Turquia é um país que povoou meus sonhos por muitos anos. A beleza de suas paisagens naturais e sua arquitetura além de suas construçõe belíssimas, sempre estiveram no meu imaginário. Voar de balão na Capadócia, passear no Grand Baazar e sentir os cheiros das especiarias, fotografar a Hagia Sophia em Istambul são algumas das coisas que viraram itens da minha bucket list. Mas quando a gente desembarca na Turquia, percebe que isso é apenas um pedacinho minúsculo do que ela pode oferecer.
Istambul, a cidade que está dividida em dois continentes é uma visão… ainda no táxi, no caminho do aeroporto para o hotel é impossível não se apaixonar pelo cenário, ingrejas, templos, mesquitas, pontes e um bósforo no meio dividindo a Europa e a Ásia. Há opções para hospedagem tanto na parte européia, que é onde se concentram várias atrações ou na Ásia, as margens do Bósforo, que foi a minha opção.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Me hospedei no Four Seasons Bosphorus na parte asiática e a escolha não podia ter sido mais acertada. Acordar no lado asiático, vendo a cidade no lado europeu refletida nas águas do bósforo e os minaretes a distância apontando para o céu são daqueles momentos pra guardar com carinho. Inesquecível.
A cidade é muito fácil de ser explorada, se locomover por ela também. Os serviços de Tram, Metrô, ônibus e barcos são eficientes e fáceis de entender. Meu transporte favorito foi o Tram e o barco, já que eu estava hospedada no bósforo. Para entrar no Tram basta comprar a token que custam 3 TL na entradinha das estações para cada viagem.
Na “cidade velha” é onde ficam dois dos principais mercados da região: o Grand Bazaar e o Egyptian ou Spice Bazaar. O Grand Bazaar é imenso, com mais de 4400 lojas e tem muita gente que prefere o Spice Bazaar que é bem menor e vende várias especiarias.
As atrações mais populares da cidade estão todas concentradas na mesma região, na praça do Sultanahmet. Passear pelo parque do Sultanahmet é ficar encantado com as construções belíssimas ao redor. Seja durante o dia ou no fim de tarde, não há lugar mais fotogênico nessa região. Não é raro ver visitantes, como eu, de queixo quase caído admirando as belíssimas obras arquitetônicas que se encontram nesse pedacinho do mundo. Um dos meus passatempos preferidos durante a minha visita foi sentar perto da fonte que está entre as duas construções mais importantes da cidade e ver as pessoas passando, famílias se divertindo, grupos de crianças brincando.
A Hagia Sophia (Santa Sofia) é provavelmente a atração mais famosa da cidade. Ela foi construída originalmente como uma igreja ortodoxa grega e mais tarde foi transformada em uma mesquita. Hoje em dia ela é um museu que pode ser visitado o ano inteiro. Mesmo quem não entende nada de arquitetura se impressiona com a cúpula maravilhosa e os detalhes do interior.
Ao lado da Hagia Sofia está localizada uma das construções mais interessantes de Istambul: a cisterna da basílica. Istambul tem centenas de cisternas construídas para prevenir ataques que destruíssem seus aquedutos e é certamente uma visita diferente e que vale a pena.
A Mesquita Azul tem como nome original Mesquita Sultão Ahmed (daí vem o nome Sultanahmet) e seu apelido é por conta dos azulejos em tom de azul que a adornam.
Ela está localizada exatamente em frente a Hagia Sophia e ainda é usada como mesquita, então vale observar alguns procedimentos antes de entrar: é preciso tirar os sapatos e não é permitido a entrada de short, camiseta ou bermuda, mas eles estão preparados para os turistas desavisados e tem sempre um tecido para emprestar. Apesar das filas e das regrinhas chatas, a visita vale a pena. Não só pela beleza dos azulejos azuis, mas há toda uma aura de silêncio e respeito, misturados com a luz que dão um toque quase mágico ao lugar.
No Palácio Topkapi, pode-se visitar o Harém que precisa de ticket extra para poder se juntar a um tour guiado, o acervo de relíquias islâmicas e cristãs é bem interessante. Não deixe de visitar a parte de trás do palácio que tem uma vista linda para o Bósforo. A visita pode tomar um dia quase todo.
Há muito mais para se fazer em Istambul, comer um sanduiche de peixe nos bares embaixo da ponte Galata, fazer um passeio de barco pelo Bósforo, almoçar em alguns dos restaurantes que tem vista para o estreito. Se não der tempo, haverá sempre um motivo para voltar!
Informações Úteis
Quem leva: Turkish Airlines
Língua: Turco (mas muitos falam inglês)
Moeda: Lira Turca (TL) . Na cotação de hoje, 1 TL = 1 Real
Precisa de Visto? Não. Brasileiros não precisam de visto até 90 dias quando vão a turismo.
Voltagem = 220v . Tomada padrão Europeu
Melhor época do ano: Primavera e Outono. Verão é bem quente, inverno pode ser bem frio.
Leia Mais sobre a Turquia aqui no blog:
- Four Seasons Bosphorus – Luxo em Istambul
- A Capadócia de Salve Jorge
- Incrível Istambul – Três Dias Perfeitos
- Passeio de Balão na Capadócia – Turquia
- Istambul e Capadócia na Turquia com a Karina
Essa matéria foi publicada originalmente na Revista Aprendiz de Viajante #6. Baixe a sua gratuitamente!
[…] Istambul na Turquia está no planos, não deixe de incluir também uma das regiões mais lindas que eu já visitei: a […]
Também voltei apaixonada pela Turquia. Visitei a Capadócia, e toda aquela região mágica. Fui a casa de Maria. De quebra, pegamos um barco bem baratinho em Istambul e conhecemos AS ILHAS TURCAS! Almoçamos em BUYUCADA…nunca mais esquecei ….é encantador!
Estou com viagem marcada para a Turquia no próximo dia 28/11.
Gostaria de saber se devo levar lira turca ou dólar e se preciso levar algum adaptador de tomadas.
Obrigada
leve a moeda local – e sim, vc precisa de adapator de tomadas, leve aquele universal