A Vanessa, brasileira que mora aqui nos Estados Unidos, é leitora desde o meu blog pessoal e ela está tirando férias pela primeira vez em anos para um lugar que não seja o Brasil. O país escolhido é a Itália e ela quer fazer um roteiro de uma semana de carro e como é apaixonada por pedalar, quer fazer um tour de pelo menos dois dias pedalando na Toscana.
Da Itália eu conheço pouco, apenas Roma, Florença e Pisa e acho que os três lugares merecem uma visita. Eu usei o trem, então não sei qual seria o melhor roteiro de carro. Então eu fui procurar pelos blogs algumas informações, pra ajudá-la no roteiro.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Quando penso na Toscana, eu lembro da viagem linda da Luciana Betenson do blog Rosmarino e Outros Temperos, que eu tenho nos meus favoritos e aqui alguns dos posts que ela fez sobre a viagem:
- Um hotel no campo na Toscana
- Uma feira livre na Toscana
- O meu melhor da Toscana
- Uma aula de culinária na Toscana
- Os restaurantes que marcaram a Toscana
- As vinícolas na Toscana
- As joias da Toscana: San Gimignano, Siena e Firenze
- Pequenas surpresas pelo caminho na Toscana
- Um passeio na Toscana
E também da Mari Campos que fez um passeio de carro com a rota do vinho e tem relatos de outras cidadezinhas no caminho:
- Toscana de Carro
- Strada del Vino 1: Podere Scurtarola
- Strada del Vino 2: Petra
- Strada del Vino 4: Fazenda Ammiraglia
- Strada del Vino 3: Fazenda S. Guido
- Lucca: escapadinha linda de Florença
- Pelos caminhos da Úmbria
- Dica de motorista na Toscana
- Vilarejos lindos pra você incluir na sua rota Toscana
- Restaurantes toscanos bem bons para colocar na sua viagem
- Volterra, a cidade dos etruscos
- Comidinha boa em Pontremoli: Caveau del Teatro
- Carrara além do mármore
- Cooking Class no Centro Alain Ducasse na Toscana
- Pepenero: a melhor refeição de toda a viagem
- Macelleria Falaschi: o precursor do slow food na Toscana
- Caça às trufas: I did it!
E lá na RBBV também tem um monte de posts de outros blogueiros que foram pra Itália
Eu acho que a Vanessa vai ter bastante material pra ler e pesquisar, mas algo que eu fiquei em dúvida e provavelmente ela vai ficar também é um aspecto prático… para um roteiro de 8 dias, que cidades incluir? Por onde começar? Onde terminar? Onde vale a pena pernoitar? Aí que entram vocês e seus pitacos… já foram? O que sugerem? Alguém fez algum roteiro de bicicleta que recomenda pela Toscana?
Desde já agradeço pela Vanessa.
Muito bacana, Claudia, a Toscana é mesmo um lugar lindo para fazer de bicicleta 🙂 Obrigada por nos prestigiar!
Tks por linkar, Claudia! A Toscana é meu lugar do <3, acho que SEMPRE vale a pena ir, seja de carro, trem, ônibus, bike, não importa. E os posts da Lu são covardia – a gente saliva 😉
To indo com a Vanessa nesta viagem já estive na Europa em outras ocasiões mas fiz os roteiros de trem e avião, quem quiser dicas posso ajudar e também ficarei agradecida quem puder ajudar eu e a Van 😉
Oi carol moro na italia, perto de roma, qualquer coisa meu email…
dudumedeiros.dm@gmail.com
Sempre que posso estou ajudando e sendo ajudado por brasileiros, faz apenas 2 meses que mor aqui..
Oi Claudia
Bem, como ela so tem 8 dias, para otimizar era melhor chegar p florença e sair por roma ou ao contrario.
Contando que 2 dias serão utilizados no tour de bike, restam 6. Deixando 2 (apertados) para Roma e 2 para Florença, restam 2. Eu dormiria em Siena. Pisa eu sugiro apenas passar. Dormimos em uma cidade bem pequena na Toscana chamada San Casciano in Val di Pesa. La ficamos numa fazenda de agriturismo. Não foi nenhuma que produz vinhos super famosos, mas foi uma experiência otima. No facebook tem uma pagina da Du vine (acho que é isso) que é uma empresa que organiza tours de bike pela Europa. Resumindo, chega em Florença, fica 2 dias. Faz outros 3 dias na Toscana, incluindo a bike. Segue para Siena e fica 1 noite. Segue para Roma.
Obrigada Andrea! E uma pena que o meu tempo e curto! Tenho 3 semanas de ferias que nao podem ser tiradas em sequencia… ai ja viu, ne?
