rimini e tem igrejas de mais de 1500 anos e mosaicos que fizeram dela um paraíso para os amantes dos patrimônios da humanidade(ela tem nada menos que 8). Ao invés de fazer bate e volta como fizemos em outras cidades nesta viagem, resolvemos passar a noite em Ravenna. Assim pudemos ver um pouco de como é a cidade quando cai a noite.
Como Chegar
De Bolonha, Rimini ou outras cidades da Emilia-Romagna é possível pegar o trem das linhas regionais da . De Bolonha é pouco mais de 1 hora e 20 de viagem e da estação de trem é só ir caminhando seguindo as placas para o centro histórico.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O que Fazer em Ravenna
Conhecida como a cidade dos mosaicos, Ravenna é uma delícia para ser explorada a pé. Suas ruazinhas para pedestres tem lojinhas, boutiques e restaurantes que garantem horas de diversão. A via Cavour, via IV Novembre e Via Corrado Riccki foram nossas ruazinhas favoritas para explorar.
No verão, as mesinhas pela rua são um convite para degustar um vinho italiano(que aliás são baratíssimos por aqui!).
A Piazza del Popolo é uma das atrações da cidade e tem vários restaurantes e gelaterias para quem quer apenas observar o movimento de pedestres.
A cidade é muito bem sinalizada e os pontos turísticos são concentrados numa área que é possível explorar tudo a pé. É em Ravenna também que está localizada a tumba de Danthe Alighieri, escritor da Divina Comédia.
A cidade tem várias atrações na lista de patrimônio da humanidade da UNESCO – nada menos que oito e dentre eles visitamos:
Basílica di San Vitale
Mausoleo di Galla Placida
Battistero Degli Ortodossi
o Museo Arcivescoville
Basilica di S. Apollinare Nuovo
Os mosaicos são impressionantes e todas as atrações podem ser exploradas a pé pela cidade.
Onde Comer
Para almoçar, apreciar um aperitivo ou jantar não faltam opções pela cidade e sempre acompanhado de um bom vinho que custa baratíssimo por aqui. Alguns dos lugares que experimentamos na nossa visita:
- Ca de Ven (Via Corrado Ricci 24) é a pedida para o jantar, mas se estiver muito cheio, tente o aperitivo (happy hour de 6 as 9), onde os petiscos estão incluídos no preço das bebidas.
- Bella Venezia (Via IV Novembre, 16) foi onde jantamos na primeira noite.
- Cappello ( Via IV Novembre, 41)
Para sobremesa, deixe espaço para um dos melhores gelatos que experimentei na Emilia-Romagna: Papilla (IV Novembre 8).
Onde Se hospedar
Nós ficamos num apartamento alugado, porque estava muito em cima da hora e a cidade estava lotada, mas não recomendo essa opção, pois achamos o proprietário bem chatinho de lidar e quase estragou nossa estadia por lá. Mas na nossa passagem conseguimos ver vários hotéis que são muito bem recomendados e bem localizados. Coloquei ao lado as notas dos hóspedes no Booking.com:
4 estrelas
Palazzo Bezzi – 9,2
La Reunion – 9,2
Grand Hotel Mattei – 8,8
NH Ravenna – 8,4
Best Western Hotel Bisanzio – 8,4
3 estrelas
Antica Ravenna 9,1
Albergo Capelo 8,7
Hotel Diana 8,7
Veja aqui todos os hotéis 3 estrelas em Ravenna no Booking.com
Veja aqui todos os hotéis 2 estrelas em Ravenna no Booking.com
E você? Conhece Ravenna ou tem vontade de conhecer?
[…] Itália: Ravenna e suas Surpresas […]
Adorei Ravenna e foi mesmo uma ótima surpresa. Fomos de carro, a partir de veneza pela estrada romae, que passa por parques e cidades costeiras. Em Ravenna ficamos hospedados em uma casa – ca’rosa, excelente, perto de tudo e com ótimo atensimento. Super recomendo a visita a cidade. Os mosaicos são os mais bonitos que já vi, e bem conservados. Todas as atrações bem sinalizadas e sem aquele tumulto de multidões de turistas.
Ravena é a melhor das atrações não tradicionais da Itália. Fiz o passeio em um dia (numa manhã, na verdade), a partir de Bolonha, e combinando com San Marino.
A cidade é cheia de atrações ligadas ao império romano e império bizantino. E com um toque meio mórbido, com túmulos espalhados por alguns lugares.
Pra quem gosta de história, a cidade é espetacular! Parece que ela preenche aquele “vazio de conhecimento” que temos no Ensino Médio, entre a queda do Império Romano e a Idade Média. Nas escolas que estudei, essa transição nunca foi muito bem explicada. Em Ravena, podemos ter noção do que aconteceu, e o melhor: num dos locais mais importantes da época, pois foi lá que o último imperador romano foi assassinado.
Não deixem de visitar a igreja de São Francisco, e conhecer o subsolo permanentemente alagado do altar, devido à região ser pantanosa.
Enfim, essa cidade é imperdível.