A minha viagem para a Toscana aconteceu a convite do projeto My Tuscan Experience, organizado por 3 universidades italianas em conjunto com empresários de turismo de diversas cidades da região. Eles criaram o site MyTuscanExperience.com (apenas em inglês por enquanto), que acabou de ser lançado (durante a semana que passei lá). Este site lista atividades e passeios pela região de Chianti, que é o “coração” da Toscana.
O Projeto
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O objetivo é promover cidades e atrações que normalmente não são muito conhecidas dos turistas. Eles convidaram blogueiros dos 4 países que mandam muitos turistas para a região para testar algumas dessas experiências. Do Brasil eles convidaram o Aprendiz de Viajante e pra minha sorte eu estava disponível nas datas que eles queriam (a Cláudia e a Helô não podiam). Junto comigo foram dois blogueiros dos EUA, um da Áustria e uma da Holanda, e passamos 5 dias na Toscana conhecendo cidadezinhas e fazendo passeios que não costumam entrar nos roteiros da maioria das pessoas que viajam pra lá.
Nos 5 dias que passamos na Toscana, ficamos em 5 hotéis diferentes e fizemos vários passeios bacanas sobre os quais vou escrever em breve: degustação de vinhos, passeio de balão, visitas a fortalezas, castelos e outros lugares históricos, tour de uma fábrica de cristal pra ver os artesãos trabalhando, muita comida boa em restaurantes diversos, visitas a lojas de pequenos artistas locais, que fazem tudo a mão ali mesmo. E é claro, apreciamos as lindas paisagens toscanas.
Todos os passeios foram organizados e pagos pelo projeto, a gente tinha uma guia e um motorista levando o grupo pra cada lugar numa van. Os hotéis também estavam incluídos, eram todos hotéis pequenos e familiares que ofereceram seus estabelecimentos pro projeto. As universidades também pagaram as nossas passagens aéreas. Isso não é incomum na indústria de turismo, se chama “blog trip” e é a mesma coisa que as “press trips” que são feitas com jornalistas de jornais e revistas pelo mundo há décadas. A diferença é que convidaram blogueiros ao invés de jornalistas. Não recebemos dinheiro para escrever nada, não temos nenhum número de posts combinado pra escrever, não tinha que colocar nada nas mídias sociais (só eu que coloquei fotos nas mídias sociais durante a viagem, e isso porque eu quis fazer e porque esse é o nosso estilo no Aprendiz, os demais blogueiros que viajaram comigo por exemplo não colocaram nada). Tenho total liberdade pra escrever o que quiser e falar bem ou mal de qualquer coisa. Se não fosse assim nós do Aprendiz de Viajante nem aceitaríamos o convite, porque a gente não abre mão dessa liberdade editorial (e vocês vão ver algumas críticas, nem tudo é perfeito).
Conversar com esses italianos envolvidos no projeto foi muito interessante: aprendi logo que a Itália tem muito em comum com o Brasil, e isso não é um elogio. O governo não investe no turismo tanto quanto deveria, as cidades menores ficam esquecidas e os empresários locais estão na maior luta para sobreviver. Muitas ideias boas se perdem com burocracias, e anos passam antes que qualquer coisa se materialize. Como a Itália está em crise, o turismo local não está crescendo muito, então eles estão desesperados pra trazer mais turistas estrangeiros. Um dos donos de hotel falou que a novela Passione há alguns anos foi uma maravilha, que trouxe um número enorme de brasileiros para a região. Mas é difícil encontrar informações sobre as cidades menores, o que se vê são sempre as mesmas cidades famosas, por isso eles resolveram convidar os blogueiros para essa visita.
O Site
Como eles não podiam nos levar pra conhecer as mais de 200 experiências que estão no site MyTuscanExperience.com, recomendo muito que você visite o site se estiver planejando uma viagem para a Toscana. Você pode escolher que tipo de experiência está procurando (Cultura, Gastronomia, História, etc) e eles te dão uma lista com as atrações e localização como sugestão. O site é novinho e eles ainda estão melhorando várias coisas, inclusive a navegação e vão adicionar mais atividades, fiquem de olho!
