A Karina fez a viagem que está na minha listinha pra esse ano: Istambul e Capadócia com um passeio de balão e como eu sei que muita gente está querendo fazer este roteiro, pedi para ela escrever esse post pra gente. Ela passou 4 dias em Istambul e 3 em Goreme, na Capadócia e as fotos estão maravilhosas… vontade de arrumar as malas e ir pra Turquia hoje, não é?
Como chegar
Fomos de avião direto para Istambul pela Turkish Airlines, com as passagens compradas direto na companhia, ficou mais barato assim. O trecho interno foi feito de avião pela Pegasus Airlines, uma low cost turca, comprada pelo Skyscanner. Serviço excelente em ambas.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Onde se hospedar
Fiquei no Hotel Agan, em Sultanahmet, baseado em indicações que recebi e adorei. Super bem localizado, fomos andando para as principais atrações do bairro, inclusive o Grand Bazar. Para quem não quer andar, a estação do tram fica bem pertinho. O staff do hotel e incrível, me ajudaram com tudo o que precisei e sempre com muita educação e simpatia, fiquei realmente encantada. Os quartos não são luxuosos, mas são bem limpos e confortáveis e, como paguei cerca de 70 euros a diária, achei super valido e honesto. Recomendo muito.
Atrações / Passeios
Istambul é uma cidade apaixonante, o skyline e lindo, com todos aqueles minaretes apontando ao céu, o som do chamado das orações sendo ouvido em todos os locais dão uma atmosfera e magia ao lugar. E fácil de se localizar e conhecer e as maiores atrações da cidade estão concentradas numa mesma região, vou listar aqui as que considerei mais legais.
Hagia Sophia, com certeza a minha preferida! Eu que sou arquiteta e estudei muito sobre esse marco da arquitetura bizantina, não tive como não me emocionar por estar ali dentro, a grandiosidade daquela construção e daquela cúpula são inexplicáveis. Nem a descaracterização que ela sofreu quando foi transformada em mesquita foi capaz de tirar seu brilho, acho ate que aqueles lustres gigantescos deram um charme a construção.
A Mesquita Azul, localizada em frente, que foi construída para ser mais bonita que a Hagia Sophia é realmente linda. A decoração em azulejos em tons de azul, associada a iluminação dão uma sensação de paz, vale tirar o sapato para a visita.
Palácio Topkapi, muito legal poder visitar o Harém, o acervo também e bacana. Mas o mais marcante pra mim foi a área dos fundos, com uma vista deslumbrante do Bósforo.
Os bazares são super indicados também, mas eu curti mais o Spice Bazar, achei mais autêntico. Dá pra comprar coisas típicas bem legais com um assédio menor.
Cisternas da Basílica, achei meio mais ou menos, mas vale visitar pelo porte da construção.
Praça Taksim e Isitkal Caddesi – Lugar ótimo para um people watching, olhar as vitrines e acompanhar o ritmo de vida dos turcos.
Atravessar para o lado asiático também, só pelo prazer de pisar na Ásia, pelo menos pra mim que não fui ainda.
Onde comer
O meu preferido foi uma indicação excelente da Mari Campos, o Topaz. O restaurante e lindo, excelente comida e com uma vista de cair o queixo. Vale pedir o drink da casa, o Topaz.
Onde e o que comprar
Eu comprei quase tudo no Spice Bazar, desde chás, temperos ate artigos de decoração. Na praça Sultanahmet tem também algumas lojinhas bacanas com artigos com preço bom.
Imperdível (Ponto alto da viagem)
Pra mim, o melhor da Turquia foram os turcos, sem dúvidas. Fiquei encantada com aquele povo tão simpático, atencioso e prestativo.
Furada
Graças a Deus não tive nenhuma, foi tudo perfeito.
Se pudesse planejar de novo, o que mudaria
Ficaria pelo menos uma semana inteirinha flanando por lá.
Indicado para
Todo mundo, de todas as idades
*****
A região da Capadócia engloba algumas cidades, como Goreme, Nevsehir, Urgup e Avanos, todas com opções de hospedagem. Eu escolhi Goreme por ser a maior e por ter sido indicada como a mais estruturada.