Valeu pelas dicas! Bjs
Eu estive lá em junho pra fazer um passeio de bike (5 dias) e outros 4 de trem. Nosso passeio de bike foi organizado pela http://www.viaggiareinbici.it/ Eles têm vários roteiros prontos, mas nós customizamos o nosso, pois queríamos terminar o passeio em Firenze (Florença). O preço foi ótimo em relação aos planos que o Sampabikers pedia aqui no Brasil. Tratamos direto com eles por email. A Anita fala inglês, o que deve facilitar o problema (amita.viaggiareinbici@gmail.com). Nosso roteiro saiu de Siena em direção à Montalcino (imperdível e tem os melhores vinhos da região), depois Lucignano e Siena de novo, pra depois irmos à Rada passando por Chianti e terminamos em Firenze. Há algumas subidas e as estradas são em sua maioria de terra branca bem batida a outra parte de asfalto. Fizemos o passeio em mountain bikes novas cedidas por eles, mas vimos muitos turistas de bicicletas tipo speed (de estrada e pneu fino). Publiquei uma série de 5 videos do passeio (um para cada dia) no Youtube (O link para o primeiro: http://www.youtube.com/watch?v=_Iv8V88qrIk). Deixamos Roma, Veneza e Cinque Terre pra fazer de trem. Cogitamos fazer de carro, mas o trem nos permitiu viajar de noite sem preocupação de ter de arrumar lugar pra estacionar (um problema em Roma), etc. E as cidades turísticas são bem preparadas para oferecer bom transporte de ônibus – metrô – trem sem estresse. Espero que ajude. Boa viagem. Enjoy!
Valeu a dica Regina! Por mim, faria os 8 dias de bike tour, mas como as ferias nao sao so minhas, nao tem como 🙂
Oi Regina,
adorei o roteiro de sua viagem de bike pela toscana. Vi todos os videos. Estou indo para a Italia em 29 de setembro e devo passar 3 noites em veneza e depois seguir para a toscana (acho que 4 ou cinco noites). Esse roteiro que voce fez tinha um guia, ou a agencia apenas deu o roteiro com mapa, gps e bike …????? Na realidade eu gostaria de comprar uma mountain bike la, mas nao sei se vou encontrar com facilidade.
Se for possivel gostaria de saber como voce fez Cinque Terre de trem??? partindo de onde???
Fiz uma viagem pela Italia em setembro/2012, não foi de bicicleta mas aluguei carro a partir de Florença e fomos para Siena, onde fizemos nossa base. Todos os dias saímos para conhecer uma ou mais cidadezinhas da região. Valeu muito a pena, porque as cidades são muito próximas e você não tem que ficar arrumando e desarrumando mala de cidade em cidade. Entregamos o carro em Roma onde saímos (entramos por Milão). Como você vai ficar apenas 8dias, acho melhor entrar por Florença (linda) se possível ficar uns 3 dias (vai ser pouco) e depois os outros 5 no restante da Toscana.
Com 8 dias acho que eu deixaria Roma para uma outra vez e faria somente a parte da Toscana dividindo em 2 bases (Florença + arredores de Siena).
Vou ficar de olho aqui pois pretendo fazer isso também. Adorei!
Fiz uma viagem de carro passando por Pisa, Lucca, Firenze, Assis e Montepulcciano, é muito tranquilo, estradas lindas, vale muito a pena fazer de carro, ir parando onde quiser, arriscar pegar estradinhas sinuosas, tudo muito lindo. Mas cuidado quando transitar pelos centros históricos de carro, há ruas que podem ser transitadas apenas por veículos autorizados, então é bom observar onde vai se hospedar para a viagem não sair mais cara que o esperado. Eu levei 3 multas em uma tarde no centro de Firenze e fui descobrir somente 3 meses depois quando a locadora debitou no meu cartão. Fiquem atentas. Boa Viagem.
Obrigada pela dica Alexandre!
Eu moro na Umbria, região vizinha da Toscana, mas sinceramente da Toscana conheço relativamente pouco e não sei absolutamente nada sobre passeios de bicicleta, nem sabia que tinha agências que organizam essas coisas.
Siena vale MUITO MUITO MUITO a pena conhecer porque é um desbunde; Pisa acho completamente dispensável pra quem está com pouco tempo. Além desses lugares que o povo já mencionou aí em cima, tem San Gimignano, perto de Siena, que é lindíssima e dá pra visitar em uma tarde, porque é um ovo. Eu pessoalmente adoro Arezzo, que é aqui mais pras minhas bandas; a cidade é muito interessante e tem bons museus e igrejas lindas pra visitar – a pé, porque é no cucuruto da montanha, pra variar, então é ladeira pra todo lado. Mas toda a Toscana é muito bonita, e qualquer microburgo onde vocês pararem vai ter alguma coisa de interessante pra ver. E se quiserem dar uma passadinha aqui em Assis a gente ainda pode se encontrar pra comer umas trufinhas básicas… 😉
🙂
Obrigada pelas dicas!
Ops, se bobear a gente da uma passadinha em Assis!
Estou adorando as dicas!!!!!!
Gostaria de uma viagem para Toronto Canada. Preço passagem pela Air Canadá Somos de Recife Pernambuco
Pretendo fazer uma viagem a Toscana por 10 dias e gostaria de conhecer Toscana de bicicleta.Gostaria de saber se existem ciclovias em Toscana.