Duas viagens em uma
Depois da Toscana eu aproveitei e estiquei a viagem por uns dias visitando a Umbria, fiquei na casa de uma amiga que mora por lá. Foi interessante misturar na minha primeira viagem a Itália uns dias com guia e motorista (coisa que eu não costumo fazer nunca) e outros dias com os amigos ou sozinha, usando transporte público. Deu pra ter uma boa ideia de várias formas de explorar as cidades, e os prós e contras de cada forma. Obviamente na segunda parte da viagem eu paguei tudo do meu bolso e o projeto não teve nada com isso.
Nas próximas semanas vou publicar os posts com todos os passeios bacanas que fizemos e as reviews dos hotéis também. Aguardem os posts!
Que ótimo! Espero que essas ações se tornem cada vez mais comuns, porque quem acaba ganhando mais é o leitor.
Com certeza, Túlio! Foi ótimo visitar lugares pouco explorados!
[…] profissionais: uma “blog trip” parte do projeto MyTuscanExperience, expliquei tudo nesse post no Aprendiz de Viajante. Os outros 5 dias eu passei na Umbria, na casa da minha amiga Leticia, por […]
Olá, adorei as informações e esperarei pelos seus posts mas se vc tiver alguma informação sobre o passeio de balão para me passar antes, te agradeço! Abraços!
Lia, esse é o site da empresa que fez o nosso passeio, foi ótimo! http://www.tuscanyballooning.com/ Vou publicar o post semana que vem, você vai quando?
Luciana, porque voce não tem o costume de contratar guias? fiquei curiosa.
Porque os guias falam demais, não tenho paciência 😉 mas é questão de gosto, claro, e tem guias e guias, mas me sinto o tempo todo numa aula…
[…] expliquei no post anterior sobre o projeto My Tuscan Experience, o nosso roteiro foi montado pela organização do projeto com foco em cidades e atrações menos […]
Adoro viajar pelo mundo, mesmo sem sair de casa. Já estive em Roma e Paris, e
me deparei com algumas situações, nas quais já havia sido prevenida através de
blogs. O seu é sensacional. Parabéns.
Excelente artigo! Parabéns…vou adicionar aos meus favoritos!
Ficarei aguardando seus posts ansiosamente, pois amo a Italia, e planejo fazer uma viagem para região da Toscana e adoraria fazer um roteiro inovador.
Olá
Gostaria de informações sobre a Italia.Eu e minha filha gostariamos de conhecer Roma. Visitar o Vaticano,Fazer passeios com as gondolas. Enfim conhecer o possivel na Italia em 8 dias .Temos cidadania italiana. Ela vai se formar em Psicologia em março de 2017. . Pretendemos inclusive morar lá. Ela está fazendo curso de italiano.A principio nossa viagem está planejada para abril de 2017. Se possivel me de dicas.Obrigado. Um abraço !!
Edite, temos uma secão especial dedicada a Italia, com muita informação, aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/guia-de-viagem-italia/
Parabéns ! excelentes dicas ! pretendo conhecer Toscana e Umbria no próximo ano .sempre viajo em Setembro .é um bom mês?
Armando Guerra
[…] A parte da viagem para a Toscana foi a convite do projeto MyTuscanExperience.com, saiba mais sobre o projeto e o site aqui. […]
[…] segundo dia de viagem do projeto My Tuscan Experience nós visitamos uma vinícola muito especial: a Barone Ricasoli. A vinícola Barone Ricasoli é a […]
[…] nosso primeiro dia de viagem do projeto My Tuscan Experience, fomos passear por Colle di Val d’Elsa, a cidade dos cristais. A tradução literal do nome […]