Onde se hospedar
Fiquei no Stone House Cave Hotel, em Goreme. Fica bem no centrinho de Goreme, da pra fazer bastante coisa a pé. O hotel é lindo, muito confortável e novamente com um staff incrível. Ganhamos upgrade de quarto e ainda um tour privado dado pelo dono do hotel, uma das pessoas mais bacanas que já conheci. Ele fez questão de nos levar de carro para conhecer alguns lugares que os tours não levam no inverno. O café da manha e delicioso, um verdadeiro banquete e os chás locais estão a disposição o dia inteiro, ate mesmo no quarto.
Atrações/Passeios
Na Capadócia não faltam coisas pra fazer e em qualquer lugar você encontra aquelas formações rochosas surreais características do local. Até mesmo no centrinho você esbarra com várias.
Dá para fazer tours guiados, por conta própria, de carro alugado, a estrutura para turismo do lugar e incrível e as atrações principais são próximas, o que facilita bastante. Como fui no inverno e estava bem frio, optei por fazer tours guiados. Dentre as principais atrações, destaco:
Goreme Open Air Museum, um mundo de coisas para ver e conhecer, eu me encantei com as capelas escavadas na rocha e as lindas pinturas com a historia do cristianismo, pena não poder fotografar.
Vale da Imaginação, um lugar onde as rochas tem formas que mexem com a imaginação mesmo, a diversão e ficar associando as formas a animais, pessoas. A mais conhecida do local é a “camelo”.
Vale das chaminés, outra área que poderia perfeitamente ser chamada de Lua, Marte.
Sunset place, uma área alta próximo ao centro de Goreme perfeita para assistir ao por do sol, no meu caso não teve sol, mas a vista do vale todo coberto de neve ficou na memória.
Os tours levam também a uma fábrica de cerâmica e um local para degustação de vinhos da região, nada imperdível.
Restaurantes/Bares que vale a pena mencionar
Por ser inverno, muita coisa estava fechada, incluindo os locais mais conhecidos e recomendados. Optamos por fazer as refeições sempre próximo ao hotel por conta do frio, o bom de ficar hospedado no centro de Goreme e ter opções perto. Uma coisa que me impressionou foi que absolutamente todos os restaurantes onde fomos, desde o mais simples aos mais bacaninhas, tinham internet wifi a disposição do cliente.
Lugar para compras/souvenirs
No centro de Goreme tem algumas lojinhas, dei uma olhada e os preços são similares a Istambul.
Imperdível (Ponto alto da viagem)
O voo de balão, sem sombra de duvidas. Vale o perrengue de madrugar no inverno, com temperaturas negativas para ter essa experiência única. Imagino que fazer o voo no verão seja incrível por acompanhar o nascer do sol e a luz iluminando a região, no inverno não tivemos essa experiência. Mas sobrevoar a Capadócia coberta de neve foi mágico também. Fiz o vôo com a Kapadokia Baloons e adorei, super profissionais, simpáticos e atenciosos, como os turcos.
Furada
Graças a Deus não tive nenhuma, foi tudo perfeito.
Não repetiria jamais
Deixar a minha bota de neve em casa.
Se pudesse planejar de novo, o que mudaria
Ir no verão, mas um dia eu volto.
Indicado para: Todo mundo!
Istambul e (Passeio de Balão na) Capadócia na Turquia com a Karina (@Nina_fego ) http://t.co/00QGPOuH #outros500
Lindo! Istambul e (Passeio de Balão na) Capadócia na Turquia com a Karina (@Nina_fego ) http://t.co/00QGPOuH #outros500
Puxa, eu ainda não tinha visto fotos a época do inverno, e mesmo assim continua lindo! òtimo roteiro e super acessível 🙂
Passeio de balão no inverno : Istambul e Capadócia por @nina_fego no Blog @AprendizViajant http://t.co/ZljPED0i #turquia #balão #turismo
Meu sonho RT @aprendizViajant Istambul e (Passeio de Balão na) Capadócia na Turquia c/ Karina (@Nina_fego ) http://t.co/2QRgPVEz #outros500
Tudo anotado, um dia eu vou conhecer a Capadócia! Minha viagem de retorno pra Istambul já está marcada, mas desta vez nao vai dar pra ir até lá… mas retornar à Turquia nunca é um sacrifício, realmente é um país lindo e de povo muito simpático. Recomendo muito Pamukkale, lindíssimo!
Vôo de Balão na Capadócia é um dos itens na minha Bucket List. A @Nina_fego foi e conta tudo aqui: http://t.co/TcncATHB #AdV
Tô doida pra pegar minha malinha e conhecer esse lugar faz tempo, quem sabe em breve 🙂
Bjokas
2 lugares realmente espetaculares, que figuram na lista de qualquer viajante antenado. Gostei do “passeio virtual”, e principalmente de ver fotos da Capadócia com neve, que até então eu nunca tinha visto, e que ficou linda do mesmo jeito! Ótimo relato e dicas, vou deixar anotado para o futuro. Parabéns!
Eu e m/esposa viajamos muito, eu 70 e ela 57.Adorei as informações da Karina.Queria mesmo informações a respeito da Turquia, tanto é que já estou reservando p/outubro. baseando naquelas dicas.Parabéns.Milton e Sonia.
Olá Claudia, tudo bem?
Adorei seu post.
Estou planejando ir para I+C agora em novembro.
Vc poderia me passar umas informações?
vc fechou os passeios aqui no BR ou lá mesmo?
vc tem informações sobre o tempo em novembro? é outono né? sei que a previsão é de 8 a 15º , gostaria de saber que época vc foi…
Se possível, me passa essas informações.
Meu e-mail flavialopes76@gmail.com
vou te add no twitter tb!
Obrigada.
Flávia
Oi, Flávia!
Eu reservei tudo aqui no Brasil mesmo, sem intermédio de agências. Os tours, caso queira fazer, você consegue fechar lá mesmo, direto nas agências locais ou com a ajuda dos hotéis, a oferta é imensa. E como você vai em novembro, que não é alta temporada, você não vai ter dificuldades. Em Istambul nem precisa tour, é super tranquilo de fazer tudo sozinha.
Quanto ao clima, eu fui em dezembro e na Capadócia a temperatura chegou a -4º C, estava tudo coberto de neve. Em novembro a temperatura é mais amena e não costuma nevar, mas esse ano eles estão esperando por um inverno mais rigoroso, vai acompanhando para saber. Em Istambul o clima é mais agradável mas venta bastante, o casaco é essencial.
Se precisar de mais dicas, pode falar!
Karina
Olá Claudia,
estou pensando em ir p Turquia em meados de julho com minha filha de 12 anos e meu marido,mas sei q é muito calor. O q vc acha?
Também gostaria de ir sem excursão, mas não conheço pessoas q foram p/ lá por conta, vc poderia me dar uma orientação onde me hospedar, principalmente por estar com minha filha e imagino que falar ingles pouco adiantará?
Muito obrigada.
Sol
Olha, estava totalmente tensa com a viagem que vou fazer em janeiro de 2013 para Istambul, mas agora já me sinto mais confortável na decisão de ir! Obrigada pelo incentivo e as dicas!
adorei istabul lindo gostei muito
Ola querida, amei o blog!
Vou p Istambul no dia 27/12 passar 5 dias, estava pensando se conseguiria ficar 3 em istambul e 2 na Capadocia ou se isso seria mt cansativo e tiraria o meu prazer especialmente pelo frio!
Conto c a sua ajuda!
Outra coisa, quanto foi o passeio de balão pq tenho a oportunidade de fazer em dubai ( ficarei lá 4 dias) então nao sei se realmente, nessse momento vale a pena irp a capadocia tb!
Bjusss e parabens pelo blog!
Bjuss
[…] […]
[…] […]
[…] […]
Que dia exato voce foi e voltou.
Estarei indo em dezembro, devo pegar esse frio bom né?? rsrs Estou ansiosa, e espero que tenha neve, deve ser realmente mágico! Gostei de suas informações, fotos, e comentários sobre sua viagem, me inspirou mais ainda, obrigada! abraços
[…] Istambul e Capadócia na Turquia com a Karina […]
[…] e ver o sol nascer lá do alto deve ser uma daquelas emoções inesquecíveis. A Karina fez o primeiro voo no inverno, com tudo branquinho de neve, e depois voltou no verão – aí sim, do jeito que ela queria. A […]